FILMES

GAMBIT: Entenda todas as confusões que fizeram o filme ser cancelado

No ano de 2007 o ator Channing Tatum estava atrelado ao papel de Gambit em X-Men Origens: Wolverine (2009). Contudo, por causa de conflitos de agenda, o papel acabou ficando com Taylor Kitsch. Posteriormente, a produtora Lauren Shuler Donner expressou interesse em um filme do mutante estrelado por Tatum no início de 2014, e o ator assinou contrato oficialmente no mês de maio. A partir daí, houve uma série de confusões, desistências, trocas de diretores e de elenco, até que o filme foi cancelado. Hoje você poderá entender todas as confusões que aconteceram para que o filme solo do Gambit nunca saísse do papel.


⊗ Desenvolvimento

A produtora da franquia X-Men Lauren Shuler Donner revelou em janeiro de 2014 que começou a planejar um filme do Gambit com Channing. Em maio daquele ano, Tatum oficialmente assinou contrato para estrelar o filme solo do Gambit que pretendia iniciar uma nova franquia independente. Segundo rumores da época, o longa apresentaria sua versão do personagem em X-Men: Apocalipse (2016).

Em outubro, os produtores estavam discutindo a história do filme e procurando um roteirista, com Josh Zetumer contratado para o cargo no final do mês. Zetumer trabalhou em um roteiro a partir de um tratamento de história feito por ninguém menos do que o próprio Chris Claremont. Ao lado de Donner e Kinberg, Tatum junto de Reid Carolin, foi definido como produtor do longa, pois ele possui uma empresa de produção chamada Free Association.

Em janeiro de 2015 a Fox deu ao filme uma data de lançamento, 7 de outubro de 2016. Durante vários meses, Tatum abordou Bennett Miller, Darren Aronofsky, Gareth Evans e J.C. Chandor para dirigir o filme, mas todos recusaram. Em maio, Zetumer concluiu seu primeiro rascunho do roteiro, que Tatum descreveu como uma história de origem “matadora” que mudaria “alguns dos clichês desses filmes [de super-heróis]”.


⊗ Rupert Wyatt e primeiros problemas

Em junho de 2015 Rupert Wyatt (Planeta dos Macacos) assinou contrato para dirigir o filme, assim, a participação de Channing Tatum em X-Men: Apocalipse foi cancelada. O ator começou a treinar arremesso de cartas e truques de prestidigitação com o mágico David Kwong, um amigo de faculdade. As filmagens estavam programadas para começar em Nova Orleans no final de outubro ou início de novembro daquele ano. Na época, falava-se que o filme se concentraria em mafiosos e ladrões e não em salvar o mundo, mas a Fox também queria tornar o personagem popular. Assim, surgiram as informações de que o orçamento do longa seria de US$ 154 milhões a ser gasto principalmente em Louisiana.

Tatum iniciou um processo de renegociar seu contrato com a Fox no final de julho de 2015, pois como Hugh Jackman estava prestes a se aposentar como Wolverine, era necessário dar um novo rosto para a franquia. Nessa época surgiram rumores de que as partes não chegavam a um acordo e Channing estava perto de desistir do projeto. No entanto, os problemas foram resolvidos e Tatum foi novamente definido para estrelar e produzir o longa. Léa Seydoux foi escalada para o papel de protagonista feminina, ela interpretaria a mutante Bella Donna Boudreaux, par romântico de Gambit nos quadrinhos.

Em setembro de 2015, Rupert Wyatt abandonou o projeto depois que mudanças em sua programação causaram um conflito de agenda com outro filme com o qual ele estava comprometido. Wyatt também ficou descontente com sua posição, devido a divergências de opinião sobre o roteiro com a Fox, Tatum e Kinberg. Rupert afirmou posteriormente, que deixou o filme porque o estúdio “cortou o orçamento consideravelmente” após o fracasso financeiro do Quarteto Fantástico (2015). A Fox reduziu o orçamento, mas não estava disposta a deixar o roteiro ser reescrito para corresponder ao novo orçamento antes do início da produção, que estava a cerca de 10 semanas de distância.


⊗ Doug Liman

Em novembro de 2015, o diretor Doug Liman pegou o cargo e começou a trabalhar no roteiro com Tatum, Carolin, Zetumer e Kinberg. Este último observou que a franquia X-Men estava começando a se ramificar em tons diferentes com o irreverente Deadpool classificado para maiores, e que Gambit teria seu próprio clima, sendo um filme de assalto e de certa forma, um suspense sexy. Em janeiro, as filmagens foram marcadas para março de 2016. Tatum inclusive surgiu com um corte de cabelo que tinha alguma semelhança com o do personagem.

A Fox removeu oficialmente Gambit de sua data de lançamento em outubro de 2016. Assim, Liman optou por dirigir o filme The Wall (2017) enquanto esperava por um novo rascunho do roteiro, pretendendo então começar a produção no final de 2016. A produção procurava por um novo roteirista enquanto Liman descartou a escalação de Seydoux, pois começaria uma nova do zero. Simon Kinberg explicou em maio que o grupo estava coletivamente insatisfeito com o roteiro do filme, mas estavam muito perto de concluí-lo e que esperava que assim como Deadpool, Gambit fosse o início de uma nova franquia dentro do universo X-Men.

