SÉRIES

Os 10 mutantes mais poderosos de X-Men: Evolution

X-Men Evolution é certamente a animação mais popular dos mutantes dessa geração. Sendo exibida nas manhãs do Bom dia e Cia do Sbt, essa animação foi extremamente marcante para as crianças dos anos 2000. Esse é um desenho que trouxe profundidade para muitos personagens, diversas releituras e é claro, mutantes com vastos poderes. Assim, hoje o Universo X-Men traz uma lista com os 10 mais poderosos mutantes de X-Men: Evolution. Vale lembrar que este não é um ranking.


⊗ 1. Dorian/Sanguessuga

Dorian Leech ou Sanguessuga é um mutante que talvez surpreenda a muitas pessoas por estar nessa lista. Afinal, ele não teve muito destaque na animação. Ainda assim, do pouco que ele apareceu, é o suficiente para colocá-lo entre os 10 mais poderosos.

A habilidade mutante de Dorian permite que ele gere um tipo único de pulso de energia. Este pulso desativa temporariamente todos os campos de energia ao seu redor por muitos metros de distância. Além disso, também suprime o Gene-X dos mutantes, deixando sem poderes todos aqueles atingidos por suas habilidades. No episódio “A Ascensão parte 2”, Vampira absorve os poderes de Sanguessuga e os utiliza para desligar as máquinas e os poderes de Apocalipse. A mutante também reativa as máquinas, mostrando que as habilidades de Dorian podem ser controladas.

Sendo assim, Dorian pode desativar armas de fogo, veículos que o estão perseguindo e até mesmo as temidas sentinelas. Em X-Men Evolution ele desativa a energia de todo um quarteirão, diversas armas de fogo, um helicóptero e os poderes de Spyke, Jean Grey e Ciclope tudo ao mesmo tempo. Com o menino tendo essa quantidade de poder sendo apenas uma criança, é fácil dizer que ele é um dos mais poderosos mutantes da animação.


⊗ 2. Fanático

Nos quadrinhos e na animação X-Men: A Série Animada, os poderes de Cain Marko são advindos da Gema de Cyttorak. Em X-Men Evolution no entanto, o irmão do Professor X é um mutante. E como mutante, é provavelmente o mais poderoso deles quando se trata de força física.

A mutação de Fanático concede a ele invulnerabilidade, bem como força e resistência maciça e sobre-humana. Sua força e invulnerabilidade o tornam fisicamente imparável. Ele consegue descarrilar um trem em movimento simplesmente empurrando-o com uma das mãos. Seu poder o permitiu atravessar as defesas da Mansão X e da Sala de Perigo em poucos segundos, destruindo tudo em seu caminho sem se ferir. Sua única fraqueza é mental, telepatas podem invadir sua mente e nocauteá-lo. Para isso no entanto, é necessário remover um capacete que ele usa para bloquear telepatia.

Fanático é alguém tão poderoso, que para derrotá-lo, foi necessário a união dos X-Men e da irmandade. Ainda assim, só foi possível pará-lo porque o Professor X sabia como fazê-lo.


⊗ 3. Vampira

Esta é uma mutante que ninguém duvidaria que estaria na lista. Possivelmente uma das personagens mais bem trabalhadas da animação, Vampira é até hoje uma das mutantes favoritas dos fãs.

Vampira tem a capacidade de absorver a força vital de uma pessoa por meio do contato direto com a pele. Assim, ela adquire por tempo limitado as memórias, habilidades, poderes e a fração da personalidade de uma pessoa. Quanto mais tempo ela fica em contato com eles, mais ela retém as habilidades e memorias que absorve. Se ela mantiver contato por muito tempo, ela pode colocar a outra pessoa em coma ou até mesmo matá-la.

Mesmo que os poderes e habilidades que ela absorve desapareçam, sua mente retém uma marca psiônica de cada indivíduo que ela já tocou. Essas impressões na mente dela acabam deixando-a confusa, a fazendo perder o controle de sua mente. Nesse estado, combinado com os poderes da Mística, ela acabou se transformando em todos aqueles a qual ela havia tocado. Nesse surto ela acabou utilizando todos os poderes para atacar os X-Men. Nessa ocasião, ela só foi derrotada quando o Professor Xavier conseguiu entrar em sua mente.

Quando controlada pelo mutante Mésmero, Vampira foi capaz de derrotar a toda a irmandade (incluindo Magneto) e diversos X-Men. Isso mostra o quanto suas habilidades são perigosas. Ao final de X-Men Evolution, a mutante aparece voando, o que é mais um acréscimo em suas habilidades.


⊗ 4. Legião

David Haller aparece em um único episódio, e nesse episódio podemos ver o quão poderoso o mutante se mostrou. Filho do Professor Xavier (sem este saber), David aparece para se vingar, pois se sente abandonado pelo pai, e a princípio parece querer destruí-lo.

