FILMES

15 Cenas deletadas que deixariam os filmes dos X-Men melhores

Quando um longa metragem é gravado, o diretor grava uma série de cenas que acabam não indo para o corte final. Algumas vezes o corte nessas cenas acontece por falta de orçamento, outras porque não ficaram bem filmadas, foram muito longas ou até mesmo por proibição do estúdio. Com um número tão grande de filmes dos X-Men, não é surpresa que a franquia tenha inúmeras cenas deletadas. Algumas dessas cenas, inclusive, são muito boas e nós separamos 15 delas que poderiam deixar os filmes melhores.


Essa é uma lista opinativa, há a possibilidade de que você não concorde com o que foi apontado e por isso, incentivamos o debate na área de comentários. Vale apontar que esse não é um ranking, as cenas citadas estão na ordem de lançamento dos filmes, do primeiro ao último. Outra coisa importante de ressaltar, é que a maioria das cenas deletadas estão em vídeos grandes, os links colocados aqui estão marcados no momento exato da cena citada.

⊗ 1. Jean e Professor X – X-Men: O Filme

Em X-Men: O Filme, o único aceno do que aconteceu com Jean e que seus poderes estavam se ampliando surge no final da batalha da Estátua da Liberdade. Muitas pessoas inclusive sequer perceberam que a mutante sentiu algo diferente. Caso essa cena não tivesse sido cortada, isso talvez fosse diferente.

Nessa cena nós temos um diálogo entre Jean e Professor X após o mutante consultar o Cérebro. Jean pede para tentar usar o Cérebro e Charles aponta que ela não está pronta. É então que a X-Woman diz que se sente pronta, pois o poder dela está se expandindo o tempo todo. Além dessa cena apontar a futura persona maligna que se desenvolveria na psique de Jean, também há um momento paternal muito importante da dupla.


⊗ 2. Tempestade e Jean conversando – X-Men 2

Tempestade e Jean Grey são melhores amigas nos quadrinhos, elas se consideram irmãs. É triste ver que nos filmes esse relacionamento não foi bem desenvolvido, visto que elas tem poucos momentos de interação. Há uma cena em particular que ajudaria muito a mostra-las como amigas.

Nessa cena de X-Men 2 temos Jean, mais uma vez, em um momento de desenvolvimento da Fênix. A mutante começa a controlar o Pássaro Negro utilizando sua telecinese ao invés de pilotá-lo. Tempestade a interrompe, pergunta o que há de errado e Jean diz que não é nada. Ororo então retruca dizendo “talvez seja porque Logan está de volta na cidade”. A resposta da telecinética é algo como “É talvez seja, só que não”. Seria muito bom ver mais interações delas nos filmes.


⊗ 3. Professor X foge com Scott – X-Men 2

Muitas pessoas se perguntam como foi possível um telepata do nível de Charles Xavier, utilizando uma réplica de um Cérebro, ser dominado por Jason Stryker. Essa foi uma escolha de roteiro, mas há uma cena deletada que talvez mostrasse justamente que Xavier não seria dominado tão facilmente.

Nessa cena deletada, nós temos o embate telepático vencido por Charles, que usa Jason para se libertar, controla um dos soldados de Stryker e depois salva Scott. É possível que caso essa cena fosse mantida, muito da estrutura do filme fosse alterada, afinal, o resgate do Xavier acontece apenas no final do longa. Mas ver Xavier em ação dentro do filme seria algo bastante interessante.


⊗ 4. Professor X vs Fênix – X-Men: O Confronto Final

Essa cena em questão existe no filme, mas de outra forma, muito mais silenciosa e dramática. O tipo de cena cuja qualidade depende muito mais da opinião do expectador. A versão alternativa da morte de Charles Xavier se trata de uma batalha psíquica.

Nessa versão, Xavier e a Fênix não param de se confrontar nem por um segundo, o Professor X tenta convencer Jean de que o que ela está fazendo é errado, enquanto a Fênix não quer ser controlada. Essa cena é bastante interessante, porque há a adaptação de um diálogo icônico dos X-Men quando a mutante diz: “Eu sou poder. Agora e sempre, eu sou a Fênix“.


⊗ 5. Bobby debate com Wolverine – X-Men: O Confronto Final

Homem de Gelo é um personagem que infelizmente não teve muito destaque antes de Dias de um Futuro Esquecido. Em X-Men: O Confronto Final, ele teve alguns momentos marcantes, mas nada muito chamativo. Uma cena deletada talvez jogasse um pouco mais de holofote para o personagem.

Antes dos X-Men se reunirem para o “confronto final”, Wolverine barra Homem de Gelo e Kitty dizendo que eles são muito novos para aquele tipo de batalha. Bobby então se impõe junto com Kitty, apontando que os X-Men são uma família e que familiares deveriam inclusive enfrentar o perigo uns pelos outros.

