FILMES

Nova mutante do MCU gera polêmica com conflito Israel-Palestina

A Marvel Studios está sendo criticada por adaptar a personagem Sabra em Capitão América: A Nova Ordem Mundial. Ruth Bat-Seraph é uma mutante israelense que lutava contra palestinos em O Incrível Hulk #256, a edição de estreia da personagem. Ela é retratada como uma agente do Mossad (serviço secreto do Estado de Israel) e acaba tendo um embate com Bruce Banner.


Após uma criança palestina ser gravemente ferida por uma granada e acabar morrendo, em uma falha tentativa de criar um arco de redenção, a personagem se emociona com a tragédia. A HQ de 1981 contém vários estereótipos raciais e trata o conflito de forma rasa, o que leva muitos ativistas a suspeitarem que a Marvel Studios pode estar desenvolvendo um filme com mensagem anti-palestina e pró-israel. Confira:

Nova mutante do MCU gera polêmica com conflito Israel-Palestina
O Incrível Hulk #256

O nome da personagem também gera controvérsia. “Sabra” é uma fruta de Israel e um termo usado para judeus israelenses, mas também remete ao Massacre de Sabra e Chatila, que tirou a vida de refugiados civis palestinos e libaneses em 1982.


No MCU, a mutante será vivida por Shira Haas, uma atriz judia e israelense. Ainda não se sabe se as origens da personagem serão mudadas para o cinema.