A mutação de David concede a ele múltiplas habilidades psiônicas. No entanto, também causou seu transtorno dissociativo de identidade. Além de David surgiram outras duas personalidades, o pequeno Ian e o maldoso Lucas. Enquanto está com a aparência de David, o mutante não demonstrou nenhuma habilidade mutante. Contudo, enquanto Lucas e Ian, Legião mostrou possuir telecinese e telepatia que ultrapassam as habilidades de Jean Grey, além de pirocinese, gerando fogo. As habilidades psiônicas de Legião também permitem que ele crie um escudo para se proteger, forte o bastante para refletir os poderes de Ciclope. Além disso, a defesa telepática do mutante quase conseguiu barrar a telepatia do Professor X.

Ao final do episódio, descobrimos que a intenção de Lucas, era que o Professor destruísse as personalidades David e Ian, para que ele ficasse com o corpo. O mutante vai embora, sem aparecer de novo nos episódios seguintes.


⊗ 5. Wanda/ Feiticeira Escarlate

Quando X-Men Evolution foi exibido, ainda não existia a briga por direitos cinematográficos, nem o boicote dos X-Men. Assim, Mercúrio e sua irmã a Feiticeira Escarlate ainda eram mutantes. Essa ultima sem dúvida uma das mais poderosas.

A habilidade mutante de Wanda permite que ela controle e manipule as forças da probabilidade. Seu poder também varia de acordo com sua raiva, tornando-a ainda mais mortal. Ela pode interferir com os poderes de outros mutantes, descontrolando ou removendo temporariamente. Também pode lançar raios de magia que podem prender oponentes e interromper os campos de energia. Ela utilizou isso para nocautear seu irmão, Pietro, interromper os poderes de Magneto e, em seguida, prender um helicóptero, desligando-o e empurrando-o para longe.

Embora com o decorrer da animação seus poderes tenham sido enfraquecidos, nós vimos bastante de seus poderes. Alguém que consegue derrotar todos os X-Men sozinha é sem dúvida uma das mais poderosas.


⊗ 6. Magneto

Magneto é um dentre os mutantes de X-Men Evolution que não precisamos ver a evolução para perceber quão poderoso ele se tornou. Desde suas primeiras aparições, o pai de Wanda e Pietro demonstra porque rivaliza tão bem seu amigo, o Professor X.

Magneto é um mutante que pode gerar e controlar campos magnéticos e várias forças magnéticas. Seus poderes permitem que ele manipule metais ferrosos para levitar e movê-los de maneira semelhante à telecinesia. Ele também pode manipular metais no nível molecular, alterando sua viscosidade para que se comportem como líquidos e sólidos sem que fiquem quentes. Controlando os campos magnéticos ao seu redor, ele pode voar, mas para uma locomoção mais rápida, ele pode criar esferas de metal que conseguem sair da órbita da Terra. No episódio Operação: Renascimento, é confirmado por Nick Fury e Wolverine que Magneto também pode gerar poderosos pulsos eletromagnéticos capazes de desligar os sistemas elétricos ao seu redor. Para atacar Apocalipse, Magnus conseguiu controlar satélites no espaço e fazendo-os colidir com a Terra. Seu poder é tão imenso, que ele foi o único a conseguir destruir a aranha gigante que era a chave para libertar Apocalipse.

Como se não bastasse todos esses poderes, eles ainda foram amplificados quando o mutante se tornou um cavaleiro do Apocalipse.


⊗ 7. Tempestade

Ororo Munroe não é apenas uma mutante poderosa, como também é uma excelente combatente corpo a corpo. Vista como uma figura materna para os X-Men da animação, a mutante é sem duvida uma das mais respeitadas de todo o desenho.

Tempestade é capaz de manipular e controlar o clima por meio de sua conexão psiônica com correntes de ar, vapor de água e energia elétrica natural em escalas grandes e pequenas. Também capaz de sustentar o vôo em altas velocidades e resistir a maiores níveis de calor e frio sem quaisquer efeitos nocivos. Em X-Men Evolution vemos ela criar chuva, tempestades, raios, neve, nevascas, granizo, tornados, dissipar neblina, gerar neblina, controlar ventos e muito mais. Seus poderes são tão vastos, que quando a Vampira a tocou por poucos segundos e roubou seus poderes, não foi possível controlá-los. Embora possa ser argumentado que Vampira ainda não sabia como lidar com seus poderes, ela não teve a mesma dificuldade para lidar com os poderes de Magneto ou Jean Grey, por exemplo. O controle de Ororo é tão surpreendente, que ela consegue criar pequenas nuvens de tempestade para regar plantas.

Assim como Magneto, Tempestade também se tornou uma amazona do Apocalipse, nesse estado seus poderes se tornaram ainda mais surpreendentes. Ela recebeu cargas diretas de raio concentradas dos poderes de Frenético e até mesmo criou uma tempestade que fluiu de dentro dela.


