QUADRINHOS

As 10 maiores vilãs segundo a própria Marvel

A Marvel Comics possui mais de 80 anos de história. Com uma grande quantidade de personagens criados ao longo de décadas, se torna uma tarefa difícil catalogar quem são os maiores heróis ou vilões, mas a empresa parece ter aceitado o desafio. Em seu site, a Marvel publicou uma lista com as suas maiores vilãs. Você concorda com a lista?


⊗ Hela

A Deusa da morte e rainha do submundo.

Filha de Angrboda, uma gigante, e Loki, o Deus da Trapaça, Hela governa em dois dos nove reinos: Hel e Niffleheim. Hela pode reivindicar almas, ressuscitar os mortos, criar ilusões, fazer projeção astral e muito mais. O seu toque é capaz de envelhecer, murchar ou matar o seus inimigos. A maior parte dos seus poderes vêm da capa mágica que ela usa. Se ela for removida, os poderes se vão. A capa também esconde a sua verdadeira aparência: um rosto em decomposição, por ter nascido meio morta.


⊗ Raven Darkholme – Mística

Raven Darkholme passou a maior parte do seu tempo como um espinho no caminho dos X-Men.

Ela usa a sua habilidade de mudar de forma para enganar e conseguir o que deseja. Também possui fator de cura, força aprimorada e imunidade ao envelhecimento.


Mística é a mãe de personagens revelantes: Graydon Creed (a quem ela abandonou e depois assassinou), Noturno (a quem ela também abandonou) e Vampira (a quem ela adotou, mas possui um relacionamento conflituoso). Embora tenha se aliado aos X-Men em algumas ocasiões, as parcerias costumam durar pouco e ela inevitavelmente se volta contra a humanidade

⊗ Mariah Dillard – Black Mariah

Black Mariah é astuta e intimidadora, características necessárias para o seu trabalho. Líder do Rat Pack, uma gangue que usava ambulâncias falsas e vans da polícia para roubar objetos de valor de recém-falecidos, Mariah passou um tempo na prisão antes de iniciar um novo e mais lucrativo império: o tráfico de drogas.

Ela compensa a falta de super-poderes com força. O soco de Black Mariah pode jogar um homem longe. Mas as armas mais originais de seu arsenal são as agulhas envenenadas que ela também usa para tricotar. Também foi membro do New Pride, que foi reiniciado pelo ex-membro das Runaways, Alex Wilder.


⊗ Mary Alice Walker – Mary Typhoid

Seu nome é Mary Alice Walker, mas tem uma segunda personalidade chamada de Mary Typhoid. Normalmente ela é tímida e não se lembra de nenhuma das transgressões de sua personalidade. Sua persona tem origem do abuso que sofreu na infância, que acabou gerando um transtorno dissociativo de identidade. Quando Mary está com febre tifóide, ela tem febre alta, é mais atlética e está fora de controle. Ela mata, trabalha para o Rei do Crime e já usou sua pirocinese para colocar fogo em Demolidor e Wolverine em ocasiões diferentes.

Posteriormente descobrimos que Typhoid não é a pior das personas de Mary. Depois de ser institucionalizada, uma terceira pessoa surgiu dentro de Mary. Bloody Mary é violenta, sádica, instável e mata apenas homens que abusam de mulheres. Além desses nomes, ela desenvolveu mais personas ao longo dos anos.


⊗ Jean Grey – Fênix Negra

Depois de ter a sua mente controlada pelo Mestre Mental, Jean Grey se corrompe e sucumbe ao poder da Força Fênix e se transforma na temível Fênix Negra. Enquanto a Fênix representa a vida e a luz, a Fênix Negra representa o poder e a destruição. O seu poder é tão grande, que ela acaba se alimentando de uma estrela, o que causa uma supernova que acaba matando bilhões no processo.


Enquanto Jean Grey já é uma poderosa mutante, a Fênix Negra é capaz de potencializar ainda mais a telepatia e a telecinese, sendo capaz de voar em velocidade supersônica e controlar a estrutura molecular de tudo ao seu redor.

