QUADRINHOS

Jean Grey HUMILHA um dos vilões mais poderosos do Doutor Estranho

O inimigo do Doutor Estranho, Pesadelo, apareceu em Nova York para roubar os sonhos de todos. Porém, Jean Grey estava lá para salvar a todos.


Após Jonathan Hickman encerrar o título principal dos mutantes com a HQ X-MEN, Gerry Duggan passou a assumir a responsabilidade de conduzir os mutantes de Krakoa para um patamar mais heróico.

Assumindo um novo quartel-general no centro de Nova York, a Casa da Árvore se tornou uma ponte de interação entre a humanidade e a mutandade, com os krakoanos agora assumindo uma nova responsabilidade de proteger os humanos.

No entanto, com os acontecimentos da MORTE DO DOUTOR ESTRANHO acontecendo simultaneamente as histórias da Marvel, a X-MEN #4 se tornou uma tie-in do evento, inserindo um dos vilões do Feiticeiro Supremo ao núcleo dos mutantes.

Sem a presença do Dr. Stephen Strange para proteger as realidades de inimigos dimensionais, vilões como o Dormammu e Pesadelo voltaram a invadir a Terra. E é justamente sobre o último citado que falaremos hoje.


⊗ OS PESADELOS DOS X-MEN

Pesadelo é sem dúvidas um dos inimigos mais poderosos do Doutor Estranho. Usando o Reino dos Sonhos para se manifestar e garimpar o seu poder, ele costuma roubar os bons sonhos das pessoas para se fortalecer e substituir pelos piores pesadelos possíveis, os seus medos mais íntimos.

Em Nova York, o vilão passou a consumir os sonhos dos habitantes, até conseguir alcançar a mente dos X-Men. Pesadelo mostrou ao Ciclope que seu maior medo é falhar. Ele já falhou com a Jean, com a Emma, com os mutantes em si. Mas também tem medo de perder seu filho Cable e de não conseguir proteger a nação de Krakoa.

Jean Grey também teve seus sonhos violados e seus medos expostos. Para Jean, seu maior medo é de não ter controle suficiente para impedir outro extermínio ocasionado pela Força Fênix. De não conseguir ser o suficiente para si mesma e de não deixar seu passado para trás e seguir em frente.

O vilão tentou alcançar a mente de Wolverine também, mas pouco antes de revelar os medos mais agressivos da Laura, a telepata de nível ômega aparece para salvar a noite dos nova-iorquinos. Jean está acostumada a manipular o Plano Astral por meio da Paisagem dos Sonhos, então o Pesadelo para ela é um inimigo fácil de lidar.


⊗ A PAISAGEM DOS SONHOS

Para quem não se recorda, em X-FORCE #19 Jean explica ao Quentin que a Paisagem dos Sonhos é uma área extremamente poderosa que unifica todas as mentes. Por meio dela, um telepata habilidoso pode desferir danos reais através dos sonhos e pesadelos de qualquer um.

Não só isso, telepatas ômegas conseguem navegar por toda a Paisagem dos Sonhos para transformar toda a vontade e convicção encontrada ali em um poderoso arsenal psíquico — estando totalmente disponível para essa classe de poderes — justamente porque a extensão da mente pode ser ilimitada.

Dentro da Paisagem dos Sonhos, um telepata ômega por exemplo teria o poder disponível para eliminar alguém da existência, nulificando totalmente a mente escolhida. Quentin Quire por exemplo realizou esse feito notável ao eliminar sua versão corrompida.

Então para telepatas mutantes, a área de atuação é muito natural. Pesadelo tenta de todas as formas possíveis influenciar de forma negativa na mente de Jean, mas o vilão subestima o dom natural da telepata.


⊗ JEAN GREY HUMILHANDO O INIMIGO DO DOUTOR ESTRANHO

Usando sua mente como seu próprio arsenal psíquico, Jean Grey mostra um pouco do que ela poderia fazer com o Pesadelo. Naturalmente em seu Reino dos Sonhos, por ser um dos Lordes do Medo, em outras situações ele poderia vencer ela. Porém, dentro da Paisagem dos Sonhos, que é fora do seu domínio, Jean Grey o humilhou de uma forma totalmente espantosa. 

Ela literalmente o expulsa aos tapas, revelando um domínio psíquico excepcionalmente absoluto, mas também um controle formidável de suas convicções e vontades. Revelando que caso voltasse a aparecer, a ruiva o apagaria completamente da existência. Pesadelo por sua vez, se declara o mais novo inimigo de Jean.

Com o Pesadelo expulso totalmente da Paisagem dos Sonhos, Jean Grey toma o controle de todas as mentes de Nova York e devolve a eles uma noite tranquila de bons sonhos novamente, colocando todo mundo para dormir.


Apesar de servir como tie-in para A MORTE DO DOUTOR ESTRANHO, sendo quase um ‘filler’, a edição #4 dos X-MEN nos deixa com as portas abertas para o futuro, tanto da ORCHIS quanto por parte do Ben Urich, que tem estudado a ressuscitação de mutantes e tentando entender o que está acontecendo em Krakoa.

A edição serviu também para focar melhor em Jean Grey e em sua motivação para servir como X-Men de Krakoa.  Além disso, nos mostra um pouco mais do quanto Jean Grey é uma telepata poderosa e habilidosa, lidando com um adversário manipulador como o Pesadelo, inimigo este que em muitas ocasiões já deu trabalho ao Doutor Estranho.



Portanto, o que acharam da edição #4 de X-MEN caros mutantes? Comente abaixo suas opiniões sobre a edição e teorias para o futuro.

E caso não nos siga, acesse nosso INSTAGRAM e fique por dentro de todas as notícias a respeito dos mutantes em primeira mão. E também se inscreva em NOSSO CANAL NO YOUTUBE e no nosso PODCAST NO SPOTIFY, onde comentamos muito mais sobre nossos X-Men e seu universo!