Segundo roteirista, Fox tentou mudar característica clássica de Wolverine
Hoje em dia, o mercado de filmes de super-heróis é o mais lucrativo da indústria cinematográfica. No entanto, 22 anos atrás isso não era uma realidade, filmes com super-heróis ainda eram descredibilizados. Foi justamente nessa época que surgiu o primeiro filme dos X-Men, que, junto do primeiro Homem-Aranha, mostrou que era possível fazer filmes de heróis de qualidade e sucesso. No entanto, para atingir esse sucesso, foi necessário definir como seria o filme e fazer algumas mudanças, aparentemente, a Fox inclusive tentou fazer uma mudança numa característica clássica de Wolverine.
Em entrevista ao Inverse, o roteirista de X-Men: O Filme David Hayter conversou um pouco sobre o seu processo de escrita do filme. Além disso, ele falou sobre algumas mudanças que os executivos da 20th Century Fox tentaram fazer no mutante Wolverine. Hayter lembrou ter sido chamado ao estúdio para discutir a mudança que tornaria Wolverine estadunidense. O roteirista porém, se manteve firme e Wolverine permaneceu canadense. Confira o que ele disse:
“Um dos momentos de maior orgulho que tive no primeiro filme foi quando fui chamado a um dos escritórios de produção e eles me disseram: ‘Ei, podemos encontrar Wolverine no Alasca em vez de Alberta e torná-lo americano? ‘ Eu sabia que [essa pergunta] ia acontecer, mas eu estava pronto. Assim eu disse a eles: ‘Todo mundo sabe que Wolverine é canadense e os fãs vão matar vocês’. Eu não tinha poder nessa situação, mas me mantive firme e ele permaneceu canadense.
Nos quadrinhos, a nacionalidade do personagem nasceu antes mesmo do próprio herói. O editor-chefe da Marvel, Roy Thomas, pediu ao escritor Len Wein que criasse um personagem especificamente chamado Wolverine, que é canadense e de pequena estatura e com o temperamento feroz de um carcaju. John Romita então projetou o personagem, que originalmente possuía garras retráteis nas luvas. Logan era um super-soldado treinado pelo governo canadense, com toda a base de sua história ligada ao Canadá.
Escalação de Hugh Jackman
Embora alguns executivos da Fox tenham tentado mudar uma característica chave do personagem, Hugh Jackman possui outra característica que é muito diferente do Carcaju, ele é alto. Esse aspecto no entanto, foi um problema a princípio, visto que Hugh foi rejeitado justamente por ser muito alto e ser bonito. Segundo David, Jackman teve um pouco de sorte em sua escalação.
A primeira vez que Hugh Jackman fez o teste, ele não foi escalado. Ele era ótimo, mas era o cara mais legal do mundo e era muito alto e super bonito, então não achávamos que ele fosse o Wolverine. Tom Rothman, o chefe da Fox da época, disse que seria Dougray Scott, então nós o escalamos enquanto ele estava fazendo Missão Impossível II. Nós continuamos recebendo ligações de Tom Cruise dizendo: ‘Nós só precisamos dele um pouco mais’. Quando estávamos prestes a começar a filmar, não tínhamos visto Wolverine trajado ou feito as roupas dele, então enviamos a figurinista Louise Mingenbach para a Austrália para montá-lo, e descobrimos que ele [Dougray] havia sofrido um acidente de moto filmando Missão: Impossível II. O peso dele caiu para 68 kg. Simplesmente não ia funcionar.”
Assim, houve a escalação de Hugh para o papel que se tornou um marco em sua carreira e também nos filmes de super-heróis. Vale apontar que embora os produtores tenham rejeitado Hugh por causa de seus 1 metro e 90 de altura, Dougray Scott não era tão diferente, ele tem 1.83 m.
Afinal, qual sua opinião com relação a mudança na origem de Wolverine, teria feito muita diferença para o personagem? Diga o que pensa nos comentários.
Fonte: Inverse
LEIA TAMBÉM: X-MEN LEGENDS: Série revelará um segredo sobre Wolverine