GAMES

8 Jogos antigos dos X-Men que ainda vale a pena jogar

Agora que a Disney finalmente adquiriu os direitos cinematográficos dos filhos do átomo, todo o boicote com relação aos filhos do átomo acabou. Os quadrinhos dos X-Men estão em alta, os brinquedos voltaram a ser vendidos, mutantes novos foram criados e até mesmo o novo jogo de videogame do Wolverine foi anunciado. Contudo, esse processo de retorno dos mutantes aos games pode demorar um pouco, assim, restam aos fãs relembrar os jogos antigos. Pensando nisso, o Universo X-Men resolveu apontar 8 jogos antigos dos X-Men que ainda vale a pena jogar.


Vale apontar que essa lista focará em jogos onde os X-Men são protagonistas únicos, o que deixará de fora jogos como Marvel Ultimate Alliance. Outra opção foi relação ao gênero do jogo, pois focaremos apenas nos jogos de aventura. Essa especificidade tira da lista jogos incríveis como X-Men: Children of the Atom. Os jogos estarão relacionados conforme sua data de lançamento.

1. X-Men – 1992
  • Plataforma: Arcade, IOS, Android
  • Desenvolvedora/Distribuidora: Konami
  • Gênero: Ação em 2D, Beat ‘em up
  • Modos de jogo: Singleplayer, Multiplayer (Local até 4 jogadores)

O jogo toma como base a animação “Pryde of The X-Men”, utilizando a mesma formação da equipe do desenho. Os personagens jogáveis são: Ciclope, Tempestade, Colossus, Wolverine, Cristal e Noturno. Utilizando estes personagens, devemos passar por diversos desafios e inimigos. Dentre a gama de vilões estão: Pyro, Blob, Wendigo, Nimrod, Rainha Branca, Fanático, Monolito Vivo e Mística. Por fim, finalmente chegamos ao Asteroide M para enfrentar Magneto que previamente já havia sequestrado Kitty Pryde e agora mantinha o Professor X em cativeiro. 

O sistema de gameplay é simples, assim como todos os beat ‘em up dos fliperamas nos anos 90. Você avança caminhando para direita, enfrentando e derrotando todos os inimigos que aparecem na tela. Para concluir o objetivo, você pode bater, pular e utilizar um poder especial. Porém, ao usar esse poder a energia do personagem é drenada.

O jogo é bastante simples e repetitivo, contudo, isso não atrapalha a diversão que ele pode proporcionar. Principalmente se está jogando com amigos, pois a experiência se torna muito mais agradável. Era possível jogar com os amigos uma versão HD do jogo lançada para Playstation 3, X-Box 360, IOS e Android. Contudo essa versão foi removida das plataformas.


⊗ 2. X-Men – 1993
  • Plataforma: Sega Genesis (Mega Drive)
  • Desenvolvedora/Distribuidora: Western Technologies Inc/Sega
  • Gênero: Ação, plataforma
  • Modos de jogo: Singleplayer, multiplayer (Local)

Este que é um jogo exclusivo de Mega Drive, é todo ambientado na Sala de Perigo. Magneto utilizando um satélite, envia um vírus para a sala desativando os limites de segurança da área de treinamento. Os X-Men Gambit, Noturno, Ciclope e Wolverine, precisam enfrentar todos os hologramas e obstáculos criados, enquanto o Professor X neutraliza o vírus, para que os mutantes então possam enfrentar seu arqui-inimigo.

A jogabilidade é simples, mas boa. O jogador pode andar, pular, bater e utilizar poderes, que são limitados por uma barra de MP. Apertando start você também pode alternar entre os personagens ou chamar um aliado para te ajudar. Dentre os aliados disponíveis, contudo não jogáveis, estão: Vampira, Arcanjo, Homem de Gelo e Tempestade.

Ao jogar com um amigo, o jogo é bastante divertido. Outras vezes, porém, pode ser muito frustrante. Isso acontece por causa da dificuldade elevada, mas ainda assim, vale muito a pena.


⊗ 3. X-Men: Mutant Apocalypse – 1995
  • Plataforma: Super Nintendo
  • Desenvolvedora/Distribuidora: Capcom/Capcom
  • Gênero: Ação, plataforma, beat’em up
  • Modos de jogo: Singleplayer

Charles Xavier envia cinco de seus X-Men (Wolverine, Ciclope, Psylocke, Gambit e Fera) para um novo trabalho: sabotar operações e estruturas no complexo da ilha de Genosha e libertar mutantes que estavam em cativeiro. Contudo, outras investigações revelam que a Rainha da Ninhada e Tusk estão envolvidos e chefiados por Apocalipse. Após derrotar os vilões em Genosha, os X-Men precisam seguir para Avalon, derrotar Exodus e então Magneto, que planeja destruir Genosha.

