QUADRINHOS

O filho de Jubileu está destinado a se tornar… um Sentinela!?

Desde que assumiu o jovem Shogo e o adotou como seu filho, Jubileu tornou-se uma mãe dedicada. Embora ele não tenha poderes, uma futura encarnação do filho adotivo de Jubileu encontrou uma maneira de se juntar aos X-Men, tornando-se um contraponto para os Sentinelas.


Shogo Lee era apenas uma criança quando foi atraído para o mundo mutante em X-Men #4, de Brian Wood e Oliver Coipel. Shogo foi adotado por Jubileu após a queda de um meteoro causada pela vingativa Arkea, que matou sua família. Shogo é agora um dos únicos humanos autorizados a viver em Krakoa, e suas aventuras com sua mãe no Extramundo durante sua estadia na equipe de Excalibur revelaram que seu espírito jovem e aventureiro poderia transformá-lo em um dragão naquele reino místico.

Apesar de sua juventude, Shogo foi sugerido para se tornar uma figura notável no futuro dos X-Men. Existem múltiplas realidades no multiverso que revelam possíveis futuros para os X-Men e o resto do Universo Marvel, e em uma delas, Shogo tornou-se um herói dedicado. Ele é levado a usar uma armadura robótica distinta do Homem de Ferro, permitindo-lhe acompanhar as ameaças mutantes enquanto ainda é tecnicamente um ser humano normal. Nestes mundos, Shogo abraçou o nome Sentinel-X, que carrega algumas conotações sombrias dentro do Universo Marvel. Mas além de adotar o nome e as cores das clássicas máquinas caçam mutantes, Shogo se transformou em um dos heróis definitivos dos X-Men.


No mundo retratado em X-Men – Marvel 100th Anniversary Special, de Robin Furth e Jason Masters, Sentinel-X é um dos principais X-Men ainda ativos em um período de tempo onde Ciclope foi eleito Presidente dos Estados Unidos. Notavelmente, o Wolverine deste mundo considera Shogo um bom lutador para pedir sua ajuda para enfrentar uma multidão atacando a Casa Branca. Nessa realidade, o Instituto Jean Grey prosperou sob a liderança de Wolverine, enquanto isso, uma parte dos X-Men(liderado por Fera) formaram uma nova Irmandade. Neste mundo, Jubileu (que nunca perdeu suas habilidades vampíricas e eventualmente assumiu o manto do próprio Wolverine) lutou ao lado de seu filho, com ambos viajando para o passado para tentar ajudar seus aliados.


Infelizmente, sentinelas secretas do SHIELD foram libertadas contra os X-Men reunidos, e um deles matou Jubileu no calor da batalha. Depois, Shogo foi capaz de passar algum tempo com o jubileu da linha do tempo central, compartilhando um momento doce com ela antes de retornar ao futuro com o corpo de sua mãe. Jubileu ficou particularmente comovida com isso e foi encorajada pelo fato de que seu filho não só cresce forte e saudável, mas como um herói.

Não seria surpreendente ver Shogo tomar uma direção semelhante no Universo Marvel principal, adaptando-se a uma armadura da mesma forma que ele rapidamente se ajustou para se tornar um dragão no Extramundo. 

Fonte: CBR