Essa cena também mostra Fera como um X-Man antigo, visto que Hank diz ter pego um uniforme velho dele.


⊗ 6. Jean usando telecinese a nível molecular – X-Men: O Confronto Final

Em X-Men 1 Jean se mostra bastante fraca devido as barreiras impostas por Xavier. Em X-Men 2, essas barreiras se romperam, mas a mutante só pode mostrar seu potencial no final do filme, prestes a morrer. É em X-Men: O Confronto Final que finalmente vemos o potencial da mutante. Infelizmente, a produção escolheu deletar um dos melhores momentos.

No acampamento da nova Irmandade de Mutantes na floresta, Magneto conversa com Jean que mostra a ele e a todos os mutantes presentes a vastidão de seu poder, criando um mini Sol. Uma versão alternativa dessa cena no filme, mas essa versão é muito mais interessante por mostrar o quão poderosa a Fênix é, alterando as propriedades dos objetos a seu bel prazer.


⊗ 7. Jean e a garota assustada – X-Men: O Confronto Final

Enquanto Magneto se prepara para fazer seu grande ato transportando a ponte Golden Gate, temos uma série de humanos comuns desesperados para fugir do local, com medo do que lhes pode acontecer. Esse momento traz uma cena bastante interessante que foi deletada.

Jean vê uma família aterrorizada no carro e olha para uma garotinha. A princípio, a mutante parece se apiedar da garota, mostrando que um traço de humanidade ainda resta nela. Contudo, no instante seguinte sua expressão muda, dando a entender que ela ficou com raiva pelo fato das pessoas temerem os mutantes. Essa cena é interessante, por dar mais uma camada de complexidade a personagem.


⊗ 8. Vampira não toma a cura – X-Men: O Confronto Final

Uma das decisões mais criticadas dentro do filme é a forma como a Vampira foi apresentada. Ao contrario de X-Men 1 e 2, em que a mutante está aprendendo a lidar com os poderes, em O Confronto Final ela simplesmente joga tudo isso fora, por sentir que está perdendo muita coisa ao não poder tocar em ninguém. Há uma cena deletada que poderia ter amenizado tudo.

Essa cena deletada, onde ela escolhe não tomar a cura, certamente não melhoraria a personagem no filme, mas pelo menos diminuiria a humilhação. É muito melhor ver Vampira aprendendo com as adversidades do que cedendo a cura por causa de um namorado.


⊗ 9. Tempestade e Professor X conversando – X-Men: Apocalipse

Embora tenha um visual incrível, o roteiro de Tempestade em X-Men: Apocalipse deixa a desejar. A personagem, que é uma Amazona do Apocalipse, simplesmente não exibe todo o potencial que esperávamos para Ororo. Sempre submissa, a Tempestade de Alexandra Shipp é mais lembrada por ficar escondida atrás do muro e por ser fã da Mística.

Assim como no caso da Vampira, essa cena não faria um milagre e nem melhoraria a personagem Ainda assim, um diálogo mais profundo entre o Professor X e Ororo estabelece uma conexão entre os personagens e deixa a mutante mais humana para o público.


⊗ 10. A cena do shopping – X-Men: Apocalipse

A famigerada cena do shopping. Poucas cenas deletadas em toda a franquia ficaram tão famosas quanto essa. Isso porque as primeiras imagens vazadas de X-Men: Apocalipse vieram dessa sequência. A ambientação oitentista, as roupas coloridas, o carisma dos atores, tudo estava presente, mas infelizmente tudo deletado.

Essa cena era de extrema importância para dar profundidade aos novos personagens que entraram na franquia. Ver jovens mutantes indo ao shopping, se divertindo e felizes é um passo importante para que o público se preocupe com eles nas horas de dificuldade. Sem falar que esse era o único momento em que Jubileu teve algum destaque e foi simplesmente removido.


⊗ 11. Combate ao câncer – Deadpool

Em sua busca desesperada pela cura do câncer, Wade vai com Vanessa para o México, em um local onde há um tratamento espiritual alternativo para a doença. Na verdade, os charlatões estão enganando pessoas no estágio final do câncer fingindo arrancar os tumores, quando estão apenas usando vísceras de galinha para fingir que é o tumor removido. Quando Wade descobre que os criminosos estão enganando idosos e crianças, mesmo debilitado, ele vai e mata o falso médico e foge.

Dentro dessa lista, essa é possivelmente a cena que mais se compreende o porque de ter sido removida. Em um filme de comédia como Deadpool, uma cena dessas talvez se tornasse muito pesada e densa, sendo extremamente difícil tirar o tom melancólico depois. Ainda assim, pela qualidade da sequÊncia e seriedade do assunto abordado, é uma pena não ter entrado.


