FILMES

8 Segredos sobre os bastidores de X-Men: Dias de um Futuro Esquecido

X-Men: Dias de um Futuro Esquecido surgiu nos cinemas de todo o mundo em maio de 2014. Com o seu lançamento, os fãs dos mutantes puderam conferir o que era um sucesso massivo de crítica e público. O êxito do filme foi tão grande, que ele inclusive conseguiu uma indicação ao Oscar de melhores efeitos especiais. Como é sempre bom saber mais detalhes sobre os filmes que amamos, hoje trazemos 8 segredos dos bastidores de X-Men: Dias de um Futuro Esquecido.


⊗ 1. Tempo de gravação do elenco

Quem acompanhou o período de pré-produção de de produção do longa, sabe que o tempo de gravação foi diferente a depender do ator ou da atriz presente no filme. Isso pois o filme possui um elenco gigantesco e de muito peso, o que significa que existiam inúmeras agendas para conciliar para tentar colocá-los todos no mesmo dia no set. Assim, quanto menos tempo na agenda os atores tinham, menores eram os seus papéis.

Enquanto parte do elenco esteve presente nos quase 5 meses de filmagem, outros permaneceram apenas alguns dias no set, o que dá uma ideia do tamanho da participação de cada ator. Anna Paquin (Vampira) e Halle Berry (Tempestade) trabalharam 5 e 7 dias respectivamente. Shawn Ashmore (Homem de Gelo) permaneceu no set por algumas semanas e Patrick Stewart (Xavier), Ian McKellen (Magneto) e Ellen Page (Kitty Pryde) estiveram presentes em 3 semanas das filmagens.


⊗ 2. Agenda lotada

Como citado acima, o elenco de X-Men: Dias de um Futuro Esquecido era imenso e cheio de grandes nomes de Hollywood. Apenas no longa tínhamos 3 ganhadoras do Oscar e 7 indicados. Isso sem falar de outros nomes imensos que nunca foram indicados, como por exemplo Ian McKellen e Patrick Stewart. A dupla inclusive, causou “problemas” para a produtora Lauren Shuller Donner.

Shuller Donner esteve fortemente envolvida em todos os sete filmes da franquia X-Men, principalmente na escalação do elenco. Segundo ela, foi muito difícil conciliar o cronograma de filmagens com os compromissos de McKellen e Stewart, pois eles trabalham ativamente em peças de teatro. Outro nome difícil de conciliar com a agenda era Peter Dinklage (Bolivar Trask), pois ele tinha um grande papel em Game of Thrones.


⊗ 3. Tempo de tela reduzido de Tempestade e Vampira

Duas das mutantes mais populares da franquia mutante são Tempestade e Vampira. Infelizmente, para a tristeza dos fãs, Halle Berry e Anna Paquin foram duas das atrizes que passaram menos tempo dentro do set de filmagens. Como citado anteriormente, Anna passou apenas 5 dias gravando suas cenas, enquanto Halle teve apenas 7 dias de gravações. Isso aconteceu por causa do pouco tempo que elas tinham disponível.

O roteirista Simon Kinberg escreveu pequenas participações para Halle Berry e Anna Paquin, pois as atrizes tinham pouco tempo para ficar no set. Originalmente, Halle Berry teria mais uma cena do filme, porém, ela não estava sozinha. Isso porque Berry gravou todas as suas cenas (incluindo as de vôo) enquanto estava grávida, e por conta disso, seu tempo no set foi reduzido e o trecho foi cortado. O mesmo aconteceu com Anna Paquin, que teve suas cenas cortadas da versão teatral, visto que ela só teve 5 dias de gravação pela falta de tempo.


⊗ 4. Design do filme

O designer de produção tem responsabilidade de materializar as ideias e conceitos abstratos do roteiro, fazendo com que as ideias do diretor sejam representadas fisicamente. Criação e construção de cenários, paleta de cores e as vezes até mesmo figurino de uma produção. Na franquia X-Men (como na maioria dos filmes) o design dos cenários tem papel fundamental e é muito bem feito.

John Myhre é o designer de produção de X-Men: Dias de um Futuro Esquecido. Ele já havia trabalhado com Singer no primeiro filme dos X-Men, ou seja, é dele em conjunto com a produção, a criação do icônico cenário do Cérebro. Em Dias de um Futuro Esquecido, Myhre escondeu diversos “Xs” nos sets do filme. Um dos mais visíveis fica na escadaria da mansão de Xavier onde as duas escadas formam a letra X.


