QUADRINHOS

Jesus Cristo mutante? Confira quais seriam os poderes dele na Marvel

Dentre as diversas habilidades de Jesus Cristo, algumas se assemelham com mutações de mutantes já existentes na Marvel. Confira abaixo!


Recentemente em IMMORTAL X-MEN de Kieron Gillen e ilustrada por Lucas Werneck, tivemos um comentário do mutante ômega Exodus alegando que “o nazareno”, aka. Jesus de Nazaré, ou simplesmente Jesus Cristo, era um mutante dos tempos antigos que usava suas habilidades para ajudar outras pessoas, onde no processo começou a ser adorado como divindade.

“O mutante Nazareno inspirou uma igreja entre os humanos ao ressuscitar um casal dos mortos. Acabei de ver você superar isso nos últimos cinco minutos.“

Conversa entre Exodus e Hope em IMMORTAL X-MEN

Apesar de não ser citado devidamente como “Jesus Cristo mutante” — para não irritar os evangélicos provavelmente —, os dizeres por si são bem evidentes a quem Exodus se referia. No entanto, é importante citarmos que essa não é a primeira vez que Jesus é mencionado como “mutante” ou “personagem” existente no mundo da Marvel.

Em uma HQ antiga do Deus do Trovão, THOR edição #293, enquanto peregrinava pela Terra em busca de respostas sobre um antigo Ragnarok, ele acabou se esbarrando com uma mulher dando a luz em uma manjedoura, ao lado do seu marido e três senhores. Thor nessa edição descobre que o Ragnarok havia acontecido durante o nascimento daquele bebê, supostamente referenciado como sendo o menino Jesus.

Temos também em uma história do Surfista Prateado, publicada em 1996, revelando que a Estrela de Belém, que sinalizou o nascimento de Jesus, foi um evento cósmico de grande escala no espaço — se conectando a essa trama do Ragnarok existente em Thor.

Já no núcleo dos X-Men, no arco Draco em que Noturno conhece seu pai, Azazel, em FABULOSOS X-MEN #428, tivemos a revelação de que o mesmo é um mutante demoníaco e que já enfrentou outros seres que seriam anjos mutantes — fazendo uma alusão a Guerra Santa. A própria representação do Paraíso já foi canonizada nos quadrinhos, durante o arco em que o Noturno nega sua vida no céu para salvar a vida do Wolverine. Então assim, existem muitas passagens que agregam esses enredos.


Até mesmo piadas entre os próprios mutantes sobre Jesus ser um deles.

Mas agora com a confirmação de que Jesus era um mutante, quais poderes ele teria e qual a sua classificação mutante? Bom, iremos tentar desvendar isso hoje. Em IMMORTAL X-MEN, Exodus deixa bem claro que a habilidade de Jesus seria ressuscitação. Porém, outros mutantes já conhecidos já apresentaram habilidades semelhantes — fazendo recorte aos manipuladores de realidade.

  • Elixir – Biocinético: Podendo manipular a vida, o mutante ômega Elixir já demonstrou habilidades de cura, destruição celular e ressuscitação em massa. Em tese, ele sozinho poderia realizar o trabalho executado pelos Cinco, como quando tentou ressuscitar todos os mutantes de Genosha enquanto sofria com ataques de pânico, tornando seus poderes instáveis;
  • Tarn, o Impiedoso – Genecinético: Podendo manipular os genes, as habilidades do mutante ômega de Arakko se assemelha bastante com as habilidades do próprio Elixir, isso o permite corrigir qualquer falha genética que exista ou até mesmo desenvolver novos genes. Alguns dos Locus Vis já foram ressuscitados pelas habilidades do Tarn;
  • Triagem – Biocinético: Christopher é um dos mutantes alfas com a habilidade semelhante ao do Elixir. Com seus poderes, Triagem pode não só curar outros mutantes como ressuscitar a si mesmo. Uma extensão do seu poder é a ressuscitação da alma, porém o corpo continua putrificado (tornando-o como um zumbi do Triagem);
  • Assim como muitos outros!

E se formos teorizar dentro dos contextos bíblicos dos milagres executados por Jesus, podemos citar: Jesus curando pessoas leprosas, enfermas ou debilitadas, ressuscitando pessoas (e a si mesmo), extraindo a vida das plantas e até mesmo sua transmutação em um ser de luz, são características que dariam a Jesus o título de um mutante Biocinético também, assim como o Elixir.


E pelo nível de seus milagres, não seria errado conceder a ele o título de mutante ômega.

Outras habilidades como caminhar sobre as águas, transmutar água em vinho, multiplicar alimentos, consciência espacial e desconjurar demônios seriam as suas heranças divinas, já que é comum a existência de mutantes híbridos — seja com outras espécies ou até mesmo deuses. Outra possibilidade seria algumas dessas outras habilidades fazerem parte do “kit ômega”, que geralmente entra telecinese e telepatia.



E então, caros leitores, o que acham da ideia de Jesus ser colocado como mutante na Marvel?

Siga nosso INSTAGRAM e fique por dentro de todas as notícias a respeito dos mutantes em primeira mão. E também se inscreva em NOSSO CANAL NO YOUTUBE e no nosso PODCAST NO SPOTIFY, onde comentamos muito mais sobre nossos X-Men e seu universo!