SÉRIES

Conheça Mutant X a série de mutantes que a Marvel foi processada por fazer

Nos anos mais recentes, os fãs puderam ter um gostinho do que é ter séries oficiais no universo mutante com The Gifted e Legion. Contudo, ambas as séries estrearam apenas em 2017, o que significa que os mutantes ficaram 54 anos desde seu lançamento sem uma série oficial. No entanto, no ano de 2001, havia uma série não exatamente no universo dos X-Men, mas era num universo mutante e foi criada pela Marvel, essa era Mutant X. Conheça um pouco dela, todo o universo da série e como a Marvel foi processada pela Fox por usar os mutantes de forma indevida.


⊗ Produção
Capa de Mutant X série da Marvel

Mutant X foi uma série de televisão canadense de ficção científica de super heróis com elementos de ação e aventura, que foi ao ar pela primeira vez em 6 de outubro de 2001. Criada por Avi Arad (produtor de grande parte dos filmes da Marvel incluindo X-Men e Homem Aranha de Volta ao Lar) no comando da Marvel Studios, em parceria com a Fireworks Entertainment, a Global Television Network e distribuída pela Tribune Entertainment. A série foi exibida pelo canal AXN.

Filmada em Toronto, no Canadá, a história da série gira em torno da “Mutant X”, uma equipe de pessoas mutadas chamadas de “novos mutantes” que possuem poderes extraordinários como resultado da manipulação genética. Com 3 temporadas e 66 episódios, acabou sendo cancelada em 2004 após o o fim da Fireworks Entertainment, uma das produtoras da série.


⊗ Enredo
Personagens de Mutant X, série da Marvel

Anos atrás, uma empresa chamada Genomex realizou uma série de experimentos ilegais e imorais em seres humanos, alterando para sempre o DNA de quaisquer filhos que pudessem ter, para torná-los mutações. Agora, muitas dessas crianças cresceram e se tornou cada vez mais difícil para o resto do mundo ignorar os novos mutantes surgindo. A Genomex, sob a direção de Mason Eckhart, um dos cientistas originais, busca explorar suas criações. Outros no entanto, procuram protegê-los. Uma nova equipe oculta de mutantes surgiu, e uma das células mais proeminentes dessa organização é o “Mutant X”, uma equipe de poderosos novos mutantes liderados por Adam Kane, biogeneticista chefe dos cientistas da Genomex que participaram dos experimentos que alteraram o mundo para sempre.

A missão da Mutant X é procurar e encontrar mutantes iguais a eles, ajudá-los a aceitar suas habilidades e protegê-los daqueles que querem explorar seus poderes.


⊗ A Genomex

Genomex, anteriormente conhecida como The Breedlove Foundation é uma empresa de biotecnologia dedicada à pesquisa genética. Seus funcionários incluem algumas das mentes científicas mais importantes do mundo e foram essas pessoas que criaram os novos mutantes. Os membros da Genomex entendiam perfeitamente o que seus experimentos fariam, mas seus assuntos foram mantidos no escuro, embora o falecido Dr. Paul Breedlove tenha tentado alertá-los dos perigos de prosseguir com as pesquisas e experimentos.

⊗ Os Novos Mutantes
Paralelos entre Professor X e Magneto em Mutant X, série da Marvel

O geneticista e gênio Adam Kane realizou uma pesquisa na empresa governamental de biotecnologia Genomex, onde ele e outros cientistas tentaram usar a manipulação de DNA para salvar crianças com doenças irreversivelmente fatais. A pesquisa realizada na Genomex ajudou a prolongar a vida de alguns pacientes, mas muitas das crianças desenvolveram habilidades sobre-humanas como consequência dos experimentos. Esses 1.000 “Filhos do Genomex” são chamados de novos mutantes.

Facilmente é possível fazer um paralelo com os nossos já conhecidos mutantes, também chamados como os “Filhos do Átomo”.

