FILMES

Relembre a trajetória de Jean Grey nos filmes dos X-Men

Jean Grey é uma das mutantes mais populares e não ficou de fora quando decidiram levar os X-Men para o cinema. Hoje o Universo X-Men relembra a trajetória da mutante nos filmes. Pode parecer difícil no começo, por envolver até viagem no tempo, mas confia na gente, porque vamos deixar o mais simples possível.


LINHA DO TEMPO 1

A primeira linha do tempo inclui X-Men: O Filme (2000), X-Men 2 (2003) e X-Men: O Confronto Final (2006).

⊗ CRIANÇA PRODÍGIO
Jean Grey criança X-Men

Jean despertou os seus poderes ainda na infância. Os seus pais não entendiam direito o que estava acontecendo e decidiram procurar ajuda profissional, foi assim que descobriram Charles Xavier.

O telepata, ao lado de Magneto, decidiu conhecer a jovem, pois acreditava que ela tinha o perfil que procurava para a sua recente escola para mutantes. O nível de poder e a confiança de Jean chamaram a atenção do telepata e do Mestre do Magnetismo. E foi assim que ela se tornou aluna do Instituto.


⊗ BARREIRAS MENTAIS

A ruiva era a mutante mais poderosa que Charles havia conhecido. Esse nível de poder causou medo no telepata, assim como causou nos pais da jovem, e temendo que ela não soubesse como controlar, decidiu criar barreiras mentais em sua mente, que limitavam o acesso dela a suas habilidades.

No segundo filme nós descobrimos que um dos primeiros alunos do Professor X e de Magneto foi Jason Stryker, o Mestre Mental, filho de William Stryker, um militar anti-mutantes. Eles falharam em ajudar o jovem a controlar seus poderes telepáticos, o que fez com que Jason fosse retirado da escola e acabasse matando sua própria mãe. É possível que ele tenha feito as barreiras em Jean com medo que a história se repetisse.

⊗ SESSÕES DE TERAPIA
Jean Grey filmes X-Men Famke Janssen

Ao longo dos anos, Charles realizou diversas aulas particulares para que Jean tivesse contato com o restante do seu poder e aprendesse a controlá-lo. Porém, ele percebeu que as barreiras fizeram com que essa parte da mente da mutante acabasse gerando uma segunda personalidade, que se autoproclamava Fênix.

Esse lado sentia raiva por ter ficado trancafiado e tinha desejos de vingança, o que deixava ele e a própria Jean com medo.


⊗ X-MEN, MÉDICA E PROFESSORA

doctor jean grey

Depois de terminar o colegial, Jean se formou em medicina. De volta ao Instituto, ela assumiu o papel de médica e também de professora. Também se tornou o braço direito de Charles e passou a acompanhá-lo em assuntos de diplomacia e de discussão sobre a questão mutante.

Ela se tornou parte dos X-Men e também desenvolveu um romance com Scott, que acabou virando um noivado mais tarde.


⊗ CÉREBRO E ESTÁTUA DA LIBERDADE

Jean tinha um papel importante na equipe e no Instituto, mas tinha medo do seu poder e por isso se limitava. Wolverine estimulou ela a usar mais das suas habilidades e a se desafiar. Por isso, ela usou o Cérebro para localizar Vampira no primeiro filme, embora achasse que não estava pronta pra isso.

Na missão final, a radiação emitida pela destruição da máquina do Magneto acabou passando por Jean e foi o primeiro passo para uma série de coisas que aconteceriam depois.

⊗ MAIS FORTE E SACRIFÍCIO
jean grey fênix
a aura da Fênix envolve Jean Grey

Depois dos eventos do primeiro filme, o nível de poder da mutante começou a ficar mais forte. Ela passou a ter pesadelos que estremeciam seu quarto durante a noite. Ao mesmo tempo em que esse poder a deixava mais confiante, também despertava grande medo e insegurança de que algo ruim acontecesse por culpa dela.

No segundo filme, os X-Men acabam se unindo com Magneto e Mística para localizar o Professor X, Ciclope e alunos do Insituto, que foram sequestrados por William Stryker [o pai de Jason, lembra?]. Na base do general, localizada em uma represa, ela entra em confronto com Ciclope, que estava sendo controlado pelo militar. Jean joga Scott em uma parede e o impacto acaba causando rachaduras na estrutura do local.

Depois de derrotarem o general e libertarem todo mundo, eles precisavam escapar dali o mais rápido possível, pois a represa logo cederia por conta das rachaduras. O problema é que o sistema elétrico do jato estava danificado.

Jean Grey então entende que ela é a única que pode salvar seus colegas, mas que pra isso teria que usar todo o seu poder, o que libertaria o que estava dentro dela. Então, a mutante sai do jato, usa seus poderes para segurar a água da represa, consertar a fiação do jato e tirá-lo do gelo. Depois de fazer isso, ela libera a água que estava segurando e se sacrifica.


⊗ RETORNO, FÊNIX E MORTE
X-Men Jean Grey Fênix Confronto Final

No começo do terceiro filme, Ciclope está de luto e se culpa pela morte de Jean, por não ter pensado em uma estratégias para tirá-los da represa. Ele visita o lago e acaba reencontrando Jean. Scott não acredita inicialmente no que está vendo, mas logo descobre que é real. Ele e a amada se beijam, mas logo ela muda de expressão e acaba o matando. Wolverine e Tempestade vão atrás de Ciclope, encontram Jean e a levam para o Instituto.