Em julho, Kinberg elogiou o roteiro de Gambit e disse que agora pretendiam começar a filmar no início de 2017. No entanto, Doug Liman deixou o projeto no mês seguinte em uma “decisão mútua” com a Fox, optando por dirigir o filme da Liga da Justiça Sombria da DC Comics (que também não saiu do papel). Liman mais tarde explicou que para ele, um filme é todo sobre o roteiro e que ele simplesmente não se sentiu conectado ao roteiro de Gambit.


⊗ Gore Verbinski

O projeto ficou engavetado por quase 1 ano, e em junho de 2017, Tatum apontou que o trabalho no roteiro de Gambit havia começado de novo, que eles finalmente estavam conseguindo fazê-lo como sempre quiseram. Em outubro, Gore Verbinski começou suas negociações para dirigir o filme, que foi descrito como produção de “alta prioridade para a Fox”. Uma semana depois, o filme foi anunciado para 14 de fevereiro de 2019, e Verbinski foi confirmado como diretor.

No mês seguinte, notícias apontavam que o elenco para o filme estava bem encaminhado, e também sobre a contratação de Jenny Beavan como figurinista. Ainda em novembro, Lizzy Caplan iniciou negociações para se juntar ao filme no papel de protagonista feminina, a produção também estava em busca de locações para o projeto que aconteceria em Nova Orleans. O ator Lil Rel Howery também foi contratado para estrelar o filme ao lado de Tatum.

Em dezembro, definiu-se que as filmagens começariam em Nova Orleans em março de 2018. Porém, no mês seguinte, Gore Verbinski retirou-se do projeto devido a um conflito de agenda, embora diferenças criativas também tenham sido relatadas. A Fox posteriormente mudou a data de lançamento para 7 de junho de 2019.


⊗ Desenvolvimento (novamente)

Apesar da intenção de manter o início das filmagens em março, após a saída de Verbinski a Fox removeu o filme de sua programação de produção no final de janeiro de 2018. Naquela época, a busca por um novo diretor estava em andamento, enquanto a nova data de lançamento ficou definida para junho de 2019. Novamente o roteiro seria reescrito e apesar da falta de diretor, definiu-se 19 de junho de 2018 como uma nova data de início de produção; dependendo claro se um novo diretor seria encontrado a tempo.

Durante essa época, a Disney já havia adquirido os direitos cinematográficos da 20th Century Fox, ainda assim, Simon Kinberg afirmou que isso não afetaria a produção. Em setembro de 2018, Kinberg confirmou que pretendia começar a produção de Gambit no início de 2019, em fevereiro. Ele descreveu o filme como sendo “vagamente uma comédia romântica” porque a Fox queria que o tom de cada spin-off de X-Men fosse dado através da personalidade do protagonista. Visto que Gambit é um “vigarista mulherengo”, eles sentiram que havia uma atitude, uma arrogância no personagem, que se encaixava em uma comédia romântica. Mais uma vez, a Fox atrasou o lançamento do filme, que ficou para 13 de março de 2020.

Em outubro, Simon confirmou que a versão do filme que estavam desenvolvendo era significativamente diferente de seus planos iniciais, pois o tom do filme mudou de roubo para uma comédia romântica. Ele elaborou que alguns dos elementos de roubo permaneceram no filme devido a Gambit ainda ser um ladrão, mas o foco seria uma história de amor entre o mutante e Belladonna. Kinberg comparou a nova direção a Sr. e Sra. Smith (2005), filme que ele também é roteirista.


⊗ Enfim o cancelamento

Na mesma época em que Simon ainda falava da produção, o reporter do Screen Rant, Daniel Woburn noticiou o provável cancelamento da produção. Segundo ele, isso aconteceria assim que a aquisição da Fox pela Disney fosse concluída, já que a Marvel Studios gostaria de integrar os personagens dos X-Men em seu universo cinematográfico Marvel (MCU).

Em janeiro de 2019, houve notícias de que Tatum estava interessado em dirigir e protagonizar o filme. Contudo, no mês seguinte, Lauren Shuller Donner revelou que Gambit, junto com o resto dos filmes dos mutantes estavam “em espera” até que a aquisição da Fox pela Disney fosse concluída. Uma semana após a conclusão da aquisição, Simon Kinberg disse que o filme estava sendo avaliado pela Marvel.

Em maio de 2019, Gambit foi oficialmente cancelado pela Disney e removido de sua programação de lançamento. Em maio de 2020, Kinberg revelou que o personagem Sr. Sinistro teria aparecido no filme, depois que a Essex Corporation aparecesse na cena pós créditos em X-Men: Apocalipse. Sinistro seria mencionado em Novos Mutantes, último filme dos mutantes feito pela Fox.


Fica bastante claro que conseguir o seu próprio filme é certamente a aventura mais difícil pela qual Gambit já passou. Afinal, você acredita que se o filme saísse, ele seria um bom longa? Diga o que pensa nos comentários.