⊗ A alteração do DNA faz os novos mutantes morrerem aos poucos

O DNA dos novos mutantes está em constante estado de evolução. As mesmas alterações genéticas que lhes conferem suas habilidades também os tornam vulneráveis a períodos de mutação ativa durante os quais seus poderes se descontrolam em “surtos de crescimento”. Nesses surtos eles podem desenvolver habilidades secundarias, mas eventualmente, chegarão ao completo colapso celular. Essa descompensação celular iminente dá a cada novo mutante uma “data de validade”, a data em que, se seu DNA não estiver estabilizado, o novo ou nova mutante morrerá. Quanto mais poderoso o novo mutante, mais cedo será a data de validade. Assim, o “Paciente Zero” Gabriel Ashlocke, o primeiro e mais poderoso novo mutante criado, foi o primeiro a sucumbir a esse colapso celular. Embora outros novos mutantes tenham tido seu DNA estabilizado por meio de experimentos de um especialista em genética, o personagem Jesse Kilmartin é o único novo mutante na equipe Mutant X cujo DNA foi estabilizado com sucesso.


⊗ Tipos de Mutantes

Os novos mutantes são categorizados em quatro grupos diferentes que variam de acordo com as habilidades especiais de cada um deles. As categorias são:

Feral
Mutante Feral em Mutant X, série da Marvel

São Novos Mutantes com uma combinação de DNA animal e humano, permitindo-lhes usar as habilidades do DNA animal dentro deles. Diferentes tipos de Ferais incluem:

  • Felinos – que possuem DNA de gato, tigre, leão, puma, leopardo ou chita.
  • Ursinos – que possuem DNA de urso.
  • Caninos – que possuem DNA de cachorro, lobo ou coiote.
  • Repteis – que possuem DNA de lagarto, cobra, jacaré, crocodilo ou tartaruga.
  • Porcinos – que possuem DNA de javali ou porco.
  • Bovinos – que possuem DNA de gado, búfalo, bisão ou iaque.
  • Cervinos – que possuem DNA de cervo.
  • Anfíbios – que possuem DNA de rã, sapo, salamandra ou salamandra.
  • Peixes – que possuem DNA de peixes.
  • Insetos – que possuem DNA de inseto ou aracnídeo.
  • Aves – que possuem DNA de pássaros. Embora este seja extremamente raro.
Molecular
Mutante Molecular em Mutant X, série da Marvel

São novos mutantes que manipulam sua estrutura corporal e densidade molecular de várias maneiras. Alguns Moleculares possuem mais de uma habilidade. Habilidades moleculares incluem:

  • intangibilidade – a habilidade de passar por objetos sólidos.
  • Impenetrabilidade – capacidade de aumentar sua massa para que sejam invulneráveis a armas de projétil.
  • Invisibilidade – capacidade de projetar uma aura que os torna invisíveis.
  • Propulsivos – a capacidade de se mover em altas velocidades.
  • Gravitativos – a capacidade de manipular a gravidade.
  • Cromáticos – capacidade de mudar a cor, luz e tons como um camaleão.
  • Suspensão de movimento – a capacidade alterar, manipular, controlar ou congelar o tempo.
  • Replicação – a capacidade de duplicar objetos sólidos.
  • Elasticidade – a capacidade de mudar sua forma ou tamanho.
  • Múltiplos – a habilidade de se transformar em outras pessoas e criaturas; extremamente raro.
  • Teletransporte – a habilidade de se teletransportar para qualquer lugar desejado.
  • Regeneração – a capacidade de curar e reparar tecidos e membros.

