OUTROS

Chris Claremont revela porque não gosta mais de Ciclope

É praticamente desnecessário apresentar Chris Claremont, o quadrinista é um dos mais relevantes de toda a história. Roteirista conhecido acima de tudo por seu incrível trabalho nos X-Men entre 1976 e 1991, Claremont possui feitos extremamente memoráveis com os mutantes. Para citar poucos, ele é co-criador de personagens como Vampira, Emma Frost, Gambit, Lince Negra e Psylocke. Além disso, é o escritor de 3 das mais icônicas sagas das HQs dos X-Men: Dias de um Futuro Esquecido, Deus Ama o Homem Mata e a Saga da Fênix/Fênix Negra. Chris no entanto, parece não gostar tanto de Ciclope, e isso aconteceu por causa de um arco específico do mutante nas HQs.


Promovendo um AMA ou “Ask Me Anything” (Pergunte-me Qualquer Coisa) no site Reddit, Chris Claremont respondeu a pergunta de um fã sobre Ciclope e a resposta foi decerto bastante sincera, com o roteirista sem poupar as palavras. Um fã sugeriu

Por que todo mundo acha que Wolverine é o mais incrível, quando Ciclope é o melhor X-Man?

Logan é legal, Scott não. Meu problema é que eu achava que Scott era um personagem maravilhoso até o momento em que abandonou Madelyne [Pryor] e voltou para Jean – e isso foi desonroso e o destruiu como personagem. Logan não faria isso. Ele mataria você, mas o faria pelos motivos certos.

Scott era a base, a base da equipe. Ele é o núcleo em torno do qual tudo orbita, e é por isso que, com Madelyne, significou muito para mim dar a ele um final feliz para resolver todo o dilema com Jean. Para tirar aquela morte de seu sistema e continuar com a vida real. E para mim, para Scott, era tudo sobre a vida real.

Eu estava lendo a edição da briga entre Scott e Ororo. E a questão toda é, Scott pensa, ‘Eu tenho que ficar com os X-Men, eles precisam de mim para liderá-los’. Mas ele tem mulher e um filho agora. Talvez seja hora de crescer. Não existem muitas famílias no universo dos super-heróis, como o Quarteto Fantástico. Scott não é Reed Richards. Dê um tempo a si mesmo. Dê um tempo para sua família.

E para Scott, chega um ponto em que ele tem que reescrever o padrão de sua vida, que ocasionalmente é o que acontece quando você chega aos 20 anos. E é muito, muito difícil. Se apaixonar, assumir o compromisso após o “Eu aceito” é incrível, se deparar com um bebê é certamente a coisa mais assustadora e maravilhosa que pode acontecer. E novamente, como escritor, eu estava egoistamente ansioso para lidar com isso ao longo dos anos com Scott, como tentei fazer em X-Men. Como é para ele ser pai? Ele se relaciona com as coisas de qual forma? Como ele lida com o fato de ser casado? Tudo foi jogado fora. E é por isso que Louise Simonson levou dois anos, se não mais, para descobrir como resolver essa questão. Para colocar todos eles como pessoas de volta aos trilhos.

Mas, você sabe, para mim foi apenas um momento do qual você não poderia voltar – porque tirou a oportunidade de Scott ser pai e apenas deixaram a ideia. E eles merecem mais do que isso. E sim, já se passaram 30 anos e ainda guardo rancor. Me desculpe por isso.


⊗ A história de Madelyne e Scott

Madelyne Pryor é um clone de Jean Grey criado pelo Sr. Sinistro para concluir seu plano de criar um herdeiro da linhagem Summers-Grey extremamente poderoso mesmo após a morte de Jean. O vilão então implanta memórias falsas em Madelyne e a faz com uma personalidade que agradaria o viúvo Scott Summers. Tudo acontece da forma que Sinistro planeja, Ciclope se apaixona por Pryor, eles se casam, Scott se aposenta enquanto X-Man e posteriormente eles têm um filho, Cable.

Scott depois retorna aos X-Men e acaba perdendo a batalha pela liderança da equipe disputada com Tempestade, o casal então se muda para o Alasca. O casamento deles começa a se desgastar a partir daí e as coisas pioram quando revelam que, na verdade, Jean Grey não estava morta e havia retornado.


É aí que acontece todo o problema. Ao saber do retorno de Jean, Scott acaba abandonando esposa e filho para ficar junto de sua antiga amada. O abandono acaba resultando no sequestro do bebê Nathan e posteriormente, na corrupção de Madelyne que é seduzida por demônios, se tornando a vilã Rainha dos Duendes.

Essa história é duramente criticada por grande parte dos fãs, que nunca aceitaram que Scott, sendo um dos melhores X-Man, faria uma coisa dessas. Mesmo após o mutante ter concluído diversos grandes feitos em pról da mutandade, essa é uma ferida que parece não ter cicatrizado nem mesmo para Chris Claremont.

Ainda assim, a maioria dos fãs não são tão radicais quanto o roteirista, e continuam amando Ciclope reconhecendo que ele certamente possui muito mais qualidades do que falhas. E você, o que pensa dos personagem? Diga nos comentários.

LEIA MAIS: 5 razões pela qual Ciclope é o melhor líder