QUADRINHOS

5 versões alternativas de mutantes mais poderosas que as originais

Os X-Men estão nos quadrinhos há quase 60 anos, com todo esse tempo, é natural que surjam os mais diversos universos alternativos e versões paralelas para as HQs. Essas versões alternativas permitem que algumas mudanças sejam feitas sem “estragar” ou descaracterizar o universo principal, no caso da Marvel, a Terra-616. Há casos inclusive, que as versões alternativas de mutantes são ainda mais poderosas do que as versões originais, conheça 5 delas abaixo.


⊗ 1. Noturno – Era do Apocalipse

A saga da Era de Apocalipse começa com o mutante Legião voltando no tempo para matar Magneto,por ser inimigo de seu pai (o Professor Xavier). Porém, o próprio Xavier interferiu, sendo ele a pessoa a morrer. A morte do Professor X provoca mudanças drásticas no futuro. Legião imediatamente deixa de existir, já que seu pai morreu antes que ele nascesse. Já Apocalipse, ciente da morte de Xavier, começa a sua guerra pela supremacia dos mais fortes dez anos antes do que havia começado na verdadeira linha do tempo dos quadrinhos. Quando Magneto fundou os X-Men no lugar do Professor Xavier, Apocalipse já havia estabelecido seu poder. Nessa realidade, os mutantes estão completamente diferentes por causa das dificuldades causadas por Apocalipse, e isso inclui o mutante Noturno.

O Noturno da Era do Apocalipse odeia igrejas por causa de um trauma de infância e é muito próximo de sua mãe, a Mística. Tanto que ele atende pelo nome de Kurt Darkholm e não Wagner. Portando dois sabres o tempo todo, essa versão do mutante azul é raivosa, violenta e bastante sádica. Estar solto das amarras da moral faz de Noturno um mutante extremamente mortal. Ele chega inclusive a matar Blob teleportando um tubarão para dentro da barriga do mutante, para que a criatura o coma de dentro para fora. Além disso, ele demonstra um controle ainda maior de suas habilidades de teleporte, podendo escolher o quanto de outras pessoas quer levar consigo, podendo inclusive teleportar apenas a cabeça de uma pessoa.


⊗ 2. Wolverine – Universo Ultimate

O Universo Ultimate ou a Terra-1610 foi criada nos anos 2000 para atrair o público mais jovem que estava interessado nos filmes dos X-Men e do Homem Aranha que estavam em alta na época. Foi uma reimaginação mais moderna e mais “realista” dos personagens para captar esse novo público. Sendo um universo novo, diversos personagens tiveram suas origens alteradas e reimaginadas para se encaixar na nova proposta. Enquanto os poderes de Wolverine pareciam os mesmos, a minissérie Ultimate Wolverine vs. Hulk mostrou que seus limites estão um pouco além.


Na Hq, a pedido de Nicky Fury, Logan vai até uma floresta tentar parar o Hulk iniciando uma luta violenta. Hulk termina vencedor após dividir Wolverine no meio rasgando-o em dois. Ainda assim, o mutante sobrevive se arrastando para ir buscar suas pernas. Posteriormente, Nicky Fury lança uma bomba atômica no local, Wolverine também é acertado e também sobrevive. Para finalizar, Nicky Fury para interrogar Logan sobre as conversas com Hulk, decapita o mutante e conversa apenas com sua cabeça.

Nick Fury especula que o “fator de cura” de Wolverine não é apenas um fator de cura, mas sim um mecanismo de sobrevivência que pode mudar seu corpo em resposta ao ambiente, incluindo respirar através da pele se necessário. No entanto, Magneto removeu o adamantium do mutante e combinou suas habilidades magnéticas com os repulsores do Homem de Ferro e as explosões óticas de Ciclope para reduzir Logan a cinzas. Algo criticado como erro de continuidade na época, visto que Logan já havia sobrevivido por tantas coisas nesse universo, sua morte pareceu um pouco fora de local.


