QUADRINHOS

EMOCIONANTE! Sem corpo e de codinome pejorativo, mutante ganha nova identidade

A finalização dos arcos construídos em NOVOS MUTANTES aconteceu na última HQ publicada, com uma mutante ganhando uma nova identidade


ATENÇÃO, O TEXTO CONTÉM SPOILERS DE NOVOS MUTANTES #24, AINDA INÉDITA NO BRASIL.

Ao longo de toda história dos mutantes na Marvel, vimos que boa parte deles são perseguidos, caçados, mutilados e até mortos por conta do racismo existente.

Os X-Men em sua maior parcela existem para isso, resgatar mutantes em posição desfavorável à sociedade ou até mesmo protegê-los do pior dos inimigos.

E uma dessas mutantes que sofreu na mão dos humanos foi a Martha Johansson.


⊗ A CRUEL HISTÓRIA DA MUTANTE NÃO GAROTA

Martha é uma jovem mutante que manifestou uma poderosa telepatia no início de sua puberdade. Ela mais tarde foi capturada por John Sublime, líder dos U-Men, uma organização criminosa que visava criar uma nova espécie humana, uma em que humanos usassem partes de corpos mutantes em seus próprios corpos, como os enxertos que a XENO fez com a Dominó em X-FORCE (2019).

A mutante teve então todo o seu corpo usado pela organização e o seu cérebro foi colocado em uma cápsula neural, que permitia que o seu cérebro permanecesse vivo — assim como fizeram com o Legião, em WAY OF X (2020).

Porém Martha não morreu. Graças a natureza de suas habilidades, mesmo sem corpo Martha ainda conseguiu sobreviver. No entanto era dopada por Sublime, que usava suas habilidades em prol de suas vontades. Eventualmente, os X-Men a salvaram.

Ela passou a ser uma das alunas do Instituto Xavier e posteriormente do Instituto Jean Grey. Por não ter um corpo físico, Martha ganhou um nome pejorativo apelidado por outras crianças mutantes, o No Girl — Não Garota, no Brasil — um codinome que negava sua existência.


⊗ UMA NOVA IDENTIDADE MUTANTE
“Eu passei meus últimos anos como um cérebro em um jarro. Eu fui totalmente privada de me alimentar, falar ou sentir.”

Martha nunca gostou do codinome, mas aceitou ser chamada assim por insistência dos seus colegas. Em algumas outras histórias, a jovem já havia ganhado um corpo através dos poderes do mutante Zero, que conseguia controlar seu próprio corpo e criou um pra ela enquanto eles se relacionavam. Isso gerava uma certa dependência entre eles. Eventualmente o personagem começou a enlouquecer e posteriormente acabou morrendo. Martha voltou a ser só um cérebro.

Felizmente toda essa jornada de tragédias chegou ao fim! Em NOVOS MUTANTES #24, história de Vita Ayala, ilustrações do brasileiro Danilo Beyruth e cores de Dan Brown, tivemos a finalização do arco do “Clube dos Perdidos”, arco que reunia mutantes que buscavam sua identidade em Krakoa.

E uma dessas mutantes era Martha Johansson, a Não Garota. Em uma nação onde mutantes podiam ressuscitar em seus respectivos corpos, Martha se sentiu traída ao perceber que esse direito era negado a ela. Que ela deveria conviver feliz com suas limitações. E isso a chateou.

Com o Clube dos Perdidos, Martha foi aos poucos em busca de sua própria identidade em Krakoa. Em um arco contra o Rei das Sombras em  NOVOS MUTANTES #23, por meio de uma sinergia mutante com Anole, Batedora (Gabby), Aguaceiro, Cosmar e Não Garota, eles foram capazes de se manifestarem fisicamente dentro da realidade psíquica do Rei das Sombras.

E nessa realidade Martha (e Cosmar, que sofria da mesma problemática) manifestaram seus próprios corpos físicos, a forma como elas gostariam de serem vistas. Com o fim do arco, ao voltarem a realidade atual, Não Garota fez uma nova solicitação aos Cinco e eles realizaram a sua vontade.


⊗ O RENASCIMENTO DE MARTHA JOHANSSON, A CEREBELLA

Ovacionada por um belíssimo discurso da Tempestade, Martha agora se revelava totalmente realizada em Krakoa, conquistando seu tão sonhado corpo e aderindo a um codinome que ela mesma se orgulha, Cerebella. Confira como foi a recepção dela em Krakoa!


“Tão importante quanto comemorar nossos triunfos, devemos reconhecer também nossos fracassos. Não podemos dar justiça se não aceitarmos que somos capazes de fazer o mal.

Por muito tempo, não ouvimos os gritos de socorro de nossa irmã. Por favor, dê um passo à frente querida. Nossa irmã foi torturada — uma vítima da crueldade humana.

Nós a amávamos, não a abandonamos, mas quando ganhamos a tecnologia que poderia beneficiar ela, não recorremos a ideia. Nós falhamos com ela.

Hoje, temos a chance de começar uma nova jornada. Hoje, temos mais uma chance de ouvir e aprender. Eu a conheço pela vontade em seu coração, uma vontade de experimentar o mundo.

Deem boas vindas a sua irmã! Bem-vinda, Cerebella!”

Tempestade, NOVOS MUTANTES #24

⊗ CONEXÕES ENTRE CEREBELLA E CYLOBEL

Coincidentemente ou não, Cerebella e Cylobel — apresentada em POTÊNCIAS DE X #2 — dividem características bem semelhantes. Cyllobel é uma mutante quimera telepata e telecinética, trazendo a característica inédita de ter o cérebro obscuro, que lhe concede imunidade telepática contra outra telepatas.

E assim como Cerebella, o visual de Cylobel mantém o seu crânio transparente e o cérebro exposto. Nunca tivemos nenhuma informação de quais mutantes teriam sido usados para a criação de Cylobel, mas ao que tudo indica, os genes da Martha foram usados em sua produção.

No futuro, Cylobel é capturada pelas Sentinelas Nimrod e mais tarde tem seu corpo preservado em um tanque de experimentos… Coincidência com a história da Martha, não?



E então caros leitores, o que acharam do arco final do Clube dos Perdidos com a Martha tendo seu final feliz agora como Cerebella? Gostaram da nova identidade mutante dela? Comentem abaixo, vamos teorizar o seu futuro!

Siga nosso INSTAGRAM e fique por dentro de todas as notícias a respeito dos mutantes em primeira mão. E também se inscreva em NOSSO CANAL NO YOUTUBE e no nosso PODCAST NO SPOTIFY, onde comentamos muito mais sobre nossos X-Men e seu universo!