QUADRINHOS

As 10 melhores Super-heroínas de quadrinhos

Felizmente e finalmente, as personagens femininas vem ganhando mais espaço na mídia em geral. Mulher-Maravilha, Viúva Negra, Arlequina e Capitã Marvel estão na linha de frente em questão de representatividade feminina nos cinemas. Na TV, agora contamos com personagens como Mulher-Hulk, Mrs. Marvel, Feiticeira Escarlate, Supergirl, Batgirl e muitas outras.


Apesar do grande progresso sendo feito, projetos com protagonistas femininas precisam passar por cima de uma parte misógina e considerável da comunidade nerd. Felizmente, os tempos mudaram e nada vai voltar a ser como era antes.

Pensando nisso, o site Games Radar fez uma lista das melhores heroínas em quadrinhos de todos os tempos. Confira:

× 10. Supergirl
Supergirl por Stanley “Artgerm” Lau

Supergirl pode ter começado como uma personagem derivada do Superman, mas para muitos fãs, ela se tornou muito mais do que isso. Kara Kent representa um certo elemento de feminilidade que muitas vezes é encoberto na ficção – o equilíbrio entre alegria feminina e exploração emocional com confiança e poder físico.

Com freqüência, as personagens femininas devem ser uma ou outra, ultra femininas ou superpoderosas, mas a Supergirl – que possui toda a força de seu primo Superman enquanto enfrenta todos os problemas de uma jovem – está no seu melhor quando os roteiristas conseguem um verdadeiro equilíbrio entre os dois lados da moeda, lhe permitindo ser uma verdadeira super garota.

Essa dinâmica desempenha um papel importante na Supergirl da CW, um programa que coloca uma Kara um pouco mais velha no papel central e abraça sua feminilidade sem se esquivar de sua capacidade de chutar traseiros.


× 9. Viúva Negra
Viúva Negra por Stanley “Artgerm” Lau

A Viúva Negra está presente no Universo Marvel desde os anos 60, mas só recentemente ela se tornou uma heroína particularmente proeminente, graças em grande parte ao seu papel como membro fundador dos Vingadores no cinema.

Mas seu sucesso recente nos cinemas também não diminui seu papel nos quadrinhos. Embora ela tenha começado como uma vilã, não demorou muito para que a Viúva Negra se tornasse uma vingadora, uma carreira que ela equilibrou com seu trabalho de operações secretas ao lado da SHIELD e por conta própria, até mesmo liderando a equipe por um tempo.

Além disso, Natasha finalmente estreou seu filme solo no MCU em 2021.

× 8. Mulher-Hulk
Mulher- Hulk por Stanley “Artgerm” Lau

Para alguns, a Mulher-Hulk é a expressão máxima do poder feminino. Ela é indestrutível, super forte e sem inibição – tudo isso com a mente de uma advogada de alta relevância envolvida dentro de músculos verdes incomparáveis.

E embora ela possa parecer um personagem típico (uma versão feminina do Hulk), Mulher-Hulk leva o conceito de um herói com radiação gama a um nível totalmente diferente, abraçando seu alter ego e sua vida ao máximo. De certa forma, a heroína também quebrou outras fronteiras – sua série escrita por John Byrne introduziu uma heroína invulnerável, que quebra a quarta parede, no estilo Deadpool, só que ela fez primeiro.

Ela era um “Deadpool” antes mesmo de existir um Deadpool.

Agora, a Mulher-Hulk é um membro essencial dos Vingadores, e ela está causando muitas lágrimas masculinas com sua série solo do MCU na Disney Plus.

× 7. Vespa
Vespa por Stanley “Artgerm” Lau

Janet Van Dyne não foi apenas a primeira vingadora e fundadora, mas também a heroína que nomeou a equipe quando se formaram. Embora ela tenha começado como uma espécie de ajudante para seu namorado Hank Pym, Janet rapidamente se tornou independente, liderando os Vingadores várias vezes, e muitas vezes atuando como centro moral da equipe.

Acrescente seu significado histórico com seu inegável carisma, e é fácil ver por que ela é uma das maiores heroínas de todos os tempos nos quadrinhos.

Ela assumiu um papel muito maior no filme Homem-Formiga e a Vespa – em que sua filha, Hope Van Dyne, assumiu o manto da Vespa.

× 6. Jean Grey
Jean Grey por Stanley “Artgerm” Lau

Jean Grey foi a primeira X-Woman, e até recebeu o nome da editora como Garota Marvel antes de se tornar a Fênix nos anos 70. Mas ela é mais do que apenas a primeira mutante da equipe – ela também é emblemática em toda a franquia X-Men nos cinemas e uma das personagens mais complexas e bem desenvolvidas dos quadrinhos.