Elemental
Mutante Elemental em Mutant X, série da Marvel

São novos mutantes com a habilidade de canalizar, projetar e controlar diferentes tipos de energias através de seus corpos. Dentre os diferentes tipos de Elementais estão:

  • Elétricos – que podem absorver e canalizar energia elétrica.
  • Térmicos – que podem absorver e controlar o fogo ou frio.
  • Sônicos – que pode controlar as ondas sonoras.
  • Químicos – que podem projetar substâncias químicas, como ácidos, de seus corpos.
  • Botânicos – que controlam e manipulam plantas.
  • Geológicos – que controlam e manipulam a terra e são os extremamente raros.
Psiônicos
Mutantes Psiônicos em Mutant X, série da Marvel

São Novos Mutantes com habilidades mentais aprimoradas. Diferentes tipos de psiônicos incluem:

  • Telepatas – quem pode ler os pensamentos de outras pessoas.
  • Telecinéticos – que podem mover objetos sólidos com suas mentes.
  • Tele-Empatas – que podem sentir e, em vários graus, manipular as emoções dos outros.
  • Tele-Cybers – que podem se conectar mentalmente com as máquinas e controlá-las.
  • Precognitivos – que são capazes de receber visões do passado ou futuro.
  • Ilusionistas – que podem criar e projetar ilusões para outras pessoas.

⊗ Personagens
Adam Kane (John Shea)

Um geneticista que costumava trabalhar para a Genomex como biogeneticista-chefe. Ele agora serve como líder, tático e centro moral da Mutante X. Foram seus experimentos que inadvertidamente criaram centenas de novos mutantes. Agora é sua responsabilidade salvar essas vítimas inocentes da sociedade.

Shalimar Fox (Victoria Pratt)

Possui DNA humano e felino, dando a ela a força, velocidade e astúcia de um gato selvagem. Ela é uma mulher feral parecida com um puma que tem como fraqueza um medo intenso de fogo. Ela também é propensa à formas de hipnose. Suas habilidades ferais foram aprimoradas com uma “mutação secundária” em seus genes no final da primeira temporada, dando a ela uma espécie de “sentido aranha” de gatos.

Jesse Kilmartin (Forbes March)

O Novo Mutante tem a capacidade de alterar a densidade do seu corpo, permitindo-lhe atravessar paredes ou tornar-se completamente sólido como pedra. Ele está limitado a cerca de 30 segundos como um estado intangível (ou então corre o risco de não ser capaz de se reintegrar) e só pode permanecer supersólido enquanto conseguir prender a respiração. Como resultado de sua mutação secundária, seus poderes foram aumentados para que ele também pudesse tornar qualquer objeto que tocasse intangível ou supersólido como ele, permitindo que outros passassem pelo objeto ou ficassem invulneráveis. Ele também serve como o especialista em computação do time (rs). Jesse é o único Novo Mutante conhecido que ultrapassou sua “Data de Expiração”.


Brennan Mulwray (Victor Webster)

É um mutante de poder elétrico que pode gerar quantidades extraordinárias de eletricidade e controlar sua direção e fluxo. Suas explosões de energia são geralmente chamadas de Bobinas de Tesla. Ele também pode usar seus poderes para perturbar dispositivos eletrônicos, abrir fechaduras eletrônicas e eletrocutar sistemas de computador. Ele também pode reiniciá-los, carregando-os com uma determinada quantidade de eletricidade. Sua principal fraqueza é a água. Sua mutação secundária permitiu que ele carregasse seus poderes elétricos em poderosos jatos de energia de suas palmas, que se disparados para baixo, poderiam lançá-lo no ar.

Emma deLauro (Lauren Lee Smith) 

Emma é uma Nova Mutante Psiônica Tele-Empata (rs). Ela é capaz de comunicar seus sentimentos e emoções, de receber e ler os de outras pessoas ao seu redor. Ela também tem a capacidade de projetar imagens ou emoções irreais na mente das pessoas. Sua mutação secundária deu a ela capacidade de lançar rajadas psiônicas que ela poderia disparar de sua testa em seus oponentes, deixando-os inconscientes, alterando e apagando memórias e até mesmo matando-os com o impacto. Seus poderes se expandiram em alcance e escala conforme a 2ª temporada avançou, permitindo que ela transmitisse emoções e sentimentos a uma gama muito mais ampla, embora ela não pudesse isolar os alvos ao fazer isso. Ela também pôde disparar explosões e ondas de choque psiônicas. A fraqueza de Emma é o efeito adverso que o escopo quase ilimitado de seus poderes à medida que se desenvolvem tem em sua psique, levando-a a um uso às vezes imprudente, antiético e até abusivo de seus poderes.