⊗ 12. Família – Logan

Logan possui diversas cenas que estabelecem a ligação entre Laura e Xavier, entre Xavier e Logan e entre Logan e Laura. Contudo, há poucos momentos durante o longa que há o envolvimento dos três mutantes ao mesmo tempo. É justamente por isso que seria bastante interessante ter essa cena no filme.

Em sua fuga, Wolverine ultrapassa os limites de velocidade da estrada, o que faz com que a polícia acabe fazendo uma abordagem no carro. Percebendo algo errado com os três mutantes, a policial faz algumas perguntas para os três. Assim, temos Logan se apresentando como pai de Laura, que admite ser filha dele, enquanto Charles se coloca como pai de Wolverine. Em um filme intimista como esse, esse tipo de cena poderia estar presente.


⊗ 13. Dentes de Sabre – Logan

Nessa cena, temos o jovem mutante chamado Bobby brincando com 2 action figures, se tratam de Wolverine e Dentes de Sabre. O menino pergunta a Logan se o vilão realmente existiu, visto que o X-Man chegou a dizer que grande parte dos quadrinhos é mentira. Wolverine responde que sim, Dentes de Sabre foi real e que ele fez algumas coisas ruins com o vilão. Bobby retruca dizendo que agora Logan estava fazendo coisas boas, mas o velho mutante aponta que não sabe o que está fazendo.

Essa cena é interessante não apenas pela referência ao principal rival de Wolverine, mas por mostrar Logan em um estado completamente desolado. Vulnerável e doente são palavras que não se aplicam ao personagem normalmente, embora vê-lo assim seja triste, adiciona ainda mais camadas a um personagem tão icônico.


⊗ 14. Citação a Jean Grey – Logan

Durante o jantar na casa da família Munson, Kathryn pergunta a Logan sobre seu casamento. Instável, Xavier fala sobre sua pupila, Jean Grey, mas com uma franqueza atroz, aponta que Logan a matou. Wolverine acaba conseguindo desconversar, fingindo que aquilo era uma brincadeira e fica tudo bem.

Levando em conta que os acontecimentos de Dias de um Futuro Esquecido apagaram a morte de Jean, além do fato de Logan nunca ter se casado com ela, faz sentido essa cena não existir no filme. Contudo, com algumas alterações, certamente seria muito interessante ter Jean citada novamente em um longa do Wolverine.


⊗ 15. Despedida – X-Men: Fênix Negra

Essa cena não está na versão final do filme e é bastante compreensível, afinal, ela não se encaixa com o conteúdo da produção. A presença dessa sequência na lista não se trata sobre a cena em si, mas das oportunidades que Fênix Negra teria caso essa cena estivesse presente.

Na cena em questão, vemos Charles se despedindo no túmulo de Raven, depois fechando a Escola Xavier e partindo para algum lugar. Enquanto isso, também há uma cena em que Scott, por alguma razão, se juntou a irmandade de Magneto. Ao final, há o discurso de Jean Grey, que é mostrada como uma Fênix no espaço.

É interessante notar, que essa é claramente uma versão da cena original. Contudo, se prestarmos atenção na irmandade de Magneto, além de Fera e Noturno, Selene e Lotus Escarlate ainda estão presentes e vivos. Isso porque segundo os rumores, o planejamento original, o filme seria dividido em duas partes, mas esse planejamento foi por água abaixo. Isso porque a Disney (que havia comprado a Fox) interferiu nas gravações, porque o enredo se parecia muito com o de Capitã Marvel. Caso essa cena existisse no filme, a qualidade da produção poderia ser outra, ou não.


Menção Honrosa
Edição Vampira – X-Men: Dias de um Futuro Esquecido

Muito antes da Liga da Justiça de Zack Snyder ser lançada, houve a espera pela edição da Vampira de X-Men: Dias de um Futuro Esquecido. Isso porque toda a participação de Anna Paquin foi cortada do filme, porque o diretor considerou que a película estava longa demais. Assim, com toda a participação de uma das personagens favoritas dos fãs removida, restou a todos esperar pela versão estendida do filme.

Essa versão do filme conta com 17 minutos a mais do que a versão do cinema. Nela temos diálogos importantes dos novos X-Men, que mal falam na versão original. Bishop também é mostrado como um líder dessa nova resistência. Além disso, a adaptação das Sentinelas do futuro usam como base não apenas os poderes da Mística, mas da Vampira também, que é resgatada por Magneto e Homem de Gelo e toma o lugar de Kitty conduzindo Logan através do tempo. Pelo menos os fãs tiveram a chance de ver essa versão do filme.


Chegamos ao fim dessa lista, você acredita que as cenas citadas deveriam estar no filme? Acha que alguma outra cena merecia estar nessa lista? Diga nos comentários.