FILMES

Chris Claremont revela qual cena de X-Men: O Filme o fez pular no cinema

Por mais que tenha seus altos e baixos, a franquia X-Men é até hoje exaltada como uma das pioneiras que restaurou o gênero de Super-Heróis no cinema. Junto de Homem-Aranha, X-Men: O Filme trouxe de volta a confiança do público de que filmes de heróis poderiam funcionar. O primeiro filme dos mutantes inclusive, fez com que o lendário quadrinista dos X-Men, Chris Claremont se levantasse da poltrona do cinema e gritasse.


Wolverine é uma criação de Len Wein, John Romita. Roy Thomas e Herb Trimpe, sua primeira aparição aconteceu em “The Incredible Hulk #180” em 1974. Nessa época, muitas das características clássicas do personagem ainda não estavam bem estabelecidas. Somente quando Claremont junto assumiu os mutantes junto de Dave Cockrum, que alguns detalhes relevantes do mutante se desenvolveram. Inclusive, o escritor disse o seguinte:

Houve alguns detalhes importantes que estabelecemos nos primeiros anos [que assumimos os X-Men]. A percepção de Len [Wein] sobre Wolverine é que ele era um adolescente, mas nem Dave [Cockrum] nem eu estávamos particularmente entusiasmados com isso. Então eu disse: ‘Vamos envelhecê-lo e ver o que acontece’, e continuamos. Nós o tornamos mais velho que os outros, o que lhe deu infinitamente mais experiência.


Além disso, as famosas garras de adamantium do mutante se tratavam de dispositivos inseridos no uniforme do herói e não de seu esqueleto. Essa foi outra alteração que surgiu com a chegada de Claremont e Cockrum, mudança que o deixaria muito feliz ao constata-la nos filmes.

Len Wein também fez das garras como parte de suas luvas. Então, por volta da edição nº 98, Dave apareceu com um esboço que tinha o punho de Logan com três garras saindo dele. Lembro-me de olhar para ele e dizer: ‘Oh meu Deus, isso é nojento’. A decisão de fazer as garras saírem por sua mão o tornou mais humano. Toda vez que ele usa suas garras, ele está abrindo a mão – isso dói, ele não deveria se acostumar com isso.


A cena que fez Claremont pular

Em X-Men: O Filme, quando Vampira conhece Wolverine, ela o vê utilizando as garras para se livrar dos homens que o estão ameaçando. Chocada com o que vê, ao receber carona do mutante, ela pergunta para ele se machuca quando as garras saem, e ele responde “toda vez”. Chris Claremont revelou ao Inverse que é justamente essa cena que o deixou extremamente feliz.

Eu me lembro de pular da poltrona durante a estreia e gritar ‘Sim!’ do fundo dos meus pulmões. Não só porque era o diálogo que eu escrevi dos quadrinhos, mas também pelo que simboliza para personagem.


Afinal, qual cena do filme revela você considera a melhor? Diga o que pensa nos comentários.