Lexa Pierce (Karen Cliche)

Foi a primeira integrante da Mutante X original, mas só aparece após acontecimentos da segunda temporada. Ela também trabalhou para Mason Eckhart na Genomex e na The GSA e depois para o projeto da organização secreta The Dominion antes de voltar a Mutant X. Lexa pode controlar a luz ao seu redor para se tornar invisível, projetar flashes de luz para cegar momentaneamente os outros e focar a luz em feixes de laser que ela pode atirar de seus dedos para usar como uma arma para ferir ou matar seus inimigos. Há um limite de tempo para a invisibilidade de Lexa, o que significa que ela não pode ficar invisível por longos períodos de tempo e, enquanto ela estiver invisível, seu contorno de calor pode ser visto com óculos infravermelhos ou pela Visão Feral.


⊗ Paciente Zero

Enquanto a maioria das habilidades dos novos mutantes se encaixam em uma categoria, Gabriel Ashlocke, conhecido como Paciente Zero era diferente. O primeiro e mais poderoso de todos os Novos Mutantes tinha as habilidades combinadas de todas as quatro classes: Feral, Molecular, Elemental e Psiônico. Quando criança, Ashlocke matou seus pais com seus poderes Novos Mutantes. Ele foi o primeiro Novo Mutante em que o cientista Adam Kane (um dos criadores do projeto) trabalhou. Gabriel tinha poderes como criação de campo de força, telecinese, controle da mente, telepatia, intangibilidade, explosão psiônica, projeção de pulso de energia elétrica e fisiologia felina que lhe conferia força, velocidade, reflexos, agilidade, sentidos aguçados, habilidade de salto, alteração de seus olhos de humanos para felino e metabolismo avançado.

⊗ A Agência de Segurança Genética

Quando Novos Mutantes começaram a aparecer nas notícias, Mason Eckhart (foto acima), chefe de segurança criou a “Genetic Security Agency” (GSA). A missão deles era recapturar Novos Mutantes e colocá-los em cápsulas de estase para poderem fazer ainda mais testes genéticos nos cativos. Sob o comando de Eckhart, suas fileiras incluíam Agentes que eram humanos comuns e agentes novos mutantes. Seu segundo em comando mudava semanalmente, a maioria terminando em pods de estase como rebaixamento instantâneo após uma falha.


⊗ A Crítica

Por ser muito antiga e não muito popular atualmente, não é possível encontrar muitos reviews sobre essa série da Marvel. No entanto, no site IMDB é possível encontrar a avaliação dos usuários sobre a série, que em suas 3 temporadas ganhou avaliações que variam entre 5.2 e 6.9. Há algumas exceções como um episódio com nota 4.1 e alguns outros com nota 7.1, mas a média geral da série ficou em 5,9/10. Grande parte das reclamações são com relação a série ser uma completa cópia dos X-Men, as coreografias serem exageradas (visto que se inspira em Matrix, mas não possui o mesmo orçamento), e a falta de utilização de poderes, que é outro problema causado pelo orçamento da TV.

Ao assistir o piloto da série (que deixaremos o link em inglês ao fim do artigo), com a visão atual, é possível que você tenha a mesma sensação de assistir Mutantes: Caminhos do Coração, algo que na época para um público específico pode ter sido agradável, mas vendo hoje causa um pouco de vergonha alheia. O excesso de close e de piruetas irrealistas fazem com que tudo pareça uma produção completamente amadora e não uma inspiração em Matrix. Os efeitos especiais são ruins se compararmos com Smallville, série cuja primeira temporada estreou no mesmo ano que Mutant X e era da concorrente da Marvel, a DC. Há por outro lado alguns personagens bastante cativantes e algumas tramas que se mostram interessantes.

