OUTROS

Conheça o brasileiro que fez um cosplay incrível do Professor X em Dinastia X

Professor X é uma das figuras mais emblemáticas dos X-Men. E não poderia ser diferente, afinal, ele é a mente por trás da equipe. Por décadas nós nos acostumamos a ver Charles como um homem cadeirante e careca, visual clássico que o fez se tornar um ícone da cultura pop. Porém, em 2019, Jonathan Hickman aceitou o desafio de repaginar totalmente o visual de Charles. Ele voltou a andar, ganhou um uniforme e agora esconde seu rosto por trás de um capacete, que é a nova versão do Cérebro.


Esse visual chamou a atenção de todos os leitores, que acharam bem diferente. E também chamou a atenção de Chico Cosplay, um cosplayer brasileiro, que decidiu fazer sua versão. E o resultado foi surpreendente, mantendo o ar misterioso e também a estética futurista, como você pode conferir abaixo.


A história de Chico com esse mundo vem de alguns anos. Em conversa com o Universo X-Men, ele revelou que fez seu primeiro cosplay em 2019, para a CCXP, e desde então não quis parar.

“Comecei quando comprei o ingresso para a minha primeira CCXP. E assim que os ingressos chegaram decidi que não iria apenas na CCXP, eu queria ir de cosplay. Então a partir disso eu fui pesquisando os personagens que poderia fazer, e entre as possibilidades que pensei o Capitão América foi a opção mais fácil de adquirir o traje para ir. Peguei contatos com outros cosplayers mais antigos, pesquisei, fechei o pedido com um cosmaker.”

No entanto, mesmo antes do evento, o artista teve a ideia de dar outros usos para a roupa. Logo que o “suit” chegou, ele se sentiu inspirado a usar o uniforme em ações sociais em hospitais infantis.

“Foi um trabalho que me ensinou a ver a vida com novos olhos, de uma outra perspectiva. Muito engrandecedor. Uma coisa que sempre falo pra quem está começando a fazer cosplay é que se puderem, façam. Não ficar só focados em fazer conteúdo para a internet, em eventos, fotos, mas também fazer ações sociais assim que possível. O que a gente ganha fazendo essas ações, não tem dinheiro que pague. Receber o sorriso, a gratidão das crianças que a gente visita é algo muito gratificante, edifica a alma e o coração. “



Ele revelou que a sua relação com os X-Men é bastante antiga. Foi a sua introdução no mundo dos super-heróis e na cultura pop, quando assistiu a animação dos anos 90 na TV Colossus, da Rede Globo.

“A história de luta de aceitação, de convivência. Mesmo criança eu já entendia o que essa mensagem já dizia. Através da série animada, eu passei a conhecer mais os detalhes dos quadrinhos. E foi isso durante toda a infância e adolescência. Quando chegaram os filmes no cinema, a paixão foi aumentando cada vez mais. É uma paixão que transcende. Os X-Men que me abriram as portas para o Universo Marvel.

Sua personagem favorita é a Tempestade. Depois dela vem o Gambit, Vampira e, claro, o Professor Xavier. E falando em Charles, esse não foi o seu primeiro cosplay do personagem.

A ideia de fazer também da nova versão veio depois de ler Dinastia X e Potências de X. Toda a história de Krakoa e a mudança do telepata foram muito impactantes pra ele. “De cara eu olhei e pensei: ‘Eu tenho que fazer essa versão do Xavier.‘” O cosplay foi feito em duas partes. Para a roupa ele contou com a ajuda de Marcos Pacheco, enquanto o Cérebro foi feito pela TheGuardiansStudio. As duas peças levaram um mês e meio para ficarem prontas. Chico também revelou que não está sozinho nessa. Ele e outros amigos planejam fazer um cosplay em grupo dessa nova fase para ir em eventos.


Quanto ao futuro dos X-Men no MCU, ele está completamente otimista e ansioso:

“Eu estou muito ansioso para ver os X-Men entrando decentemente no MCU, recebendo o devido valor e respeito que sempre tiveram para nós fãs. Quero ver eles devidamente respeitados e tratados com carinho na tela grande. A Fox fez alguma coisa, mas não soube trabalhar eles direito, como deveriam. Então a expectativa é muito grande. Todo mundo está cedendo para ver eles no MCU, de volta na Casa Marvel. Quem aparecer primeiro ali, a gente vai pular na cadeira do cinema na hora que ver. Ou na série, se for algo para o Disney +.”


Sua aposta de qual será o primeiro mutante a aparecer é o Wolverine:

“Mas o que estou mais ansioso para ver logo é o Professor. Ele tem ser o primeiro a aparecer, para trazer os outros de volta. Tempestade tem que vir. Os dois primeiros que estou mais ansioso. Se bem que eu acho que vão acabar colocando o Wolverine primeiro, porque é o que a galera mais gosta. Mas quem vier primeiro a gente vai amar.”

Ele também acredita que a Marvel deve focar em um crossover entre os X-Men e os Vingadores. E no futuro, quem sabe, levar Dinastia X para as telonas:

“Nada me tira da cabeça que quando os X-Men tiverem devidamente estabelecidos vão fazer a saga Vingadores vs X-Men. É um grande arco, importantíssimo, que não podem, agora que tem os X-Men, deixar isso de fora. Mas tem outros arcos muitos importantes, como a Dinastia M. Então tem muita coisa icônica para adaptarem em um primeiro momento. Então, bem futuramente mesmo, talvez tragam Dinastia X para a grande tela.”

No final da conversa, ele deu dicas para quem está começando a fazer cosplay ou planeja entrar nesse mundo:

“A dica que dou para quem está querendo começar ou está dando os primeiros passos é escolher um personagem que você se identifique. Não o personagem da moda e que todo mundo gosta, mas um que você se identifique pela história dele, pela índole dele, um personagem que você se vê vestindo o traje, se sentindo bem no personagem e fazendo jus ao que ele representa para você e para as outras pessoas. Não importa se você não é do biotipo daquele super-herói. Você gosta dele e se sente representado? Vai e faça. Cosplay não tem idade, cosplay não tem gênero. Cosplay pode ser qualquer um, a qualquer momento.”

Ele também definiu a calma como algo importante na produção:

“Decidiu qual personagem quer fazer? Estuda, procura referência. Cada personagem tem inúmeros trajes diferentes, defina qual referência de traje você quer. Depois de definido, pesquise, procure referências e indicações de cosmakers. Peça informações, pergunte. Não só eu, mas vários outros cosplayers podem te dar informação. A gente ajuda quem tá começando e tem dúvidas com qualquer prazer. Faça com calma, sem correria, pra poder sair no capricho. E seja feliz.”

Incrível o trabalho dele, né? Você pode em contato com Chico e ver mais dos seus cosplays no Instagram @chico.cosplay