SÉRIES

Conheça a animação do Homem-Aranha com os X-Men

Muito antes de Wolverine e os X-Men, X-Men: Evolution, X-Men: A Série Animada e até mesmo Pryde of the X-Men, existiu uma animação onde a equipe de mutantes super-heróis estava presente. Embora a equipe como um todo não fosse o foco, 2 mutantes em específico eram protagonistas da série, junto com o Cabeça de Teia, estamos falando de Homem-Aranha e Seus Incríveis Amigos. Abaixo, você poderá saber um pouco mais sobre esse desenho que foi o primeiro desenho protagonizado por mutantes.


⊗ Produção

Homem-Aranha e Seus Incríveis Amigos é uma animação americana de 1981-1983 produzida pela Marvel Productions, considerada uma série conectada com a animação do Homem-Aranha de 1981. O desenho é protagonizado pelos personagens já estabelecidos da Marvel Comics, Homem-Aranha e Homem de Gelo, além de um personagem original, a Flama.

A animação foi desenvolvida por Stan Lee, dirigida por Don Jurwich, com produção e produção executiva feitas por Dennis Markes, David H. Depatie e Lee Gunther. Assim, o desenho estreou nas TVs estadunidenses em 1981, na programação da “Saturday morning”, do canal NBC (exibida pela Fox Kids, pela Globo e pela Manchete no Brasil), contendo 3 temporadas, sendo ao todo 24 episódios. A primeira temporada conta com 13, a segunda com apenas 3 e a terceira 8 episódios.

No elenco principal temos Dan Gilvezan (Homem-Aranha), Frank Welker (Homem de Gelo) e Kathy Garver (Flama). Além da narração que é feita por Dick Tufeld na primeira temporada e por Stan Lee na segunda e na terceira.


⊗ Enredo

Peter Parker é um fotógrafo que conhece na Empire State University dois mutantes: Bobby Drake (Homem de Gelo) e Angelica Jones (Flama) e os convida para morar com ele na casa de sua tia, May e uma cachorrinha de estimação, a Sra. Lion (adotada por Flama). Visto que os heróis dividiam a vida entre a faculdade, seus trabalhos e o combate ao crime, Tony Stark (Homem de Ferro) fez uma sala secreta na qual eles podiam usufruir da mais alta tecnologia. Essa sala é acessada após abaixar um troféu na estante. Assim, juntos, os super-heróis lutam contra vários supervilões.

Algumas histórias apresentavam equipes com outros personagens do Universo Marvel, incluindo Capitão América, Thor, Homem de Ferro, Solaris e os X-Men.


⊗ Flama e o Tocha Humana

A protagonista feminina da animação, diferente de seus parceiros, foi criada especificamente para o desenho. O plano original era para o Homem-Aranha ter companheiros de equipe baseados em fogo e gelo, Johnny Storm, o Tocha Humana era quem seria o terceiro protagonista. No entanto, Tocha Humana não estava disponível para ser utilizado devido a problemas de licenciamento. Assim, Angelica Jones/ Flama (Firestar) foi criada, seus nomes de pré-produção incluíam Onda de Calor (Heatwave), Chama Estelar (Starblaze) e Vagalume (Firefly).

Flama não apareceu nos quadrinhos da Marvel até Fabulosos X-Men #193 em 1985. Ela aparece como um membro dos Satânicos, um grupo de adolescentes mutantes que funcionavam como rivais dos Novos Mutantes. Depois de deixar os Satânicos, ela se torna um membro fundador dos Novos Guerreiros e mais tarde como membro dos Vingadores. Ela é atualmente um membro dos X-Men.


⊗ Episódios com os X-Men

Obviamente, se levarmos em consideração o fato de que Homem de Gelo e Flama são parte dos X-Men, é possível afirmar que a equipe está representada em todos os episódios da série, no entanto, em alguns episódios específicos, a equipe liderada por Professor X ou algum mutante aparece para auxiliar o trio protagonista. Há inclusive, um episódio focado em Homem de Gelo e sua relação com o Professor X. Confira abaixo a descrição desses episódios.

⊗ Episódio 4 – Fogo Solar

Um meteorito cai em direção a Terra e Flama utiliza seus poderes para impedir que o planeta seja danificado, no entanto, a mutante está sendo observada pelo samurai Genju e seu sobrinho, Shiro Yoshida, o Solaris (chamado na dublagem da animação de Fogo Solar). Genju diz a Shiro que os poderes de Flama podem ativar um reator nuclear que ajudará a todas as pessoas no mundo, por isso o mutante deve leva-la até ele para ajudá-los. No entanto, o verdadeiro plano do homem japonês é utilizar os poderes de Flama e de Solaris para criar um poderoso monstro para ter controle de uma grande arma. O Homem-Aranha e seus amigos devem então impedir os planos de Genju.


⊗ Episódio 8 – Plano de Prisão

Magneto invade o show para policiais de uma prisão abandonada, toma o local para si fazendo diversos reféns e exigindo a libertação de sua Irmandade de Mutantes composta por Blob (Bolha na dublagem), Groxo (Sapo) e Mestre Mental (Mestre da Mente). Os heróis precisam criar um plano para impedir Magneto de causar uma completa destruição enquanto espera que suas exigências sejam atendidas.

