QUADRINHOS

O dia que os X-Men salvaram Tiamut, o Celestial de Eternos

Os Celestiais são figuras marcantes nos quadrinhos da Marvel, e os nossos X-Men já tiveram inclusive que salvar um deles, o “Sonhador” Tiamut.

Eternos está fazendo uma verdadeira revolução no que se diz respeito ao cinema e ao entretenimento dentro do subgênero dos super-heróis. Sendo bombardeado de críticas negativas de vários lados apenas por apresentar diversidade em seu enredo e elenco, os fãs certamente estão mostrando que o verdadeiro valor é provado na bilheteria. E com sucesso de bilheteria de Eternos, com toda certeza é uma vitória para nós fãs dos X-Men!

Caso você ainda não tenha visto o filme da diretora oscarizada Chloé Zhao, e se estiver dentro de suas condições, sugerimos que veja. Pois certamente essa revolução que acontece em Eternos é uma pequena brasa que se incendiará com os X-Men na Marvel; mas deixaremos esse tópico para outra ocasião. Hoje falaremos do dia em que os X-Men salvaram o Celestial Tiamut, o mesmo que aparece em Eternos.


⊗ ATENÇÃO, O TEXTO A SEGUIR CONTÉM SPOILERS DO FILME ETERNOS

Em um resumo simples, os Eternos descobrem que por anos eles estavam sendo enganados pelos Celestiais, principalmente pelo Arishem, para agirem devotamente a favor deles.

Ao invés de serem responsáveis de cuidar de uma espécie em ascensão e ajudá-los no seu desenvolvimento como era divulgado nos materiais promocionais do filme, na verdade o papel dos Eternos era guiar essas espécies a um estado de evolução único que serviria mais tarde como alimento para o surgimento de um novo Celestial, que havia sido colocado no núcleo daquela planeta no início de sua formação.

Ao descobrirem esse plot twist, os Eternos estão procuram uma forma de interromper a emersão desse Celestial adormecido na Terra. Unificando seus poderes cósmicos em uma poderosa comunhão chamada de Unimente — e com a ajuda do próprio Celestial que estava acordando naquele momento — os Eternos conseguem então impedir a destruição da Terra com a Sersi transformando todo o corpo do “bebê Celestial” em mármore.

Esse Celestial no filme é revelado ter o nome de Tiamut, e que ele também não queria destruir a Terra, pois nutria amor e compaixão pelas espécies que ali viviam, os humanos.

Nos quadrinhos, Tiamut, o Comunicador é um Celestial que também recebe o nome de “Celestial Sonhador”, pois ele passou anos adormecido em uma montanha em São Francisco, sendo revelado em 1906. Enquanto o filme nos mostra o nascimento de Tiamut sendo observado por Arishem, os dois são velhos “inimiamigos” nas HQs.


⊗ OS X-MEN SALVANDO O CELESTIAL TIAMUT

Em roteiro de Kieron Gillen, a fase dos X-Men conhecida como “Reinício” acontece logo após a Cisma entre Ciclope e Wolverine. E nessa nova equipe, Scott Summers reúne um seleto grupo de mutantes para ajudá-lo na manutenção e no cuidado da ilha de Utopia, em São Francisco, ao mesmo tempo que apresenta os X-Men como heróis do mundo.

A Equipe Extinção em uma de suas primeiras missões tem como função investigar a mudança repentina de energia cósmica que o Celestial Tiamut passou a liberar do dia para a noite.

Sob domínio do excêntrico Senhor Sinistro, a cabeça do Celestial se converteu em uma cabeça Sinistra, onde o mesmo passou a reivindicar o controle sobre o Celestial.

Com isso, a estrutura molecular do Tiamut passou a ficar instável, pois ele não tinha mais um esqueleto cósmico para se estruturar e passou a se desmanchar em Celestiais menores.

Magneto passou a usar o seu eletromagnetismo como uma forma de exoesqueleto para conter a estrutura molecular do Celestial Sonhador, enquanto que os X-Men foram atrás do Sinistro e da cabeça perdida.

O Sinistro sequestrou o Celestial para fazer com que todos os outros de sua espécie viessem à Terra para eliminar os humanos pela ambiciosa pretensão de usar um Celestial. Sinistro dizia que a espécie humana seria eliminada, porém as espécies mais fortes teriam a chance de sobreviver.

Sendo impedido pela Equipe Extinção, o vilão é derrotado e a cabeça do Celestial é retornada para seu local de origem. Porém, apesar dos pesares o pior acabara de acontecer, pois a tropa dos Celestiais havia chegado à Terra para salvar o Tiamut.


⊗ SEMELHANÇAS ENTRE O TIAMUT DOS FILMES E DAS HQS

Sendo liderados pelo Ciclope, os X-Men se reúnem em frente ao Celestial Sonhador para “confrontarem” a Tropa de Celestiais. Ciclope então começa a dizer que a Terra está sobre proteção dos X-Men, e como o próprio Tiamat está no planeta por dezenas de anos, essa proteção também se estende a ele.

Mesmo com Scott citando esse “juramento”, os Celestiais ainda assim ficaram incomodados com as ações humanas de desafiar o Celestial. Então, após testemunhar a ação dos mutantes em querer protegê-lo e o ver bem, assim como no filme dos Eternos, o próprio Tiamut desperta, e comunica aos outros Celestiais que “tudo estava sob controle” por ali, fazendo com que a tropa dos Celestiais deixasse de ameaçar a Terra e seus habitantes.

Essa edição do Gillen além de demonstrar um excelente trabalho em equipe por parte dos X-Men, mostra também mais atributos do quão bom líder o Ciclope é para a mutandade. E claro, colocando mais um feito incrível dos X-Men ao ajudarem um Celestial.

Por falar no Gillen, ele é um dos novos roteiristas a assumir uma HQ misteriosa dos mutantes em 2022, então caso você goste da FABULOSOS X-MEN: REGÊNESE dele, certamente ficará ansioso para o retorno do autor a um título dos mutantes.



Mas e vocês caros mutantes, já conheciam essa história entre Tiamut e os X-Men? Se não, vale e muito a leitura desse pequeno arco!

E caso não nos siga, acesse nosso INSTAGRAM e fique por dentro de todas as notícias a respeito dos mutantes em primeira mão. E também se inscreva em NOSSO CANAL NO YOUTUBE e no nosso PODCAST NO SPOTIFY, onde comentamos muito mais sobre nossos X-Men e seu universo!