FILMES

5 elementos da Aurora de X que a Marvel deveria usar nos X-Men do MCU

Desde que houve a confirmação da compra da Fox pela Disney, os fãs dos mutantes esperam ansiosamente o anúncio oficial dos X-Men no MCU. Por causa dos 20 anos dos mutantes na Fox, muitas pessoas estão curiosas para saber quais conceitos dos Filhos do Átomo a Marvel utilizará. Acontece que a nova fase dos X-Men nos quadrinhos traz diversos elementos que podem ser acrescentados nos cinemas.


Caso você não conheça, a Aurora de X é um evento que surgiu para colocar os X-Men em um novo status quo. Essa fase foi Criada por Jonathan Hickman após a conclusão do “reboot” de Dinastia X e Potências de X. A Aurora de X redefiniu os X-Men como uma marca e seu lugar no Universo Marvel, com todas as equipes criativas trabalhando em estreita colaboração sob a supervisão de Hickman. Hoje o Universo X-Men traz uma lista com 5 elementos da Aurora de X (e tudo que a sucedeu) que a Marvel faria bem em usar nos filmes dos X-Men do MCU.

⊗ 1. A nação de Krakoa

A vivência dos X-Men no Instituto Xavier, convivendo dentro da Mansão X foi algo que permaneceu estático dentro dos quadrinhos e dos filmes por anos a fio. Embora haja alguns momentos onde os mutantes precisem se mudar, vivendo em outros locais, na maior parte do tempo os X-Men sempre viveram em alguma das Mansões X. Isso mudou com o surgimento de Dinastia X e Potências de X.

Nessa nova fase os mutantes se unificaram, estabeleceram sua própria cultura, linguagem, governo, leis e religião vivendo no paraíso de Krakoa, a ilha mutante viva. O isolamento dos mutantes com relação a tudo que é humano poderia ser uma nova abordagem para o MCU. Nada que tenha aparecido no Universo Cinematográfico da Marvel se assemelha a vivência dos X-Men em Krakoa, além disso, a reclusão deles poderia ser uma das desculpas para os filhos do Átomo não terem aparecido até agora.


⊗ 2. Moira X

Moira McTaggert era uma aliada humana dos X-Men. Porém, Dinastia X revelou que na verdade ela é uma mutante com a capacidade de reiniciar a sua vida no momento em que morre. Ao longo de várias vidas, Moira viu os mutantes sempre serem destruídos pela humanidade. Após viver 10 vidas, a mutante finalmente parece ter encontrado uma solução, assim surge o sonho de Krakoa. Hoje, Moira, ao lado do Professor X e de Magneto é um dos principais pilares dos mutantes.

Os poderes de Moira X, como é chamada, permitem que uma gama imensa de histórias dos X-Men sejam contadas em “realidades alternativas”, sem a confusão de alterar o tempo. Toda e qualquer saga distópica existente nas HQs pode ser adaptada como uma das vidas de Moira. Além disso, Moira aparece jovem tanto no elenco antigo quanto no elenco novo dos filmes da Fox, a Marvel poderia se aproveitar desse erro cronológico. Dizer que os filmes da Fox se trataram de uma ou duas vidas de Moira seria a desculpa perfeita. Isso também permitiria que alguns atores queridos dos fãs fossem reescalados.


⊗ 3. A relação do Professor X e Magneto

Há algumas coisas existentes nos filmes da Fox que os fãs ficaram de saco cheio. O excesso de destaque de Hugh Jackman e Jennifer Lawrence são exemplos claros de coisas que embora gerem dinheiro, podem não agradar os fãs de forma completa. Há um elemento dentro dos filmes que é tão irritante, que muitas pessoas preferem que os personagens nem sejam adaptados juntos para não ter que ver essa história se repetir. Estamos falando da rivalidade entre Magneto e Professor X.

Magneto é o vilão mais icônico e importante dos X-Men, é possível que ninguém jamais tire dele esse título. Ainda assim, toda a história de Magneto virar aliado, depois virar vilão, depois voltar a ser aliado, até se tornar novamente vilão é um tanto sem graça quando se repete tantas vezes. Isso acontece incessantemente nos filmes e até mesmo nas HQs em uma escala menor, mas Dinastia X mudou tudo isso.

Juntos de Moira, Charles Xavier e Erik Lensherr finalmente se uniram verdadeiramente pelo bem da mutandade. Além disso, a personalidade dos mutantes está ligeiramente diferente e mais madura nessa nova fase. Xavier agora é mais firme, não busca mais a convivência com os humanos comuns e tem um visual completamente novo. Magneto não é mais um vilão nem para os mutantes, nem para a humanidade, seu ar nobre traz um peso diferente do que temos visto com o Magneto de Michael Fassbender.


⊗ 4. A história de Apocalipse

Durante essa nova era, foi estabelecido que originalmente Apocalipse era um mutante da ilha Okkara, que após a invasão de demônios, foi divida entre Krakoa e Arakko. Assim, para conter o exército inimigo, Apocalipse mandou sua esposa Genesis para um combate em Arakko junto de seus quatro filhos, os Cavaleiros do Apocalipse originais – Morte, Fome, Peste e Guerra. Lá, eles protegiam as fronteiras dimensionais, impedindo que os demônios invadissem Arakko. Já Apocalipse, partiu para reunir um exército fora das ilhas.

Antes disso, a história do vilão era pouco densa e não era interessante num geral. Tanto que muitos fãs consideram a adaptação de X-Men: Evolution uma utilização melhor do personagem. Esse retcon mostra que todos os feitos do ex-vilão visavam reunir um exército para proteger sua própria família e aliados. Explicações desse tipo tornam os personagem muito mais densos e complexos. Um vilão com motivações mais compreensíveis, que não está apenas tentando dominar o mundo é algo que a Marvel tem utilizado bastante em seus filmes.


⊗ 5. A definição do que é um mutante ômega

Dinastia X também colocou uma regra definitiva para o que é ser um mutante de nível ômega. Um mutante cujo poder dominante registra – ou alcança – um nível superior e insuperável ao visto nessa classificação específica de poder. Assim, todo mutante cuja habilidade ilimitada não pode ser superada de alguma forma (seja por outro ser ou tecnologia), é considerado um ou uma mutante nível ômega.

Os mutantes ômega bem estabelecidos dentro do MCU podem certamente trazer combinações de poderes jamais vistos antes. As contribuições de Hope Summers, Elixir e Proteus (juntos de Ovos e Tempus) no processo milagroso de reviver mutantes já dão um vislumbre do que mutantes de nível ômega são capazes na Aurora de X. Contudo, a recente edição de Planet Size X-Men mostra o potencial dos ômega na dominação mundial. Isso porque com a junção de vários mutantes de nível ômega, os X-Men foram capazes de terraformar, criar vida, gerar um clima propício para humanos, gerar oceanos, estabelecer bases de defesa e colonizar o planeta Marte. Os mutantes puderam criar um processo que naturalmente precisa de milênios para acontecer, tudo isso feito em pouquíssimo tempo.

Caso a Marvel queira elevar o nível de ameaças ou feitos após Ultimato, trazer os mutantes de nível ômega para os filmes pode ser algo realmente proveitoso.


Chegamos ao fim dessa lista, afinal, você concorda com ela? Acredita que há outros elementos na Aurora do X que a Marvel poderia aproveitar? Diga nos Comentários.

Texto baseado em um artigo do CB.