FILMES

Descubra como seria a Trilogia X-Men de Matthew Vaughn

Matthew Vaughn se envolveu com os X-Men no cinema pela primeira vez há 15 anos, quando aceitou o convite para dirigir X-Men: O Confronto Final. Contudo, devido a problemas familiares, o diretor substituto de Bryan Singer precisou abandonar o projeto, que acabou ficando nas mãos de Brett Ratner. Anos depois, ele voltaria para a franquia, dessa vez para dirigir X-Men: Primeira Classe, abandonando depois em X-Men: Dias de um Futuro Esquecido. Acontece que o diretor tinha planos para uma trilogia, mas por conflitos criativos, acabou deixando a franquia nas mãos de Singer. Abaixo você confere quais eram esses planos.


⊗ Planejamento inicial e saída da franquia

Como todos nós já sabemos, Matthew Vaughn dirigiu X-Men: Primeira Classe, filme que revitalizou a franquia. O longa não foi um grande sucesso de bilheteria, mas seu sucesso de crítica, somado a sua qualidade fez com que o público voltasse a acreditar nos filmes dos X-Men. Após o lançamento do filme, Matthew passou a trabalhar no roteiro de mais um filme dos mutantes, roteiro esse que se tornou X-Men: Dias de um Futuro Esquecido. Acontece que esse não era o planejamento inicial e não poder fazer o planejado fez o diretor desistir do projeto.

Embora o diretor tenha escrito realmente o roteiro para o filme, ele não planejava que fosse o segundo longa, mas sim uma conclusão de franquia. Contudo, os executivos da 20th Century Fox gostaram tanto do roteiro, que decidiram que o filme deveria ser a sequência de X-Men: Primeira Classe. Essa decisão acabou desmotivando Vaughn, que acreditava que aquele não era o ritmo correto para seguir com a franquia e por isso, deixou o cargo para que Bryan Singer retornasse.


⊗ A sequência de Primeira Classe

Diferente de X-Men: Dias de um Futuro Esquecido, filme cujo roteiro Matthew Vaughn terminou, esse segundo longa da trilogia não ganhou um script. Ainda assim, o diretor tinha tudo planejado em sua mente e apontou seus planos para a sequência de X-Men: Primeira Classe, que trazia Wolverine como protagonista.

“O segundo filme seria com um jovem Wolverine nos anos 70 para dar continuidade a esses personagens, minha versão dos X-Men. Então, você realmente conheceria todos eles. Quando terminei o roteiro de “Dias de um Futuro Esquecido” com ele pronto, olhei e pensei:’Eu realmente acho que seria divertido escalar Tom Hardy ou alguém como o jovem Wolverine e juntar todo o elenco no filme final.”

Contudo, não foi o que aconteceu, a Fox pediu para que Vaughn filmasse aquele incrível roteiro, mas não era o que o diretor queria. Matthew ainda apontou que Apocalipse só não deu certo, porque não deveria ser um filme de conclusão, mas sim um filme intermediário. De modo que se os jovens Ciclope, Jean Grey, Tempestade e Noturno fossem apresentados no segundo filme da trilogia, o terceiro filme, Dias de um Futuro Esquecido a fecharia com chave de ouro.


⊗ Dias de um Futuro Esquecido de Vaughn

Segundo o diretor, 90% da versão de X-Men: Dias de um Futuro Esquecido que foi para o cinema faz parte do roteiro dele. Embora Simon Kinberg e Bryan Singer tenham feito algumas alterações no script, de modo geral, o filme é praticamente o mesmo. Ainda assim, o diretor revelou quais coisas eram diferentes em sua versão.

Basicamente há três grandes alterações, a primeira, é a já citada reescalação de um novo Wolverine, uma versão mais jovem, que seria a versão dos anos 70. Vaughn gostaria que Tom Hardy fosse o escolhido, mas caso contrário, um ator parecido com ele. A segunda diferença é adição do personagem Mercúrio. Isso porque originalmente, o personagem que seria utilizado para resgatar Magneto era Cain Marko, o Fanático. Confira abaixo a descrição que Matthew fez da cena:

Eu escrevi Fanático sendo jogado para fora de um avião a 20.000 pés, usando sua cabeça para fazer um buraco para entrar dentro do Pentágono. A cena começaria com Fera dizendo ‘Eu tenho um plano’ e Fanático respondendo ‘Qual é o plano? Qual é o plano? ‘. Eles vão cada vez mais alto e Fera diz: ‘ É esse!’ E o joga pela janela. Em seguida, Fanático invade o Pentágono dessa forma e Magneto diz, ‘Quem diabos é você?’


Originalmente o personagem seria interpretado por Josh Helman, ator que na versão teatral deu vida ao jovem William Stryker. Helman disse que chegou a treinar por 4 semanas, para aguentar a estrutura que vestiria de aproximadamente 13 kg. Abaixo você pode conferir uma imagem conceitual de como seria o personagem:


⊗ As Sentinelas baseadas em Mística

A terceira e última diferença do roteiro original para a versão de Dias de um Futuro Esquecido que vimos no cinema está nas Sentinelas do futuro. Assim como o filme explica, após eliminar Bolivar Trask, Raven é capturada e experiências feitas a partir do DNA dela avançam 50 anos a produção do Projeto Sentinela. Desse modo, os cientistas utilizaram a capacidade de mudar de forma de Mística (junto dos poderes de Vampira na versão estendida) como base para sua capacidade de adaptação. A diferença se encontra no fato de que as Sentinelas seriam baseadas em Mística até mesmo em sua aparência.

Minha ideia era que as sentinelas no final, eu queria que elas se parecessem com Mística. Achei que deveriam haver milhares de Místicas atacando os X-Men no futuro.

Conforme outras imagens conceituais do filme foram surgindo, também tivemos acesso as artes que mostram como essa versão das Sentinelas baseadas em Mística poderiam ser, se parecendo muito com o poster acima, confira:

Por fim, Vaughn também disse que Singer também alterou alguns outros mutantes menores, mas que no geral, essas foram as grandes alterações que aconteceram.


⊗ Acertos e erros

Levando em conta tudo o que o diretor disse, é possível fazer um balanço do que poderia ou não dar certo, embora nunca se possa ter certeza. A noção de Matthew de que um filme intermediário apresentando os X-Men deveria estrear antes de Dias de um Futuro Esquecido é um ótimo raciocínio. Uma das grandes reclamações dos fãs é sobre o erro de colocar um dos maiores vilões dos X-Men, contra uma equipe que sequer sabia lutar. Com a equipe de Apocalipse surgindo num segundo filme, teríamos um desenvolvimento maior deles no passado de Dias de um Futuro Esquecido, de modo que a história culminar em Fênix Negra não seria tão apressada.

Por outro lado, há a indicação de que o segundo filme da trilogia seria focado primariamente em Wolverine, algo que não agrada completamente os fãs. Embora X-Men: Primeira Classe foque em Charles e Erik, sem que os outros personagem deixem de ter sua chance de brilhar. A escalação de um novo ator para substituir Hugh Jackman porém, seria no mínimo arriscada. Pensando que Wolverine é um personagem que quase não envelhece, seria difícil se deixar levar pela suspensão de descrença.

Por fim, há o design das Sentinelas, que é meramente questão estética e a troca de Fanático por Mercúrio. Nesse último caso o próprio Matthew Vaughn admitiu que a alteração feita por Bryan Singer com o velocista é superior a sua versão.


Afinal, considerando a conclusão da franquia com X-Men: Apocalipse e Fênix Negra, você acredita que Matthew Vaughn daria um fim mais digno para os X-Men da Fox? Diga o que pensa nos comentários.