É O PODER! Feiticeira Escarlate engana Chthon e absorve o poder dele e do Darkhold
Feiticeira Escarlate finalmente consegue colocar um ponto final em sua relação com o deus Chthon, absorve o Darkhold e se torna livre dele.
Primeiramente, é importante dizermos só pela oneshot do DARKHOLD ter sido publicada já é uma vitória para a Wanda. Sendo escrita pelo Steve Orlando, a HQ encontrou dificuldades ao longo de 2 anos inteiros até chegar nas lojas de quadrinhos. Seja por causa da pandemia de Covid-19, seja pela ausência de matéria prima ou até mesmo problemas editoriais. O DARKHOLD por si só é um milagre
Brincadeiras a parte, o Darkhold em si, ou Tomo Negro (também chamado de Livro dos Condenados), como sugere a tradução brasileira, é um livro de encantamentos e feitiços que funciona também como uma chava/portal para acessar a dimensão conhecida como “The Other-Realm”ou “Extra-reino” — não confundir com Otherworld, ou Extramundo.
⊗ CONTEXTUALIZANDO O DARKHOLD
O Extra-reino é o local para qual o deus ancião Chthon fugiu após um confronto com seus irmãos (alguns como Gaia e Seth). Ele também foi o progenitor da Magia do Caos, uma magia perigosa e que tinha um poder avassalador quando usado sob situações hostis, se tornando também o primeiro Feiticeiro das Trevas. Porém, antes de deixar a Terra e entrar em seu “Reino de Caos”, Chthon deixou para trás um testamento, uma chave para a sua liberdade, o Darkhold.
- CONHEÇA MAIS: WANDAVISION: Série por ter trazido Darkhold para o MCU!
O livro foi feito usando a carne de um dos seus irmãos, escrito com o sangue do próprio Chthon e amaldiçoado com diversas almas que o deus do caos sacrificou. Quem tocasse no livro cairia em desgraça e insanidade. Alguns adoradores do Chthon em busca de seu poder, transcreveram os feitiços do Livro dos Condenados para outras versões, criando assim cópias menos perigosas de serem manuseadas.
Após anos de guerra e sob bandeira branca, os deuses anciões que estavam em confronto decidiram dar uma trégua. Cada um deles permaneceria em seu próprio reino e para manter a paz, um não poderia invadir o reino do outro. Chthon então foi viver no Extra-reino, enquanto que Gaia passou a ter como propriedade a à Terra.
Chthon por milhares de anos buscou encontrar um vassalo que pudesse libertá-lo do Extra-reino e permitir sua entrada na Terra, porém todos os planos foram sem sucesso. Dessas tentativas surgiam demônios, vampiros, lobisomens e diversas outras criaturas, todas criadas sob influência do Darkhold. No entanto, o destino entre Wanda (e Pietro) e Chthon foi selado acidentalmente e por acaso.
Em trabalho de parto, Magda, que mais tarde foi revelada como tendo a identidade da Feiticeira Escarlate Natalya Maximoff, mãe dos gêmeos Maximoff, subiu ao alto do Monte Wundagore em busca de ajuda durante o seu trabalho de parto. E ao mesmo tempo em que nascia Wanda e Pietro, Chthon buscava persuadir todos os para seres vassalos de sua essência.
- LEIA TAMBÉM: Tudo sobre a MAGIA DAS BRUXAS de WandaVision no MCU
Wanda e Pietro acabaram recebendo uma marca do deus do caos, uma espécie de semente, justamente porque foi percebido neles um potencial místico. Mais tarde, todo esse potencial é evidenciado na Feiticeira Escarlate, que com o seu dom natural de Manipulação de Probabilidades passou a usar os poderes da magia do caos ao seu favor. Enquanto Wanda manipulava o caos para os outros, Pietro apenas o conduzia para si. Sendo assim, Wanda era o avatar perfeito para a possessão de Chthon.
⊗ A ASCENSÃO DE CHTHON EM DARKHOLD: ALFA
Com todo esse contexto, é importante dizer que Chthon já tentou invadir a Terra diversas vezes através dos gêmeos Maximoff. Seja pela Wanda nos anos 80, ou no Pietro nos anos 2000, por anos os irmãos viveram sob a estigma de que a qualquer momento um deus poderia roubar os corpos deles. E bem, o início de DARKHOLD é justamente aí.
