FILMES

Thanos é a solução para a introdução dos X-Men no MCU?

Os X-Men vão pro MCU. Isso todo mundo já sabe. Mas a grande questão é: como introduzir uma raça nova, com milhares de personagens, em um universo já estabelecido? É nisso que os fãs veem pensando incançavelmente desde que foi anunciado que os Filhos do Átomo terão uma casa nova no cinema. Alguns querem multiverso, outros pensam que os mutantes ficaram escondidos graças a ajuda de algum telepata (algo a lá Homem-Aranha 3). Ainda tem aqueles que consideram Krakoa o melhor caminho para explicar a ausência dos X-Men esse tempo todo. Mas talvez a solução seja muito mais simples e já tenha sido apresentada. E qual seria? Thanos. Abaixo você vai entender melhor essa teoria.


Thanos coletou as Joias do Infinito para concluir o seu plano de exterminar metade da vida no universo. O estalo gerou uma imensa onda de radiação cósmica. Só que a coisa fica ainda muito mais interessante quando a gente lembra que não foi um estalo só, foram quatro. O do Thanos para eliminar metade da vida, o segundo dele para destruir as joias, o do Hulk para trazer todo mundo de volta e o do Homem de Ferro para eliminar o exército do vilão. Ou seja, como a Terra foi o epicentro para três dos quatro estalos, a humanidade foi diretamente atingida pela radiação cósmica das joias mais de uma vez.

⊗ COMO O ESTALO CRIOU OS MUTANTES?
X-Men Thanos

Para isso nós precisamos relembrar como as coisas funcionam nas HQs. Por muito tempo os mutantes não tiveram uma origem estabelecida. Uma das primeiras tentativas para explicar as mutações foi a radiação. A ideia era que as usinas nucleares e as bombas atômicas teriam causado mutações genéticas nos descendentes das pessoas que foram expostas a radiação delas. Um exemplo disso é que o pai do Fera trabalhava em uma usina e sobreviveu por pouco a um acidente.

Atualmente, a explicação é que o Gene X é fruto de experimentos dos Celestiais em primatas. Eles implantaram o gene nos antepassados dos humanos e a ideia era que ele fosse despertando aos poucos e que os mutantes se tornassem o grupo dominante. Porém, o contato com a radiação fez com que mutantes passassem a nascer com mais frequência.

Também sabemos que nas HQs o Gene X costuma despertar na puberdade ou quando o mutante fica submetido a uma situação de stress. O Deadpool no cinema desperta a mutação dessa forma, por exemplo.

E é aqui que entra o estalo. Nós sabemos que a radiação das Joias do Infinito pode ser fatal. É por isso que quase ninguém consegue tocar nelas diretamente e é também por isso que Wanda e Pietro foram os únicos sobreviventes dos experimentos da Hydra. Então, a solução não seria dizer que as joias deram poderes para as pessoas, mas sim dizer que a radiação emitida pelos estalos fizeram com que mais pessoas começassem a despertar o Gene X inativo e isso seria o estopim para uma crise na sociedade. Ou seja, a radiação cósmica das joias assumiria o papel da radiação nuclear dos quadrinhos.

⊗ E OS X-MEN?
Thanos Lukas Werneck X Men

Então isso quer dizer que os X-Men surgiram depois dos estalos? Não necessariamente. Nos quadrinhos já existiam alguns mutantes antes das usinas e das bombas, mas eram poucos. Então os X-Men já poderiam existir, assim como mutantes já poderiam ter sido usados de cobaias em experimentos no passado. A questão é que seria um número pequeno até então. E por isso não chamavam atenção na sociedade.

O MCU usa o termo “aprimorados” para pessoas que ganharam super-poderes. É o caso do Capitão América, Hulk, Soldado Invernal e da Capitã Marvel. Em Guerra Civil (2016) é dito que o número de aprimorados registrados aumentou desde que Tony Stark passou a agir como Homem de Ferro. Não é difícil imaginar que muitas dessas pessoas identificadas como aprimoradas sejam na verdade mutantes, mas que não eram catalogadas dessa maneira.

Porém, depois do surgimento de muitas pessoas com poderes após os estalos, cientistas passariam a identificar um padrão e a entender que não teria como todos serem aprimorados. Eles investigaram esses casos e descobririam que se trata de uma subespécie de humanos. E aí começaria a discussão sobre os mutantes na sociedade. Extrapolando um pouco mais: a histeria coletiva forçaria os X-Men, que até então talvez estivessem agindo em segredo, a virem a público.

E aí, caro mutante, o que achou dessa teoria? Conta pra gente nos comentários!