OUTROS

Os X-Men ganharão livro próprio em jogo de RPG de mesa da Marvel

Em 2021 tivemos o anúncio que a Marvel lançaria um jogo de RPG de mesa. O tempo passou e em 2022 tivemos o lançamento do playtest do livro de regras. Agora nós temos mais um pronunciamento, o livro de regras já tem data de estreia e um livro expansivo para os X-Men também.


Chamado de Marvel Multiverse Role-Playing Game, o RPG foi lançado inicialmente por meio de um livro de regras Playtest que certamente também serviu como uma introdução ao jogo. O RPG se baseia nos personagens, mundos e histórias encontradas no universo dos quadrinhos da Marvel, com jogadores sendo capazes de se tornar super-heróis ou vilões existentes. A Marvel anunciou o livro de regras oficial do jogo que chegará em junho e um novo livro de aventura chegando em julho de 2023. Ambos os livros também são escritos pelo premiado autor best-seller do New York Times Matt Forbeck, as capas ganharam artes de Iban Coello.

Os livros anunciados

O livro de aventuras se chama “Marvel Multiverse Role-Playing Game: The Cataclysm of Kang”. Este livro inclui novos perfis de personagens e apresenta uma série de seis aventuras interligadas. Os fãs podem jogar com um novo time ou personagem a cada vez ou formar uma campanha que leva os jogadores de heróis de rua a campeões cósmicos.

Além disso, em 2024, chega o Marvel Multiverse Role-Playing Game: X-MEN EXPANSION! Este livro apresentará os X-Men, suas várias equipes derivadas, os maiores aliados e os inimigos mais temíveis. A Expansão dos X-Men está repleta de informações vitais sobre os mutantes mais populares da Marvel, incluindo dezenas de novos perfis para personagens da X-Force, Novos Mutantes e Carrascos. Ele também inclui mapas coloridos de locais famosos dos X-Men, incluindo o o Instituto Xavier, Krakoa, Arakko, além de muitas reviravoltas emocionantes para uma campanha inteira. A equipe criativa deste livro ainda não foi anunciada.



O que é RPG?

A sigla RPG vem de Role-playing game, em tradução livre: jogo de interpretação de papéis. É um tipo de jogo em que os jogadores assumem papéis de personagens e criam narrativas de forma colaborativa. O progresso de um jogo se dá de acordo com um sistema de regras predeterminado, dentro das quais os jogadores podem improvisar livremente. Não é possível prever o que acontecerá na totalidade, pois as escolhas dos jogadores determinam a direção que o jogo irá tomar.

Um jogo típico une os seus participantes em um único time que se aventura como um grupo. Esse grupo escuta a narração de um jogador específico normalmente chamado de mestre, que narra situações de desafio onde os jogadores precisam escapar. O que determina se o os jogadores passaram o desafio de forma satisfatória é o sistema, que fornece algumas regras pré-determinadas, mas que os players podem adaptar a sua escolha. Dentre os sistemas mais conhecidos no Brasil estão: Dungeons and Dragons, Tormenta RPG, Pathfinder, Vampiro e o Chamado de Cthulhu.

Para que um jogador jogue RPG comum, tudo o que ele precisa é de um grupo, alguns dados, um sistema de regras e muita imaginação. O RPG de mesa não exige tabuleiro (embora alguns utilizem), só papel, caneta, os livros de regras e os dados.


Descrição da Marvel sobre o RPG

Escrito e co-desenhado pelo premiado autor de best-sellers do New York Times Matt Forbeck, o Marvel Multiverse Role-Playing Game apresentará aos jogadores o novo Sistema D616, um sistema acessível e fácil de aprender para iniciantes em RPGs de mesa e uma evolução natural para aqueles que conhecem os jogos de RPG de mesa mais populares do mercado. Como atributos ele utiliza Força, Agilidade, Resiliência, Vigilância, Ego e Lógica para vencer e descobrir suas verdadeiras habilidades enquanto enfrenta probabilidades impossíveis!

O lançamento de Marvel Multiverse Role-Playing Game acontecerá em junho, o livro de aventuras do Kang acontece no mês seguinte, já o livro dos X-Men chega em 2024, mas sem uma data oficial divulgada.


Afinal, você planeja jogar o RPG da Marvel? Diga o que pensa nos comentários.

Fonte: Marvel