⊗ Yuriko Oyama – Lady Letal

Acreditando que Wolverine roubou a pesquisa de seu pai sobre a fusão de adamantium ao esqueleto humano, ela o perseguiu implacavelmente para restaurar a honra de sua família. Depois de sair derrotada em todos os seus confrontos com Logan, pediu para que Espiral a transformasse em uma ciborgue.


Somando a sua habilidade com espadas e o seu treinamento como assassina, a atualização de Espiral lhe concedeu não apenas força, mas agilidade, resistência e velocidade sobre-humanas. E o mais importante, garras de adamantium que podem cortar quase tudo. Ela também pode interagir com computadores e transferir a sua consciência, o que pode ser útil caso o seu corpo original seja destruído.

⊗ Tilda Johnson – Sombra da Noite (Nightshade)

Sua carreira no crime teve início ainda na adolescência, quando despertou o interesse do Garra Amarela, que financiou sua pesquisa sobre a fórmula do lobisomem. Autodidata em bioquímica, física, genética e cibernética, Nightshade tem um arsenal diversificado de talentos científicos. Ela tem luvas ácidas que podem queimar o traje do Pantera Negra, criou uma substância química hipnótica para controlar os homens e construiu cibernautas para lutar contra seus inimigos superpoderosos.

Em dado momento, abandonou a sua vida no crime, tornando-se uma recepcionista de hospital, mas foi demitida de seu emprego depois de envergonhar um médico que deu um diagnóstico errado e descobriu sobre seu passado criminoso. Com pouco dinheiro, ela se juntou ao M.O.D.O.K.’s Eleven, um esquadrão formado por criminosos e mercenários.


⊗ Amora – Encantor

Com a habilidade de manipular energia asgardiana e conhecimento em encantamentos, Encantor é uma das feiticeiras mais poderosas de Asgard.


Tendo estudado com Karnilla antes de ser banida devido à sua falta de disciplina, Amora aprendeu magia com outros magos, seduzindo-os para que lhe ensinassem os seus segredos. Seus feitiços incluem paralisia, conversão elemental e controle de tempo. Ela também pode alterar sua aparência, controlar a mente das pessoas e encantar inimigos desavisados para que cumpram suas ordens.

Curiosidade: Amora perdeu para Cristal em concursos de canto em discotecas na Terra e Asgard.

⊗ Mary MacPherran – Titânia

Mary MacPherran, uma magricela do ensino médio, foi transformada na superpotente Titânia em troca de se juntar ao exército do Doutor Destino no Battleworld.

Não mais tímida e mansa, mas impetuosa e confiante, ela se defendeu contra vários membros dos X-Men durante seu tempo no Battleword. Após os eventos de Guerras Secretas, ela se tornou uma antagonista da She-Hulk. Se tornou tão obcecada em derrotá-la, que roubou a Joia do Poder, mas não funcionou.


Além de sua superforça, ela tem resistência e vigor sobre-humanos, altamente resistente a lesões físicas e não se incomoda com temperaturas extremas

⊗ Emma Frost

Hoje em dia, com todos os benefícios que Emma Frost trouxe para os mutantes, e toda a sua luta pela causa, é até estranho pensar nela como vilã. Isso aconteceu, é claro, muitos anos antes do “Alvorecer do X”, que uniu todos os mutantes, vilões e heróis no paraíso de Krakoa como uma só nação. Na saga da Fênix Negra nos anos 80 no entanto, Emma ainda como vilã fazia parte do Clube do Inferno. A organização foi responsável por manipular a mente de Jean Grey, sendo então diretamente responsáveis para o surgimento da Fênix Negra.

Emma é uma exímia telepata e pode ler e manipular mentes, apagar memórias. Mas isso não é tudo o que ela pode fazer, já que possui uma mutação secundária, que lhe permite transformar o seu corpo em diamante orgânico. Embora seja incapaz de usar a sua telepatia nessa forma, ela tem imunidade a outros telepatas, alta durabilidade e resistência. É fácil dizer que atualmente os X-Men têm sorte de contar com ela como aliada e não como inimiga.


Afinal, você concorda ou discorda da lista? Deixe nos comentários quem substituiria!