A jogabilidade é bastante simples e intuitiva. O jogador pode andar, pular e utilizar as habilidades especiais dos mutantes. Cada personagem deste jogo possui um estilo de movimentação, salto e habilidades únicas. Essas coisas influenciam diretamente na maneira em que as fases serão passadas, caminhos que serão seguidos e formas de derrotar os chefes.

X-Men: Mutant Academy é sem dúvida um dos melhores jogos dos mutantes já feitos, mesmo hoje, após mais de 20 anos do lançamento do jogo, ele continua divertido e desafiador.


⊗ 4. X-Men 2: Clone Wars – 1995
  • Plataforma: Sega Genesis (Mega Drive)
  • Desenvolvedora/Distribuidora: Headgames/ Sega
  • Gênero: Aventura, plataforma
  • Modos de jogo: Single-Player, Multiplayer (Local)

Este é um ótimo jogo da era 16 bits e considerado um dos melhores games do console. É baseado na história dos quadrinhos onde a raça alienígena conhecida como Falange retorna a Terra. Seu objetivo é assumir o controle do planeta assimilando todos os seus habitantes. Vários mutantes já foram assimilados, tornando-se experimentos dos alienígenas. Apenas um pequeno grupo de X-Men (Fera, Psylocke, Gambit, Noturno, Wolverine e Ciclope) evitaram ser capturados. Unindo-se temporariamente com Magneto, eles devem derrotar a Falange para salvar a humanidade.

A jogabilidade é bastante parecida com a de seu antecessor. O jogador pode caminhar, pular, abaixar e utilizar os poderes únicos de cada mutante para atravessar as fases e derrotar os chefes.

Este é um jogo bastante divertido, mas um tanto quanto difícil, por isso a experiência se torna melhor jogando com um colega ao lado. Provavelmente está entre os melhores até mesmo dessa lista.


⊗ 5. X-Men Legends – 2004
  • Plataforma: GameCube, N-Gage, Xbox, PlayStation 2.
  • Desenvolvedora/Distribuidora: Raven Software, Barking Lizards (N-Gage)/ Actvision
  • Gênero: Ação/Aventura com elementos de RPG
  • Modos de jogo: Single player, multiplayer local

Lançado em 2004, X-Men: Legends certamente entra no top 5 de jogos favoritos dos mutantes para a grande maioria dos fãs. Este é primeiro jogo dos X-Men da geração Playstation 2, Game Cube e X-Box. O game trouxe conceitos aproveitados em muitos jogos de vídeo game até hoje.

O jogo possui um enredo simples, mas que se torna cheio de camadas devido as missões secundárias. Ele se passa na perspectiva de Alison Crestmere, a Magma, uma jovem mutante que tem a habilidade de invocar e controlar a atividade vulcânica. Enquanto Alison aprende a controlar seus poderes na Mansão X, os X-Men vão para várias missões. Durante o jogo, devemos concluir tarefas desde libertar outros mutantes, até lutar contra a irmandade. Eventualmente, os X-Men descobrem o plano de Magneto de cobrir a Terra na escuridão usando sua base, o Asteroide M, para colidir com o planeta.

Os jogadores escolhem uma equipe de até quatro personagens de um grupo de 15 X-Men. Conforme se avança no jogo, X-Men adicionais são desbloqueados. Nas versões de console, até quatro jogadores podem jogar na campanha cooperativa, com a capacidade de adicionar ou remover jogadores a qualquer momento.

Conforme os personagens sobem de nível, é possível atualizar suas habilidades tornando-os mais fortes. O jogo também fornece ítens para aprimorar as habilidades dos personagens.

Embora a dublagem original tenha recebido críticas, com um sistema de combate refinado, bons gráficos e um multiplayer extremamente divertido, X-Men: Legends é ainda hoje um dos melhores jogos dos mutantes.


⊗ 6. X-Men Legends 2: Rise of the Apocalipse – 2005
  • Plataforma: Microsoft Windows, GameCube, N-Gage, Xbox, PlayStation 2, PSP.
  • Desenvolvedora/Distribuidora: Raven Software, Supervillain Studios, Beenox (PC), Vicarious Vision (PSP) Barking Lizards (N-Gage)/ Actvision
  • Gênero: Ação/Aventura com elementos de RPG
  • Modos de jogo: Single player, multiplayer local e online

É ambientado após os eventos de X-Men Legends e apresenta o vilão Apocalipse como o principal antagonista. O jogo começa com os X-Men e a Irmandade unindo forças para salvar o Professor X e Polaris, que foram sequestrados. As equipes vão até Genosha, mas encontram a ilha devastada pelas forças do Apocalipse, e trabalham nos destroços para descobrir o que ele estava procurando.

Com o decorrer do game, descobrimos que o plano de Apocalipse é usar Polaris, Mercúrio, Emma Frost e Dentes de Sabre. Isso como parte de uma máquina para alimentar um experimento para conceder ao vilão enormes quantidades de poder. Segue-se então uma grande batalha contra o tempo para impedir Apocalipse.

