FILMES

Todos os detalhes sobre a participação do Professor X em Multiverso da Loucura

A Estreia de Doutor Estranho no Multiverso da Loucura aconteceu nessa quinta-feira (05) e já está dando o que falar. Com um grande destaque para Benedict Cumberbatch e Elizabeth Olsen, o filme agradou a maioria da crítica e do público. No entanto, um dos assuntos mais falados se trata das participações especiais do longa. Uma dentre essas participações que não é segredo para ninguém, se trata do Professor X de Patrick Stewart. Para quem não poderá assistir ao filme por alguma razão, o UX contará tudo sobre a participação do personagem no longa.


Abaixo teremos alguns spoilers pesados de Doutor Estranho no Multiverso da Loucura, caso você não tenha assistido ao filme e pretende preservar a experiência, recomendamos que leia outra postagem.

⊗ Aparição
Professor X em Multiverso da Loucura

A aparição de Charles acontece em um momento em que Doutor Estranho viaja pelo multiverso fugindo da vilã do filme, a Feiticeira Escarlate. Assim, junto de America Chavez ele foge para o universo 838 onde encontraria os Illuminati. Acontece, que nesse universo, Estranho é mal visto pelos super-heróis por ter utilizado “dominação onírica”, a possessão do corpo da versão dele de outro universo. Ele o fez visando derrotar Thanos, mas acabou destruindo universos inteiros e matando trilhões de pessoas. Assim que Strange e America chegam nesse universo, o Mago Supremo daquela realidade, o Barão Mordo, os captura.

Posteriormente após algumas explicações, Stephen é levado para uma audiência onde os Illuminati o julgarão. Os Illuminati são compostos por: Raio Negro (Inumanos), Reed Richards (Quarteto Fantástico), Maria Rambeau (Capitã Marvel), Barão Mordo (Mago Supremo), Peggy Carter (Capitã Carter) e é claro, Charles Xavier, o Professor X.


⊗ As referências
Professor X e Charles Xavier em Dias de um Futuro Esquecido

Enquanto está ocorrendo o “julgamento” que é mais a condenação do Doutor Estranho do universo 616, Charles Xavier aparece para trazer um pouco de informação. É justamente ele quem conta para Stephen o que aconteceu, como o Estranho daquele universo fez as coisas sem comunicar ninguém e causou milhões de mortes. Durante essa breve aparição do Professor, há também três fortes referências aos X-Men.

A primeira é a mais óbvia, Professor Xavier finalmente está utilizando sua cadeira flutuante amarela, algo que muitos pensavam que ficaria muito “galhofa”, mas ficou incrível. A segunda referência se trata não dos quadrinhos, mas dos filmes da Fox. Visto que Xavier lê a mente de Stephen e percebe que aquele Doutor Estranho pode ser a salvação dos multiversos. Enquanto Mordo continua condenando Strange, Charles vai por outro caminho e ao invés de julgar, ele opta pela esperança dizendo sua frase icônica:


Só porque alguém tropeça e se perde no caminho não significa que está perdido para sempre

Enquanto tudo isso acontece, podemos ouvir a terceira referência, pois quando o Professor X aparece, a trilha sonora utilizada é uma versão da trilha de X-Men: A Série Animada. Além dessas referências, temos também a primeira utilização da telepatia de um mutante no MCU. A telepatia de Charles tem um visual que tem certa semelhança com o visual da telecinese de Jean Grey em X-Men: Evolution, quase transparente, mas visível, a diferença fica por ser mais etérea.


⊗ A batalha contra a Feiticeira Escarlate

Segundo os rumores, Wanda e Charles teriam uma batalha mental onde a vilã venceria facilmente o Professor X e o mataria. Essa cena acontece, no entanto a batalha acontece só parcialmente. Isso pois o foco de Charles não é na batalha e sim em um resgate, assim, sua distração acabou causando sua própria morte sem que pudesse fazer nada.

Assim como o Doutor Estranho do Universo 838, a Feiticeira Escarlate utiliza dominação onírica para possuir a Wanda daquele universo e ficar com seus filhos. No entanto, ela também quer capturar America Chavez (que tem o poder de viajar pelo multiverso), para roubar os poderes da garota. O objetivo da vilã é garantir que ela consiga viajar entre universos caso algo de errado aconteça com seus filhos, independentemente do dano que ela possa causar no processo. Quando a Feiticeira Escarlate invade o Quartel General dos Illiminati em busca de América, após ela matar todos os outros membros da equipe, Charles invade sua mente, é justamente aí que acontece a “batalha”.

Na mente da Wanda do Universo 838, Charles encontra um local vazio, com alguns escombros onde a ex-vingadora está aprisionada. Xavier compreende que precisa tirá-la dali para que ela retome o controle do próprio corpo. Enquanto Charles fica focado nessa tarefa, com imensa facilidade a Feiticeira Escarlate aparece por trás de Xavier e simplesmente quebra seu pescoço.


Assim acaba a participação do mutante no filme, afinal, você assistiu ao filme? Diga o que achou do Longa.

LEIA TAMBÉM: Entenda como o Professor X “reviveu” após morrer em O Confronto Final