⊗ 3. Bloodstorm – Mutante X

Mutante X é uma dimensão paralela para onde Alex Summers (Destrutor) é transportado. Nessa realidade, Scott não conseguiu escapar do acidente de avião e foi levado pelos Shi’ar junto com seus pais. Assim, o líder dos “X-Men” é Alex. Essa equipe é chamada de “Os Seis” composta por: Brute (Fera), Fallen (Anjo), Destrutor, Homem de Gelo, Mulher Marvel (Madelyne Pryor) e BloodStorm (Tempestade). Nesse universo, Tempestade não foi salva da mordida do Drácula (Fabulosos X-Men #159) e foi transformada em uma vampira.

Como resultado da transformação, Tempestade carrega consigo além de suas habilidades comuns de mutante, as habilidades de vampiro. Ela pode mudar de forma se transformando em névoa e em morcegos, pode hipnotizar e controlar pessoas. Para não se deixar levar completamente aos seus desejos vampíricos, ela regularmente se alimenta de Forge e Kitty de forma a se sustentar mas sem matá-los. Ela também possui a habilidade de caminhar a luz do dia.


⊗ 4. Lince Negra – Universo Ultimate

Outra personagem muito semelhante mas relativamente mais poderosa na Terra-1610 é Kitty Pryde, a Lince Negra. Nesse Universo, Kitty também é bastante jovem, foi proibida de entrar nos X-Men tanto pelos seus pais quanto pelos companheiros mutantes, mas após salvar Wolverine e Ciclope em uma missão (que ela foi escondida), ela acabou ganhando respeito dos heróis e entrando para a equipe.


No Universo Ultimate Kitty não teve exatamente o mesmo treinamento que teve na Terra-616, ainda assim, é uma X-Men muito bem treinada e seus poderes eram ligeiramente diferente (pelo menos até recentemente). Além de seus poderes de intangibilidade, poder flutuar interagindo com as moléculas e água e ar caminhando tanto pela água quanto pelo ar, Kitty ganhou também uma outra habilidade bastante interessante. Lince Negra podia alterar a densidade dos átomos de seu corpo, dessa forma, sendo capaz de aumentar de forma exponencial sua resistência, aumentar sua própria massa e até mesmo ganhar super força.

Recentemente, a versão adulta da Lince Negra do Universo-616, chamada de Kate Pryde, demonstrou esses mesmos poderes, mas somente agora na fase de Jonathan Hickman.


⊗ 5. Magneto, Wolverine e Mésmero – Exilados

Os Exilados são um grupo de pessoas de realidades alternativas diversas. O objetivo da equipe é realizar missões em mundos diferentes para impedir o fim do Multiverso e evitar danos nas linhas do tempo. Nas edições 85 e 86 da HQ da equipe, nos é apresentados mutantes da Terra-127. Nessa Terra, aparentemente os gêneros de alguns indivíduos são opostos aos da Terra-616, visto que Magneto e Mercúrio são mulheres e há o Feiticeiro Escarlate (Scarlet Warlock) ao invés da Feiticeira. Nessa realidade, o Feiticeiro Escarlate tenta transferir o adamantium de Wolverine para Magneto causando algo muito complexo.


A tentativa de Wando (rs) é um completo fracasso e ao invés de imbuir a Magneto o adamantium, o mutante acaba causando uma fusão maluca. Wolverine, Magneto, Mésmero, Mercúrio e Feiticeiro Escarlate (que na época ainda eram mutantes) se fundem se tornando um único ser, o Irmão Mutante (Brother Mutant).

O Irmão Mutante possui os poderes de todos aqueles presentes na fusão: Manipulação do campo magnético de Magneto, hipnose de Mesmero, velocidade sobre-humana de Mercúrio, feitiços e magia do Caos do Feiticeiro Escarlate e fator de cura regenerativo e garras retráteis de Wolverine. Tá aí um inimigo com poderes formidáveis. Ele acaba sendo derrotado por um exército de Wolverines trazidos de inúmeras terras alternativas.


Chegamos ao fim da lista, você conhecia todas essas versões? Conhece algum que deveria estar na lista também? Diga nos comentários.