QUADRINHOS

Vilão de Shang-Chi causou a destruição da realidade de X-Men: A Série Animada

O Habitante das Trevas, vilão presente no filme do Shang-Chi, foi o responsável pela destruição do universo dos X-Men da Série Animada.


ATENÇÃO, O TEXTO CONTÉM SPOILERS DE SHANG-CHI E A LENDA DOS DEZ ANÉIS

Décadas após sua estreia, o universo de X-Men: A Série Animada foi introduzido como uma das realidades definitivas do Multiverso Marvel. Além de formar um universo compartilhado entre os icônicos desenhos animados dos anos 90 da Marvel, este mundo introduziu uma geração de fãs aos heróis da Marvel no geral e um longo caminho foi traçado para defini-los dentro das HQs.

No auge da popularidade de X-Men: A Série Animada, o desenho inspirou um tie-in nos quadrinhos que rapidamente estabeleceu sua própria continuidade com personagens que não chegaram a aparecer na série principal da TV.

Um desses personagens foi o “vilão surpresa” presente no filme do Shang-Chi — já disponível no DISNEY+ —, o Habitante das Trevas (antigamente traduzido também como Mergulhador da Escuridão) mesmo que ele não se pareça muito com seu homólogo cinematográfico em Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis.


⊗ O HABITANTE DAS TREVAS, VILÃO DE SHANG-CHI

E em 1997, “THE ADVENTURES OF THE X-MEN” #12 de Ralph Macchio, Yancey Labat e Ralph Cabrera, o Habitante das Trevas foi o responsável por destruir este universo para abrir caminho para o Universo Marvel Terra-616 — atual Marvel Prime.

Tradicionalmente, esse Senhor do Medo nunca teve muita interação com os mutantes em si. Desde que estreou em Thor #229 de 1974, por Gerry Conway e Rich Buckler, o vilão, que a antiga personificação do medo coletivo da humanidade, passou a maior parte do seu tempo lutando contra Doutor Estranho. 

Nesta HQ, o Habitante das Trevas chama a atenção do Império Shi’Ar ao quebrar o Cristal M’kraan, um poderoso artefato cósmico que é tradicionalmente protegido pela Força Fênix e é uma das portas para o multiverso.

A verdadeira intenção do vilão era fazer todo o universo sentir medo, o que o tornaria mais forte perante outros inimigos. E usar o multiverso para atingir esse objetivo era uma rota fácil para a sua conquista.

Naturalmente, a Imperatriz Shi’Ar Lilandra pediu a ajuda dos X-Men, tendo inclusive Jean Grey se reconectando com a Força Fênix para parar e impedir o avanço do Habitante das Trevas.

Enquanto os outros X-Men lidavam com os Servos do Medo, a Fênix se concentrou em consertar os danos ao Cristal M’kraan, porém sem nenhum sucesso, pois o dano causado pelo vilão era irreparável.


⊗ A FORÇA FÊNIX REESCREVE A REALIDADE

Quando as paredes da realidade começaram a desmoronar, os X-Men se sacrificaram para aumentar o poder da Fênix. Com esse impulso, ela enviou uma mensagem telepática para todo o universo, encorajando-os a se concentrarem em sentimentos esperançosos de união, não no medo ocasionado por aquele iminente fim.

Embora seus esforços tenham falhado para salvarem a própria realidade, esses pensamentos positivos ajudaram a transmutar este universo destruído como uma defesa natural para o Universo Marvel Prime.

E mesmo que aquela realidade fosse um Terra Paralela a da Marvel principal, a destruição daquele universo significava o fim aos mesmos X-Men da Série Animada. Como se isso não fosse o suficiente, a história também apresenta alguns dos segredos cósmicos mais ocultos da Marvel — claro, com o recorte da época de lançamento.


⊗ O FIM DA SÉRIE ANIMADA

Para consagrar seu lugar na continuidade da Marvel, a HQ segue o explorador Galen enquanto ele foge para o recém-criado Universo Marvel — pelas mãos dos Celestiais — para se tornar então o Galactus, criando um ponto histórico dentro da cronologia da Marvel.

Depois que os medos coletivos do universo quase levaram seus poderes a outro nível, o Habitante da Escuridão foi totalmente nocauteado pela esperança reunida pela Força Fênix, a ponto de deixar o vilão enfraquecido a ponto de deixar o vilão em um estado de coma psiônico.

Mesmo que o Habitante das Trevas tenha tido um fim, ele ainda foi capaz de destruir uma realidade do Universo Marvel. Para qualquer vilão, isso é um feito impressionante, mesmo em um quadrinho relativamente fúnebre como este.

No fim, o Senhor do Medo subestimou o poder de uma Entidade Omniversal como a Força Fênix. Ainda que sua força estivesse estilhaçada por ser apenas partes de um fragmento maior.



Mas e vocês, caros leitores, conheciam essa história entre os X-Men e o vilão do filme do Shang-Chi? Nas HQs o Habitante das Trevas se fortalecia perante o medo alheio, enquanto que no filme ele se fortalecia absorvendo almas. Mas em ambas as obras o personagem era claramente inspirado nas criaturas lovecraftianas.

E caso não nos siga, acesse nosso INSTAGRAM e fique por dentro de todas as notícias a respeito dos mutantes em primeira mão. E também se inscreva em NOSSO CANAL NO YOUTUBE e no nosso PODCAST NO SPOTIFY, onde comentamos muito mais sobre nossos X-Men e seu universo!