Em DARKHOLD: ALFA, após ter um pesadelo em que Wanda presenciava o surgimento do Chthon, a feiticeira decidiu dar um basta definitivo no vilão. Dr. Destino que buscava ferozmente o destino do Darkhold verdadeiro para si, acaba o encontrando em um local chamado Abysmia, que era próximo das fronteiras com a Latvéria. Victor pretendia usurpar o poder de Chthon para si enquanto que Wanda queria eliminá-lo de vez. Juntos eles começam a ler do Darkhold.
Destino então traí a confiança da Wanda e parte sozinho ao Extra-reino através de um portal que surgiu para eles. Para acessar o reino de Chthon, Wanda precisava de uma equipe lendária de cinco componentes, como descrevia as lendas. Cada um dos invocados deveria ter uma virtude única, e após todos eles caírem em tentação do Darkhold, o portal seria aberto.
Feiticeira Escarlate invoca então Blade, Vespa, Homem de Ferro, Raio Negro e o Homem-Aranha, Vingadores que carregavam tais virtudes. Wanda explica que precisa da ajuda deles e que precisava que eles se sacrificassem ao ler o Darkhold. Ela explica que assim que finalizarem com os objetivos, ela destruiria o pacto lançado sobre eles.
Doutor Destino então volta todo ferido e mutilado, o único e primeiro sobrevivente a voltar são das terras de Chthon. Arrogante como sempre, Victor se nega a dividir informações com os heróis, e some em busca de sua própria recuperação.
De pacto feito, os Vingadores se tornam os Acólitos do Tomo Negro, indivíduos que foram tocados pela insanidade do deus do caos. Fazendo parte do seu plano, Wanda os usa para abrir um portal ao Extra-reino e deixar o canal aberto.
⊗ O PODER DA FEITICEIRA ESCARLATE EM DARKHOLD: ÔMEGA
Agora em DARKHOLD: ÔMEGA, Os heróis possuídos são tentados a querer usurpar as terras de Chthon, porém o deus do caos aparece em sua forma plena e totalmente poderosa, trazendo um exército extremamente armado e repleto de demônios.
Chthon ameaça finalmente invadir a Terra passando pelo portal aberto, mas antes é atacado por Wanda e Victor, que decidem fazer um dupla contra o deus do caos. Ambos estão a par de como vencer o inimigo; porém uma reviravolta acontece.
Victor, que esperava absorver o Chthon para si, é driblado pela própria Feiticeira Escarlate, que totalmente madura e consciente de si, absorve o Darkhold, que, por consequência, começa a absorver também o deus do caos.
Com a ausência do Chthon, agora o título de “deusa do caos” pertence à Feiticeira Escarlate. Após assumir o poder absoluto para si, Wanda leva todos os responsáveis por essa conquista para a Terra novamente. E também desfaz o feitiço do Darkhold lançado aos próprios heróis.
E em um diálogo com o Doutor Destino carregado de redenção, Wanda garante que o que ela fez foi uma reparação histórica em cima das diversas ocasiões em que Victor a usou. Livre de seus antigos demônios, Wanda finalmente está apta a uma nova jornada.
É interessante pontuar que DARKHOLD: ALFA & ÔMEGA se passam poucos meses antes do JULGAMENTO DE MAGNETO, o que explica do porque Wanda manteve consigo tanto poder durante a escrita da Leah Williams, a ponto de criar uma realidade de pós-vida eterna para mutantes.
Com o final de ambas as histórias da Feiticeira Escarlate, a Marvel selou de vez diversas narrativas que estão com a Wanda há muito tempo já, como os eventos da Dinastia M, todo o caos com o Chthon, os problemas de relacionamento entre Wanda e Victor assim como entre ela e os mutantes.
Qual a próxima jornada da Feiticeira Escarlate?
Siga nosso INSTAGRAM e fique por dentro de todas as notícias a respeito dos mutantes em primeira mão. E também se inscreva em NOSSO CANAL NO YOUTUBE e no nosso PODCAST NO SPOTIFY, onde comentamos muito mais sobre nossos X-Men e seu universo!