Ainda assim, Mutant X ganhou 2 prêmios no Canada: Melhor Sonografia em Série Dramática no Gemini Awards pelo episódio episódio piloto e melhor Cinematografia em Série de TV no Prêmio da Sociedade Canadense de Cinematógrafos pelo episódio 19 da primeira temporada.


⊗ Ganhou sua própria HQ

Em maio de 2002, a Marvel Comics lançou uma história em quadrinhos chamada Mutant X: Origin, que narrava o início da vida de Adam Kane. Na história, Adam e um amigo chamado Paul fizeram uma pesquisa sobre o DNA da planta mostarda na faculdade. Essa pesquis chamou a atenção do governo dos EUA, que lhes ofereceu a empresa Genomex para trabalhar na cura de doenças genéticas. Durante esta história, Mason Eckhart é exposto à radiação, o que o deixa vulnerável a doenças que tem relação com a série.

Os quadrinhos dos X-Men também possuem uma história chamada “Mutant X”. Nela, Alex Summers, o Destrutor é protagonista que é transportado para uma dimensão paralela. Nela, Alex descobre que embora a Terra seja parecida, algumas coisas estão completamente diferentes, isso inclui ele se tornar o líder de uma nova equipe dos “X-Men” chamada de “Os 6”.

⊗ Marvel Processada

Em 15 de abril de 2001, a 20th Century Fox processou a Marvel, a Tribune Entertainment e a Fireworks Entertainment por violação de seu contrato de licença e propaganda falsa. A Fox afirmou que tinha direitos exclusivos da Marvel para desenvolver a propriedade dos X-Men, e qualquer coisa semelhante era uma violação. A Fox afirmou que o Mutant X era muito semelhante ao X-Men, e Mutant X estava sendo anunciada como um “substituto dos X-Men”.

A Marvel rebateu a Fox dizendo que X-Men e Mutant X eram diferentes e pedindo aos tribunais que permitissem que a produção continuasse sendo realizada. A produção foi permitida, desde que o material dos X-Men não fosse usado nas propagandas da série.

Em 9 de março de 2003, a Fox e Marvel resolveram suas diferenças em um acordo confidencial de seus processos. Enquanto isso, a Fox continuou no processo contra a Tribune e a Fireworks. A Tribune processou a Marvel por fraude e quebra de contrato, alegando que a Marvel encorajou a Tribune a conectar o Mutant X aos X-Men, deturpou o conteúdo da série causando prejuízo de milhões de dólares devido à necessidade de alterar as histórias e personagens para garantir o distância obrigatória entre Mutant X e os X-Men, bem como lutar contra os litígios da Fox. Em novembro de 2005, a disputa foi resolvida em particular.


⊗ Cancelamento

Após 3 temporadas contando com 22 episódios cada uma delas, a série foi cancelada no ano de 2004. Isso não aconteceu por causa do processo diretamente, visto que a justiça norte americana permitiu que a série continuasse sendo produzida. No entanto, uma das produtoras da série, a Fireworks Entertainment, que foi processada pela Fox entrou em dissolução, dessa forma, a empresa encerrou as suas atividades. Não há informações se o processo com a Fox tem relação direta com isso. Em 2005, a Fireworks Entertainment foi adquirida pela empresa ContentFilm.

O fim abrupto da série fez com que ela fosse finalizada sem tapar os buracos e responder as perguntas não respondidas. É sabido que a intenção era continuar a série, pois a terceira temporada foi finalizada com um gancho para uma próxima temporada.


⊗ Episódio piloto

Essa é uma série bastante difícil de se encontrar online em boa qualidade, principalmente legendada. Por isso, disponibilizamos aqui o episódio piloto da série, mas completamente em inglês e sem legendas. Ainda assim, você poderá tirar algumas conclusões, confira:


O que você achou da série? Ficou com vontade de assistir? Diga o que pensa nos comentários.