É revelado que no momento da sua morte, os seus poderes criaram um casulo telecinético e ela sobreviveu. Mas não é só Jean Grey quem sobreviveu, a Fênix também, e ela está em busca de vingança. Ela foge da Mansão e vai para a casa dos seus pais. Charles e seus X-Men, assim como Magneto e sua Irmandade, vão atrás dela.

O Professor X confronta Jean sobre o que aconteceu com Ciclope, mas a Fênix toma o controle e ela e o telepata entram em um confronto que termina com a morte de Charles. Ela se junta a Magneto, que acreditava que poderia lidar com ela melhor que seu velho amigo e que também via nela potencial para a sua causa e o conflito com humanos que se aproximava por conta da cura mutante.

No final, a Fênix assume o controle, depois de um soldado tentar atirar em Jean, e começa a desintegrar humanos e mutantes com a sua telecines. Wolverine consegue se aproximar da ruiva, por conta do seu fator de cura, e quando ela recobra sua consciência, pede que ele a mate.


LINHA DO TEMPO 2

A segunda linha do tempo inclui X-Men: Apocalipse (2016), X-Men: Fênix Negra (2019) e o final de X-Men: Dias de um Futuro Esquecido (2014).

⊗ ACIDENTE DE CARRO
Fênix Negra Jean Grey

Nesta linha do tempo, a mutante também despertou os seus poderes cedo. Em uma viagem de família, quando tinha oito anos, ela perdeu o controle da sua telepatia, por estar ouvindo várias vozes ao mesmo tempo, e acabou entrando na mente da sua mãe, que estava dirigindo, e e causando um acidente de carro. Porém, ela consegue sobreviver graças a um campo de força criado inconscientemente por seus poderes telecinéticos.

⊗ CHARLES XAVIER E NOVAS BARREIRAS MENTAIS

Depois dos eventos de Dias de um Futuro Esquecido, Charles decidiu reabrir a sua escola para mutantes, que estava fechada desde a Guerra do Vietinã.

O acidente de carro chamou a atenção dos médicos, pelo fato de Jean não apresentar nenhum arranhão. Charles soube o que aconteceu e foi até o hospital. Conversou com o pai de Jean, que quando soube que sua filha era mutante e tinha causado a morte da sua esposa, abandonou ela. Então o Professor X a adota criança.

Porém, para que a experiência fosse menos traumática para Jean, ele mudou as memórias da jovem, para que ela acreditasse que seu pai e sua mãe não sobreviveram ao acidente de carro e que ela ficou órfã.


⊗ APOCALIPSE E X-MEN
sophie turner jean grey

Nesta linha do tempo, Charles não prendeu seus poderes e tentou ajudá-la a controlá-los, mas ela tinha medo de que um dia poderia ferir alguém e reprimia suas habilidades.

Com o surgimento de Apocalipse, a jovem se junta a Ciclope e Noturno, e depois Mística, Fera e Mercúrio, para resgatar o Professor X no Egito. O vilão pretendia roubar o corpo de Charles para adquirir telepatia. Durante a batalha final, o Professor suplica para que Jean use todo o potencial dos seus poderes, pois acredita que ela é a única que conseguiria derrotar o vilão.

Ela decide liberar seu poder e incinera o vilão com a sua telecinese. No final, Charles decide criar os X-Men e ela integra a equipe junto com Ciclope, Mercúrio, Noturno e Tempestade.


⊗ SURGE UMA ENTIDADE CÓSMICA

Nos anos 90, em uma missão dos X-Men no espaço, Jean é atingida pelo o que acreditavam ser um raio solar, mas consegue sobreviver. De volta ao Instituto, os seus poderes começam a crescer e ela começa a ficar mentalmente instável também. Nesse processo, as barreiras criadas por Charles são rompidas e ela descobre que o seu pai está vivo.

Ela vai a procura dele, mas acaba descobrindo que foi abandonada e é novamente rejeitada por ele. Os X-Men chegam a tempo de algo pior acontecer, mas um conflito tem início e no final ela acaba matando Mística. Depois, Jean foge para Genosha para pedir conselhos de Magneto, mas acaba sendo expulsa depois de um confronto com militares que estavam a sua procura por ela ter atacado policiais durante a batalha com os X-Men na vizinhança do seu pai.

Em um bar, ela acaba encontrando Vuk, a líder dos D’Bari, uma raça alienígena, e que se oferece para ajudá-la a controlar seus poderes. Vuk explica que o que atingiu Jean não foi um raio solar, mas uma força cósmica, com poder de criar mundos e que escolheu a ruiva como hospedeira. Os alienígenas viajavam pelo espaço a procura desse poder para reconstruir seu planeta.

Mas antes de ajudar, Vuk estimula Jean a se vingar de Magneto, que queria matá-la, por descobrir o que ela fez com Mística. Ela também estimula Jean a se vingar de Charles, mas a ruiva acaba entendendo porque o telepata fez o que fez e o perdoa.

No final, Jean descobre que Vuk queria roubar o poder cósmico para transformar a Terra no novo lar dos alienígenas e acaba entrando em confronto com os D’bari. Ela leva Vuk para o espaço, libera todo esse poder, e acaba se tornando uma entidade cósmica.


⊗ JEAN GREY VIVA NO FUTURO

No final de Dias de um Futuro Esquecido, Wolverine descobre que as mudanças no passado fizeram com que Jean Grey e Ciclope sobrevivessem e estivessem vivos em 2023. Mas não sabemos quando Jean retornou para a Terra depois dos eventos de Fênix Negra, nos anos 90.

E aí, caro leitor, o que achou da jornada de Jean? Conta pra gente nos comentários!