⊗ 8. Professor X

O mais poderoso telepata de toda a animação. Professor X é ao mesmo tempo admirado e temido por muitas pessoas. Embora haja apenas como um mentor para os X-Men e ele não tenha muito destaque, há momentos que é possível perceber o quão poderoso ele é.

Ele pode ler e controlar mentes humanas, projetar seus pensamentos e escanear locais para encontrar mentes específicas. Também é capaz de influenciar funções cognitivas e motoras em outras pessoas, escanear e alterar memórias, criar ilusões poderosas, liberar “explosões psíquicas” capazes de incapacitar oponentes e projetar sua mente fora de seu corpo para viajar pelo plano astral.

Seu nível de telepatia o permite manipular e alterar centenas de mentes ao mesmo tempo, como visto no primeiro episódio do desenho. Nele o mutante apagou as memórias de um estádio de futebol inteiro cheio de pessoas que viram os X-Men lutarem contra a Irmandade. Ele também é capaz de ouvir pensamentos e receber ligações de angústia mental a quilômetros de sua localização. Isso é mostrado quando Jean foi sequestrada por Blob e precisa de ajuda, ou quando Kitty tenta contatá-lo após Vampira atacar Kurt.

Assim como os 2 anteriores, Xavier também se tornou um cavaleiro do Apocalipse, neste vimos as maiores mudanças. Neste estado, Professor X foi capaz de criar armas psiônicas e voar. Suas habilidades naturais também foram fortemente ampliadas, visto que ele derrotou Múltiplo, Colossus e Magma em menos de 10 segundos.


⊗ 9. Jean Grey

Embora o Universo X-Men tenha sido uma das maiores causas de popularização do meme “Scott, me ajuda”, isso é apenas brincadeira. Pois apesar de Jean ser bastante fraca no começo da animação, sua evolução é avassaladora.

Jean Grey possui habilidades telepáticas e telecinéticas avançadas. Sua telecinese permite que ela manipule energia psiônica de várias maneiras. Ela é capaz de levitar, manipular e mover objetos ou pessoas e projetar grande força com sua mente. Isso inclui poderosas ondas de choque e campos de força. Sua telepatia permite que ela leia e controle mentes, projete seus pensamentos, escaneie locais para encontrar uma mente específica e influencie as funções cognitivas e motoras de outras pessoas. Jean demonstrou o uso ofensivo de sua telepatia, como quando ela apagou a memória de um valentão que viu Noturno em sua forma verdadeira.

No começo a telecinese de Jean não era aprimorada, mas isso muda após o episódio “Oscilação de Energia”. Nele, vemos a real capacidade dos poderes da mutante, que demonstra ter telecinese a nível molecular. Posteriormente também foi possível ver ela levantando helicópteros e lançando fortes rajadas psiônicas (“É isso mesmo querida”). Um de seus maiores feitos foi conter por certo tempo uma gigantesca explosão de um trem.

Já na terceira temporada já tínhamos indícios de quão poderosa a telepatia de Jean se tornaria. No episódio “Beco sem saída”, a mutante foi capaz de sentir que Scott estava em perigo no México, enquanto ela estava nos Estados Unidos. Posteriormente, com a ajuda do Cérebro, ela lutou contra o Professor X como cavaleiro do Apocalipse. Nessa batalha ela demonstrou a capacidade de projetar sua mente no plano astral em forma psiônica. Vale citar que Jean foi a única a conseguir rivalizar com um cavaleiro do Apocalipse sozinha.


⊗ 10. Apocalipse

Este é sem dúvida alguma o mais poderoso mutante de toda a animação. 7 dos 10 mutantes dessa lista precisaram se unir com diversos outros mutantes para derrotá-lo.

Apocalipse ou En Sabah Nur é um mutante que possui uma infinidade de poderes derivados de sua mutação original. Além disso, há os poderes de vários outros personagens e a tecnologia do Olho dos Séculos com a qual ele se fundiu. Seu intelecto é extremamente vasto, pois este compreende uma tecnologia que ninguém entende.

Sua mutação original deu a ele uma tez cinza e habilidades físicas sobre-humanas. Isso inclui força, velocidade, longevidade, durabilidade e resistência. Mas suas capacidades físicas evoluíram ainda mais depois de absorver através da Vampira os poderes de vários outros mutantes. Assim, ele pôde casualmente criar ondas de choque poderosas o suficiente para derrotar instantaneamente os X-men e os Acólitos combinados com um único movimento.

Outros poderes que ele demonstrou incluem: Telepatia, Telecinese, gerar campos de força/psíquicos, teleporte e manipular seu corpo. Além disso, o mutante ancestral consegue amplificar os poderes de outras pessoas como fez com Mésmero e seus 4 cavaleiros. Foi necessário a união de dezenas de mutantes para derrotá-lo. Ainda assim, eles apenas conseguiram fazê-lo voltar para um estado de hibernação.


Afinal, você concorda com a lista? Acredita que faltou alguém nela? Diga nos comentários.