Chris Claremont “alfineta” Marvel pelos mutantes em Marte
A Fase Hickman começou com o surgimento de Krakoa como país-mutante e culminou na transformação de Marte no Planeta Arrako. Os fãs foram à loucura ao ver os mutantes ômegas unindo seus poderes para tornar o local habitável. Porém, uma pessoa sentiu uma certa estranheza ao ler a história.
Chris Claremont relatou no Facebook que a história lembra uma ideia que teve quando escreveu X-Men Black, em 2019. Na época, o escritor pensou em uma trama em que Magneto terraformaria Marte, mas o editor da Marvel Comics não permitiu que ele fosse adiante, porque iria complicar a cronologia. Anos mais tarde, isso aconteceu, mesmo que com algumas alterações.
“Aqui vai algo interessante: há alguns anos, eu estava trabalhando em X-Men Black: Magneto. No começo teria uma cena no Gold Star Inn e terminaria com ele [Magneto] salvando crianças mutantes capturadas por Warden. Então teria um corte para Magneto trabalhando em Marte, transformando o planeta para abrigar os mutantes em um lugar longe da Terra e do preconceito. O editor achou que essa era uma ideia inapropriada e que complicaria a cronologia e a continuidade. Agora aqui estou eu nessa manhã, quando um leitor me conta que os planos atuais aparentemente incluem que os mutantes de Krakoa se mudem para Marte. Imagine minha surpresa. Não sei se a história é verdadeira, mas parece que muitas minhas ideias recusadas acabaram sendo usadas como ideias de outras pessoas.”
Essa não é a primeira vez que esse tipo de comentário aparece. Cullen Bunn, autor de X-Men Blue, disse que não tinha liberdade para fazer quase nada, porque tinha que deixar o caminho livre para quando Hickman assumisse. Porém, vale notar que muito do que vem acontecendo na Aurora de X e Reinado de X são ideias reaproveitadas do próprio autor. Durante a fase de Hickman nos Vingadores, Ex-Nihilo [uma raça alienígena] havia começado a terraformar Marte, algo em torno de 7 a 10% do planeta. Assim como a ideia de expandir a zona espacial foi trabalhada em Quarteto Fantástico.
Mas e você, caro leitor, gostou da ideia dos mutantes conquistarem Marte? Diga nos comentários!