⊗ 5. A preocupação no design das Sentinelas

Uma grande preocupação dentro do filme ficou com o design das sentinelas dos anos 70. Isso porque John Myhre queria ser fiel, mas também queria ser inovador. Ao mesmo tempo, precisava se preocupar com o visual plastificado das Sentinelas, afinal, elas foram criadas para que Magneto não as controlasse. Ele disse o seguinte:

O que posso dizer como designer é que eu quis muito abraçar os anos 70. Eu amo aquele estilo de design dos anos 70 de plásticos moldados, brancos e fumê e olhei para um monte de design de carros e conceitos futuristas dos anos 70. Foi a primeira coisa que começamos a projetar para as Sentinelas dos anos 70 e as Sentinelas do futuro. Brian ficou imediatamente muito empolgado com nosso conceito de futuro. As dos anos 70 foram um pouco mais complicadas, pois realmente queríamos fidelidade aos quadrinhos para os fãs, então havia muitos elementos que precisavam ter uma forma humanoide, ter uma cabeça e braços e precisavam ser roxos. Havia um monte de coisas que tivemos que fazer para dar-lhes uma aparência diferente. Mas realmente foi a ideia de se inspirar no design de produtos dos anos 70 que ajudou.


⊗ 6. James Cameron ajudou Bryan Singer

Por conta de dificuldade em se fazer filmes sobre viagem no tempo, Bryan Singer precisou criar uma filosofia e estabelecer regras para que a história fosse tão plausível quanto possível. Acontece que para estabelecer essas regras e tomar cuidado para não acabar causando problemas, é necessário ter muito conhecimento e estudo sobre o assunto. Assim, Singer procurou um especialista.

Ninguém mais, ninguém menos do que James Cameron ajudou Singer a desenvolver o seu universo de viagem no tempo utilizando física. Cameron é uma boa pessoa para essa ajuda, pois ele estabeleceu essas regras para seus filmes do Exterminador do Futuro. Sendo um amigo de Singer, ele pôde ajudá-lo com as coisas com a qual o diretor tinha dificuldades.


⊗ 7. Brincadeiras no Set

Assim como em qualquer trabalho, não é possível viver sem um pouco de diversão, mesmo durante as filmagens. Ao assistir as cenas por trás das câmeras dos DVDs, nós vemos o quanto os atores são brincalhões. O que nós não ficamos sabendo no entanto, é que houve uma “agressão” para com Nicholas Hoult cometida por James McAvoy.

O mutante Fera e o Professor X passam a maior parte do tempo juntos, o que significa que os atores desenvolveram grande intimidade. Em uma das cenas, James deu um soco na virilha de Hoult apenas para “zoar” com ele. No entanto McAvoy tentou se defender, segundo o ator, ele socou a virilha de Hoult sem querer, pois queria socá-lo nas pernas apenas para chamar a atenção do ator em uma cena importante.

Outra brincadeira que costumava acontecer no set vinha do hábito do elenco ter adquirido armas de pressão, que eles utilizavam para atirar uns nos outros. Segundo Nicholas Hoult, o elenco deixou Michael Fassbender preso por 45 minutos em seu trailer, pois ele se recusava a sair, visto que não queria ser acertado pelos projéteis. A brincadeira com as armas só pararam quando algumas pessoas do elenco foram acertadas no rosto o que causou feridas que poderiam ser vistas durante o filme.


⊗ 8. A conversa de James Cameron com Simon Kinberg

Para grande parte dos fãs dos filmes, o produtor e roteirista Simon Kinberg é um dos maiores inimigos da franquia. Isso porque ele esteve envolvido em grande parte dos projetos que deram completamente errado. Ele quem roteirizou inclusive X-Men: O Confronto Final e X-Men: Fênix Negra. O fato de Kinberg errar duas vezes na história mais icônica dos X-Men é motivo de revolta para o público. No entanto, os fãs não eram os únicos preocupados com o que Simon poderia fazer.

Em entrevista, Kinberg revelou que seus filmes favoritos de viagem no tempo – e que serviram de inspiração para Dias de Um Futuro Esquecido – são De Volta Para o Futuro e os dois primeiros Exterminador do Futuro. Quando ele conheceu James Cameron e contou que estava trabalhando na viagem do tempo de Dias de Um Futuro Esquecido, Cameron autografou o livro “O Making of de O Exterminado do Futuro 2” e escreveu “Não f*da tudo. Com amor, Jim“. Felizmente, parte do roteiro do filme foi criado por Matthew Vaughn e as alterações que Kinberg fez foram condizentes com o filme.


Chegamos ao fim dessa lista, afinal, você conhecia essas curiosidades? Qual delas achou a mais interessante?

Fonte: Omelete