O jogo conta com um sistema de gameplay igual ao seu antecessor, e assim como ele, foi muito bem recebido pela crítica e pelo público. Seu combate com quatro personagens é frenético, dinâmico e divertido. A implementação do modo online para dois jogadores simultâneos também foi uma novidade bem recebida. Com tantas qualidades assim, não é surpresa X-Men Legends 1 e 2 estarem da lista dos maiores hits de jogos do Playstation 2.


⊗ 7. X-Men Origens: Wolverine – 2009
  • Plataforma: Microsoft Windows. Nintendo DS, PlayStation 2 , PlayStation 3, PSP, Wii, Xbox 360, mobile phone.
  • Desenvolvedora/Distribuidora: Raven Software, Amaze Entertainment (PS2, Wii) Griptonite Games (PSP, NDS) EA Mobile (mobile phone)/Actvision
  • Gênero: Ação/Aventura, Hack’n Slash
  • Modos de jogo: Single player

Este é um jogo de ação e aventura hack and slash vagamente baseado no filme de mesmo nome. O lançamento do jogo coincidiu com o lançamento do filme, em 1º de maio de 2009.

O jogo mescla um pouco da história do personagem nos quadrinhos, ao mesmo tempo que mostra a história do filme. Vemos o passado violento de Wolverine, incluindo as missões na África e o surgimento da Arma X. Ao longo do jogo, o seu principal objetivo se torna a busca por vingança contra Dentes de Sabre. Assim como no filme, o assim chamado Victor Creed finge ter matado Kayla, a Raposa Prateada. Em sua trajetória, Wolverine acaba encontrando diversos personagens conhecidos. Dentre ele temos: Deadpool, Gambit, Blob, Agente Zero, Mística, John Wraith, Sentinela, William Stryker.

No game, é possível mudar de uniforme, obter novas habilidades e aumentar a força e a agilidade do personagem. Sendo um jogo para maiores, é bastante violento. Não é incomum cortar os braços, pernas e as cabeças dos adversários.

A versão sem censura do jogo recebeu em sua maioria criticas positivas. Para aspectos negativos, a repetição, a campanha curta, e a história (que é a mesma do filme) foram ressaltadas. Ainda assim, a jogabilidade sangrenta, o combate frenético, e as diversas habilidades de Wolverine são destaques positivos.

Pela qualidade terrível do filme, é fácil ter um pré-conceito desse jogo. Porém, se você tiver uma oportunidade de jogar a versão de computador, dê uma chance. Este é o melhor jogo solo do Wolverine e um dos melhores dos mutantes.


⊗ 8. Deadpool – 2013

Plataforma: Microsoft Windows, PlayStation 3, PlayStation 4, Xbox 360, Xbox One
Desenvolvedora/Distribuidora: High Moon Studios, Mercenary Technology (PC)/ Activision
Gênero: Ação/Aventura, Hack’n Slash
Modos de jogo: Single player

O Mercenário Tagarela não é mais considerado um mutante, ainda assim, Deadpool de certa forma ainda faz parte desse núcleo e esse é um jogo que inclui os mutantes como aliados e vilões. Escrito por Daniel Way, o jogo traz Deadpool (dublado por Nolan North) de sua forma mais fiel possível. Com múltiplas personalidades, quebrando a quarta parede em uma aventura extremamente cômica.

O enredo do jogo é bastante simples. Deadpool quer ter seu jogo solo, então ele obriga a High Moon Studios a fazê-lo através de ameaça. Durante o decorrer do game, no entanto, Wade se encontra com Cable, que revela que o Sr. Sinistro está tentando dominar o mundo e Deadpool precisa ajudar, caso contrário, seu restaurante favorito de taco será destruído no futuro. E então Wade segue ajudando os X-Men a parar o vilão.

A jogabilidade assim como o enredo, é bastante simples. Deadpool utiliza suas katanas ou pistolas em um sistema de tiro em terceira pessoa para derrotar os inimigos. O jogo possui um sistema de upgrade, que aumenta a variedade de combos do personagem. Há também algumas situações onde é necessário fazer assassinatos furtivos. Esse é um jogo que não é uma genialidade, mas ele serve bastante para quem quer apenas gastar um tempo descontando a raiva nos inimigos. A trilha sonora e a interação com os X-Men também são pontos positivos para o jogo (embora o sexismo possa incomodar alguns).


A única parte ruim dos jogos citados se trata do acesso a eles. Isso porque a maioria esmagadora desses jogos não se pode ter acesso. Bom, pelo menos não pelos meios legais, no entanto, a internet é um local vasto, uma pesquisa no google mostrará que o acesso aos jogos não é impossível. Quais desses jogos é o seu favorito?

LEIA TAMBÉM: Conheça todos os jogos em que os X-Men são protagonistas