⊗ Episódio 14A Origem do Homem de Gelo

Os poderes de Bobby não estão funcionando como deveriam, ele teme estar perdendo suas habilidades mutantes. Visando procurar algo no passado do Homem de Gelo que possa ajudá-los a entender o enfraquecimento de seus poderes, Peter o coloca em uma máquina que pode rever as memórias das pessoas, assim descobrimos sobre o passado de Bobby como um dos 5 X-Men originais do Professor X. Ao mesmo tempo, Videoman vilão da primeira temporada que pode absorver a energia das redes elétricas retorna. É necessário então descobrir o que está acontecendo com os poderes do Homem de Gelo e também impedir o vilão de destruir toda a cidade.

No final do episódio 19, uma versão alternativa Videoman vai para a Mansão X para treinar no Instituto Xavier, lá há uma pequena aparição dos X-Men.


Episódio 16Nasce a Flama

Homem de Gelo e Flama vão até uma reunião com os X-Men, enquanto isso, Fanático ataca o Homem-Aranha para conseguir informações da equipe de mutantes. O objetivo do vilão é destruir Charles e seus pupilos. Quando Bobby e Angélica chegam na mansão, eles conhecem os novos membros da equipe, Tempestade e Wolverine. Tempestade pergunta a Flama como foi sua infância e a personagem então conta sua origem, como descobriu seus poderes até o momento em que os X-Men a convidam para entrar na equipe. Após isso, Fanático finalmente consegue chegar a mansão e os X-Men precisam se juntar ao Homem-Aranha para lidar com o vilão.

Jean e Fera não estão presentes nesse episódio.

Episódio 23A Aventura dos X-Men

Os Amigos do Aranha visitam a Mansão X para que Flama faça um teste na sala do perigo. Homem-Aranha acha interessante os métodos da sala, e resolve tentar também. No entanto, a Sala programada para o nível 1 de dificuldade, ataca o herói em dificuldade nível 7. Professor X descobre que alguém se infiltrou na mansão e está sabotando as defesas de todo o local, se trata de Cyberiad (anteriormente Nathan Price), o antigo namorado de Flama que acabou sendo transformado em um ciborgue após um acidente que ele culpa a ex de ter causado. Flama, Homem de Gelo e o Homem-Aranha se juntam aos X-Men: Ciclope, Tempestade, Ninfa (Kitty Pryde), Noturno, Colossus e por fim Pássaro Trovejante, para impedir o vilão.


⊗ A dublagem

Feita no extinto estúdio Mastersound em São Paulo, a dublagem da animação possui vozes que os fãs já conheciam, como o próprio Peter Parker que tem a mesma voz de sua animação solo e a voz de Flama, que é dublada pela mesma atriz da Mary Jane. Confira abaixo o elenco de dublagem fornecido pela dublanet.

Protagonistas

  • Peter Parker/ Homem-Aranha: Mauro Eduardo Lima
  • Angelica Jones/ Flama: Eleonora Prado
  • Bobby Drake/ Homem de Gelo: Sérgio Moreno

    X-Men
  • Professor Charles Xavier: Cássius Romero
  • Scott Summers/ Ciclope: Armando Tiraboschi
  • Ororo Munroe/ Tempestade: Denise Reis
  • Wolverine: Alexandre Marconato
  • Kurt Wagner/ Noturno: Guilherme Lopes
  • Colossus: Leonardo Camillo
  • Pássaro Trovejante: Luiz Carlos de Moraes
  • Kitty Pride/ Ninfa: Márcia Regina

Vilões

  • Shiro Yoshida/ Solaris (Fogo Solar): Orlando Viggiani
  • Magneto: Emerson Camargo
  • Cain Marko/ Fanatico: João “Jaci” Batista
  • Francis Byte/ Videoman: Francisco Brêtas
  • Nathan Price/ Cyberiad: Wellington Lima

⊗ Quadrinhos

A primeira história em quadrinhos que fez referência direta a Homem-Aranha e Seus Incríveis Amigos Incríveis foi um one-shot que adaptou o episódio piloto, “O Triunfo do Duende Verde”. Depois disso, a Marvel lançou também em 2006 uma HQ comemorativa celebrando os 25 anos da animação.

No Universo Ultimate, um arco em Ultimate Spider-Man é intitulado “Spider-Man And His Amazing Friends” e a capa da edição # 118, mostra Homem-Aranha, Homem de Gelo e Flama. Tocha Humana e Kitty Pryde também são membros da equipe.

Na HQ solo do Homem de Gelo, o trio se une brevemente para enfrentar um monstro de gelo que os ataca.


⊗ Considerações

A animação possui alguns problemas de continuidade, é bastante infiel em diversos aspectos, ainda assim, este é um dos melhores desenhos do Homem-Aranha. É claro que é preciso considerar que se formos assistir hoje, o ritmo e a qualidade da animação não será como a das atuais, contudo, Homem-Aranha e Seus Incríveis Amigos possui diversos episódios extremamente interessantes, isso inclui episódios como os dos X-Men enfrentando Fanático ou os de origem tanto de vilões como o dos protagonistas. Se você é fã dos personagens e não liga por ela ter quase 40 anos, essa é uma animação que vale a pena pelo menos dar uma conferida.

Afinal, você conhecia esse desenho? Diga o que acha dele.

LEIA TAMBÉM: Conheça a animação dos X-Men que a Marvel proibiu de ser feita