ESPECIAL UX

Stan Lee copiou a DC Comics para criar os X-Men?

Os X-Men é uma das equipes de maior sucesso da Marvel, seja por seus personagens carismáticos ou pelos temas sociais que aborda, o grupo de mutantes conquistou milhares de fãs nos quadrinhos, na TV e nos cinemas. Criados em 1963 por Stan Lee e Jack Kirby, o grupo formado por Ciclope, Garota Marvel, Anjo, Fera e Homem de Gelo era liderado pelo Professor Charles Xavier, um mutante telepata e cadeirante que usava um instituto como fachada para treinar e ajudar mutantes renegados.


Porém, essas características também poderiam descrever a Patrulha do Destino, um grupo de renegados que são liderados por um cadeirante apelidado de Chefe. Além disso, ambas as equipes servem como alegorias para minorias marginalizadas. Patrulha do Destino surgiu três meses antes da primeira aparição dos X-Men em My Greatest Adventure #80 e o Screenrant relembrou o que o criador da equipe, Arnold Drake, comentou sobre o assunto durante uma entrevista ao Newsarama em 2005. Drake admitiu com o tempo que ficou “cada vez mais” convencido de que Stan Lee “copiou conscientemente os X-Men da Patrulha do Destino”.

Eu não acreditava nisso no início porque o tempo de lançamento foi tão curto. Ao longo dos anos aprendi que muitos escritores e artistas estavam trabalhando tanto na Marvel quanto na DC. Portanto, a partir de quando eu trouxe a ideia pela primeira vez para o escritório do Murray Boltinoff[editor da DC], teria sido fácil para alguém andar e ouvir que eu estava trabalhando em uma história sobre um bando de super-heróis renegados que são liderados por um homem em uma cadeira de rodas. Então, com o passar dos anos, comecei a sentir que Stan teve mais tempo de criação do que eu imaginava. Ele pode muito bem ter tido quatro, cinco ou até seis meses.”

Patrulha do Destino

X-Men

Parece que o escritor se convenceu de que não era caso de cópia e sim da consequência de ter as mesmas pessoas trabalhando em ambas as empresas. Também é interessante notar que Patrulha do Destino pode ter sido inspirado no Quarteto Fantástico, que foi criado por Stan Lee. É fato que no auge dos quadrinhos no mercado, a Marvel e a DC competiam bastante e sempre se inspiravam no trabalho da rival.

Também é interessante notar que o primeiro mutante criado por Stan Lee apareceu no conto de ficção “The Mutants and Me“, que foi inserido na 6ª edição de Tales of Suspense, no ano de 1959. O conto apresenta Vincent Farnsworth, que descobre que é um mutante com habilidades de teleporte e intangibilidade. Em Amazing Adult Fantasy #14, de 1961, Stan Lee e Steve Ditko apresentaram outro mutante aos leitores no conto “The Man in the Sky“, onde Tad Carter tem habilidades telepáticas e telecinéticas.

A história de Vincent Farnsworth mostra que os mutantes estão escondidos na sociedade e que não se revelam pois podem ser vistos como inimigos. Já a história de Tad Carter dá origem ao conceito de que os mutantes são o próximo estágio do desenvolvimento humano e são vistos como aberrações pela sociedade. No final da história, Carter escuta uma voz na telepática na sua cabeça que lhe explica que existem outros mutantes como ele. O discurso e os poderes desse personagem misterioso lembram muito o Professor Charles Xavier, assim como sua aparência(apenas a cabeça do personagem é mostrada), porém, se trata de Tobias Messenger, um personagem que retornou aos quadrinhos em 2001, nas mãos de John Byrne.


Se X-Men é de fato uma cópia de Patrulha do Destino ou a Patrulha de Destino foi inspirada no Quarteto Fantástico…nós nunca saberemos, pois infelizmente, Stan Lee e Arnold Drake já faleceram. A dúvida vai sempre ficar no ar, mas ao invés de perder a cabeça se perguntando quem copiou quem, é mais fácil aproveitar ambas as equipes em todas as mídias possíveis.

Você consegue ver similaridades entre os X-Men e a Patrulha do Destino?