Enquanto Sue e Janet eram incapacitadas pelos roteiros machistas dos anos 60, Jean estreou como um modelo atípico de super-heroína da Marvel, já que ela era um dos membros mais poderosos da formação original. Além disso, as aventuras posteriores mostraram Jean desenvolver um nível de profundidade que muitos membros da equipe nunca alcançam. Entre seu relacionamento sempre bem desenvolvido com Scott Summers, seus vastos e terríveis níveis de poder, seu lado sombrio como a Fênix Negra e sua propensão ao auto sacrifício e redenção, Jean experimentou mais seu legado como heroína do que quase qualquer outro X-Man.

E é claro, ela pateteou a ressureição nas HQs. A Fênix sempre ressurge das cinzas e Jean SEMPRE volta como uma personagem chave em qualquer era dos X-Men nas HQs.

× 5. Batgirl
Batgirl por Stanley “Artgerm” Lau

Barbara Gordon é única entre as heroínas e super-heróis em geral, por não ter uma, mas duas carreiras de combate ao crime muito diferentes e muito bem-sucedidas. Barbara começou como Batgirl, usando sua incrível inteligência e suas capacidades físicas para ganhar a confiança de Batman como aliada e protegida. No entanto, depois de anos lutando contra o crime nas ruas de Gotham, um encontro violento com o Coringa a deixou paraplégica – mas não intimidada.

Usando uma cadeira de rodas, Barbara voltou para fazer a ativa, assumindo o manto da Oraculo, se tornando o centro de informações de toda a rede do Batman e liderando as Aves de Rapina.


× 4. Capitã Marvel
Capitã Marvel por Stanley “Artgerm” Lau

Carol Danvers é a mulher mais poderosa do Universo Marvel e é sem dúvida a principal heroína da editora atualmente. Com poderes cósmicos, um histórico como piloto de caça, um filme de imenso sucesso e a participação crucial em Vingadores: Ultimato, ela ganhou totalmente o público. Nas HQs, Carol saiu de um simples interesse amoroso para uma das maiores heroínas dos Vingadores. Seu primeiro título solo nos anos 70 falava abertamente sobre feminismo e o lugar da mulher no ambiente de trabalho.


Não é de admirar que a próxima fase do Universo Cinematográfico da Marvel provavelmente coloque Carol no centro da franquia, como um dos pilares da marca de super-heróis mais popular do mundo.

× 3. Tempestade
Tempestade por Stanley “Artgerm” Lau

Ororo começou como um membro substituto dos X-Men, uma jovem heroína que era um dos mutantes novatos recrutados quando a equipe original desapareceu. Juntamente com outros pilares dos X-Men, como Wolverine, Noturno e Colossus, Storm subiu na hierarquia, tornando-se não apenas um heroína experiente, mas um mentor para seus colegas mutantes.

Tempestade também é a primeira grande heroína negra de sucesso – um fato que não deve ser esquecido, especialmente considerando a importância que ela teve nas histórias dos X-Men e da Marvel. Atualmente, ela é a única mutante ômega negra das HQs, servindo como Regente do Sol e defendendo os mutantes de Krakoa e Arakko de ameaças externas.

× 2. Mulher Invisível
Mulher Invisível por Stanley “Artgerm” Lau

A primeira super-heroína da Marvel pode não ter tão famosa como as outras personagens da lista, mas Sue Storm estabeleceu o ritmo das heroínas modernas – e ainda ocupa um lugar bastante único nos quadrinhos.

Embora seja verdade que as primeiras histórias do Quarteto não valorizavam muito bem a personagem, ela era e ainda é o coração e a alma do equipe, sendo uma mãe de uma maneira figurativa e literal para a primeira família da Marvel. E esse pode ser um dos aspectos mais cruciais de sua personagem.

Além de muito poderosa (muitos escritores afirmam que ela é o membro mais poderoso do grupo), ela também representa um aspecto importante da feminilidade que muitas heroínas sacrificaram ou foi usado contra elas – a maternidade.

Sue é uma das heroínas mais respeitadas do Universo Marvel, criando simultaneamente dois filhos, salvando o mundo as vezes, e isso é poderoso.

× 1. Mulher Maravilha
Mulher Maravilha por Stanley “Artgerm” Lau

Diana de Themiscyra representa o melhor da humanidade e da feminilidade. Forte, compassiva, destemida e independente, como a Mulher Maravilha Diana é um pilar da Liga da Justiça e um dos maiores nomes e guerreiras de todo o Universo DC.

E embora suas origens no mundo real sejam complexas, William Moulton Marston e suas inspirações Elizabeth Holloway Marston e Olive Byrne criaram uma personagem igualmente complexa que se tornaria um ícone feminista e é a primeira personagem que vem a cabeça quando alguém diz “super-heroína.”

Você concorda com a lista?