OUTROS

Marvel se pronuncia contra lei anti-LGBTQIA+ após acusações à Disney

Recentemente o nome da The Walt Disney Company esteve envolvido em uma polêmica que mancha o nome da empresa. Segundo informações, a empresa estaria financiando a campanha de políticos que apoiam a lei anti-LGBT no estado da Flórida. A Marvel Studios no entanto, parece se opor fortemente a essa lei e fez seu pronunciamento oficial.


Lei Anti-LGBT e a política do “Não diga gay”

Para entender toda a polêmica na qual a Disney dos Estados Unidos está envolvida, é preciso primeiramente entender o que é a lei considerada anti-LGBT da Flórida. Popularmente batizada de “Don’t Say Gay” (Não diga gay), a lei se chama Parental Rights in Education (Diretos dos pais na educação) e foi aprovada pela Câmara dos Representantes da Flórida e também no Senado do estado. Para que ela seja implementada de verdade, basta apenas a sanção do governador Ron DeSantis, que já se mostrou favorável a nova regra.

Essa é uma lei que proibirá menções a orientações sexuais e identidade de gênero em escolas até a série primária. Também proíbe aulas em outras séries, a menos que sejam “adequadas à idade e apropriadas ao desenvolvimento”, no entanto, a idade apropriada não é revelada. Como as proibições são vagas, fica subentendido que professores ou funcionários não terão nenhuma autoridade para explicar aos alunos nada sobre o assunto. Isso porque a lei dá aos pais dos alunos a oportunidade de processar qualquer instituição de ensino que descumprisse a nova política.

A lei é vista com maus olhos, pois em situações mais extremas, professores pertencentes a comunidade LGBTQ+ não poderiam falar sobre suas próprias identidades e orientações sexuais. A proibição estaria vigente mesmo em situações onde há alguma dúvida dos alunos com relação a eles e suas orientações sexuais. Além disso, a lei poderia estigmatizar alunos LGBTQIA+ e em algum grau, colocá-los em risco. Isso pois caso identifiquem alunos da comunidade sofrendo bullying, os profissionais se sentiriam desencorajados a contar aos pais o motivo da perseguição à seus filhos, visto que ficariam com medo de serem processados.


Envolvimento da Disney

Recentemente, descobriu-se que a Disney doou US$ 5 milhões (cerca de R$ 25 milhões) para a campanha de políticos que apoiam a lei. Significando assim, que indiretamente a empresa estaria apoiando pessoas que abertamente são contra os direitos LGBTQ+. Isso fez com que a empresa se tornasse alvo de muitas críticas, e com razão.

Posteriormente, o CEO da companhia, Bob Chapek, se manifestou e disse que, apesar da doação milionária para a campanha discriminatória, a Disney “trabalha nos bastidores” visando convencer os senadores da Flórida a vetarem a lei. Contudo, uma carta aberta de funcionários da Pixar deixou a imagem da empresa um pouco mais abalada e aponta o completo oposto. Um dia após o pronunciamento de Chapek, eles enviaram uma carta acusando a Disney de censurar praticamente todo o conteúdo LGBTQIA + dos filmes da Pixar.


Nós da Pixar testemunhamos pessoalmente belas histórias, cheias de personagens diversificados, voltando das críticas corporativas da Disney reduzidas a migalhas do que eram antes. Quase todos os momentos de afeto abertamente gay são cortados por ordem da Disney, independentemente do quanto há protestos das equipes criativas e da liderança executiva da Pixar.

Após essa carta, Bob Chapek fez um novo pronunciamento:

Obrigado a todos que me procuraram compartilhando sua dor, frustração e tristeza pela resposta da empresa ao projeto de lei ‘Don’t Say Gay’ da Flórida. Falar com vocês, ler suas mensagens e me encontrar com vocês me ajudou a entender melhor o quão doloroso foi nosso silêncio. É claro que esta não é apenas uma questão sobre um projeto de lei na Flórida, mas mais um desafio aos direitos humanos básicos. Vocês precisavam de mim para ser um aliado mais forte na luta por direitos iguais e eu os decepcionei. Sinto muito.


O pronunciamento da Marvel Studios

Essa semana a Marvel Studios fez um pronunciamento bastante incisivo onde se mostra completamente contra a lei anti-LGBTQ+ e reforçou seu compromisso para promover a igualdade e continuar se mantendo enquanto aliados da comunidade. Confira abaixo o pronunciamento da empresa, que se comunicou através de sua página no twitter:

Nós fortemente denunciamos TODA e qualquer legislação que infrinja o básico dos direitos humanos da comunidade LGBTQIA+. A Marvel Studios se posiciona pela esperança, inclusão e força, e nós orgulhosamente estamos com a comunidade. Hoje, nos comprometemos a continuar nosso forte compromisso como aliados que promovem os valores da igualdade, aceitação e respeito.”


Nós do Universo X-Men ficamos felizes com esse pronunciamento e esperamos que esse compromisso se mostre nos filmes, com a inclusão de muitos personagens LGBTQIA+. Você acredita que a Marvel Studios trabalhará para fazer uma maior inclusão e aumentar a diversidade?

LEIA TAMBÉM: Em breve mais da metade do MCU será composto por heroínas, diz Kevin Feige