FILMES

Entenda como o Professor X “reviveu” após morrer em O Confronto Final

Frequentemente todo fã se depara com alguns questionamentos relacionados a um filme dos quais não sabe a resposta. Isso porque há sempre algum diálogo ou cena relevante que sem querer, acabamos deixando passar ou não prestando atenção. A franquia X-Men possui 13 filmes, sendo assim, não é nenhuma surpresa que haja diversos desses questionamentos. Hoje o Universo X-Men explicará mais um deles, assim, caso você não tenha compreendido, poderá entender como o Professor X aparece vivo em X-Men: Dias de um Futuro Esquecido, sendo que ele morreu em X-Men: O Confronto Final.


⊗ Relembrando a morte

Caso você não se lembre como aconteceu, podemos relembrar como foi que Charles Xavier acabou morrendo pelas mãos da Fênix. Isso aconteceu aproximadamente no meio do filme, por consequência de escolhas erradas tomadas pelo próprio Professor X, muito antes dos primeiros acontecimentos da trilogia.

No início de X-Men: O Confronto Final podemos ver como foi que Charles acabou recrutando Jean para a equipe. Posteriormente é revelado que o telepata temendo um descontrole dos poderes da mutante, criou algumas barreiras mentais para bloquear seus poderes. Essas barreiras seriam destruídas em X-Men: O Filme, com a explosão da máquina de Magneto. As consequências da quebra dessas barreiras podem ser vistas em X-Men 2, onde a mutante com medo do que se tornariam seus poderes, acaba escolhendo morrer para não machucar seus amigos. O sacrifício, no entanto, é em vão, pois inevitavelmente ela retornaria.

Em X-Men: O Confronto Final Jean retorna já sem as barreiras, Fênix, a dupla personalidade criada a partir dos fortes poderes de Jean está lutando para tomar o controle do corpo da mutante. É então, que em dado momento, Charles Xavier, visando impedir Jean de causar mais destruição, vai confrontar a telepata pessoalmente. No entanto, o fato do Professor X ser muito controlador, somado a manipulação de Magneto, fazem com que a Fênix perca o controle e desintegre Charles, que morre ali mesmo.


⊗ O retorno

X-Men: O Confronto Final é um filme de 2006, o retorno do Professor X de Patrick Stewart como personagem regular de um filme acontece oficialmente em 2014, em X-Men: Dias de um Futuro Esquecido. Contudo, no ano anterior, há uma cena pós créditos que explica que Charles já estava vivo.

Ao final de Wolverine: Imortal, temos uma cena pós créditos (vídeo acima) onde Wolverine é procurado por Magneto. O vilão explica para o X-Man sobre o surgimento de ameaça, as novas Sentinelas, e por isso precisa da ajuda de Logan. Wolverine imediatamente pergunta se há um motivo para que ele acredite em Erik, remetendo as antigas batalhas. Essa é uma pergunta pertinente e por isso, Magnus aponta que realmente Logan não confiaria nele, mas sim em outra pessoa, e é aí que Charles surge. O Carcaju pergunta como aquilo é possível, e Xavier responde:

“Como eu te disse muito tempo atrás, você não é o único com dons.”


⊗ Mas como é que ele voltou a vida?

Ainda que exista um funeral dele e todo um discurso emocionante sobre a importância de Xavier na vida dos mutantes, a verdade é que ele nunca morreu, pelo menos não por completo. Isso porque embora o seu corpo realmente tenha sido desintegrado pela Fênix, há um diálogo que explica que há muito mais do que isso.

Enquanto dá aula a seus alunos o Professor X está falando sobre poder vs ética, sobre o que é aceitável ou não quando se é um mutante. Charles então apresenta o caso de um homem, que nasceu com hiperatividade cerebral, com orgãos e sistema nervoso funcionando, mas sem consciência. O questionamento que Xavier coloca sobre seus alunos é:

E se nós transferíssemos a consciência, digamos, de um pai com câncer para o corpo desse homem? Como iremos decidir o que cabe dentro daquilo que seria o comportamento ético?

Esse diálogo é muito importante, porque X-Men: O Confronto Final possui uma cena pós créditos (vídeo acima). É justamente nessa cena pós créditos que descobrimos que antes de morrer, Professor X utilizou sua telepatia para transferir sua mente para o corpo vegetativo no laboratório de Moira. E é assim que Charles permaneceu vivo.


⊗ De quem é o corpo?

A pergunta principal nós já respondemos, mas é claro, que há algumas outras perguntas que aparecem logo em seguida. De quem é o corpo? Como é que o Professor X manteve sua aparência exatamente igual? Como é que Charles manteve seus poderes mutantes e continuou como telepata mesmo em outro corpo? Essas respostas não estão exatamente no filme, mas nas extras do DVD.

Enquanto o paciente não é nomeado durante o filme, os comentários do diretor no DVD explicam que o corpo é de alguém chamado “P. Xavier“, o irmão gêmeo de Charles (Interpretado pelo próprio Patrick Stewart). A partir dessa resposta, é possível utilizar algumas teorias para responder as outras perguntas. Sendo um irmão gêmeo, assumimos que P. Xavier possui a mesma aparência de Charles, bem como os mesmos poderes. É uma solução um tanto conveniente, mas pelo menos resolve uma morte que grande parte dos fãs achou desnecessária na época.

A única pergunta que fica em aberto e que possivelmente é um furo de roteiro, é o fato de Charles continuar precisando da cadeira de rodas mesmo após a troca de corpo. A menos que, assim como em X-Men: A Série Animada, a telepatia de alguma forma afete a capacidade do Professor X se locomover, é uma grande coincidência que seu irmão gêmeo também seja um cadeirante.


Você sabia sobre todas essas informações? É a primeira vez que você ouve falar na existência desse irmão gêmeo do Professor X dos filmes? Diga também nos comentários se você gosta da solução que eles deram para o problema.