QUADRINHOS

FILHOS DO ÁTOMO: Conheça quem são os novos “mutantes” da Marvel

A famigerada equipe FILHOS DO ÁTOMO finalmente teve o seu lançamento após inúmeros adiantamentos. Mas os “mutantes” do time escondem segredos.


Os X-Men tiveram equipes spinoff, ou seja, repletas de mutantes mais jovens — que necessariamente não são os “X-Men” principais — desde que a franquia começou a se expandir na década de 80. Estas equipes incluem os Novos Mutantes, a X-Factor, a Geração X e algumas outras, que continham mutantes clássicos que estão na franquia até hoje. Com algumas exceções notáveis como Magia dos Novos Mutantes e Jubileu da Geração X, essas equipes foram povoadas por personagens originais sem qualquer vínculo real com a equipe principal. No entanto, as coisas são um pouco diferentes para a mais nova equipe dos Filhos do Átomo.

Em um dos lançamentos mais atrapalhados nos quadrinhos dos X-Men, o título FILHOS DO ÁTOMO apresentou aos leitores uma nova equipe de “mutantes” — estruturada de forma bem semelhante aos Jovens Vingadores. Esse grupo tinha jovens heróis que se assemelhavam fortemente aos principais membros adultos dos Vingadores, com seus trajes e até codinomes questionáveis fazendo menção a um Vingador — o maior exemplo disso é o próprio Wiccano se chamado inicialmente de “Asgardiano” por causa dos seus poderes eletromagnéticos, fazendo referência ao Thor. Os “Jovens X-Men” oferecem por sua vez a mesma ideia, apresentando novas camadas sobre personagens clássicos dos X-Men e seus respectivos arquétipos, embora todos à sombra da existência política de Krakoa, a ilha-nação mutante.

Confira abaixo quem são os integrantes dos Filhos do Átomo.


⊗ 1. CYCLOPS-LASS

Beatrice “Buddy” Bartholomew é a Cyclops-Lass, a líder de campo do grupo. Como seu nome sugere, ela tem os mesmos poderes que Ciclope, embora ela use o visor apenas para imitar o Scott e mirar seus feixes oculares — mas ela pode usar seus poderes sem ele. Ela é obcecada pelos X-Men e pelos direitos dos mutantes, arquivando material histórico sobre a equipe e defendendo-os de quaisquer insultos relatados pela humanidade. A primeira edição revela que sua mãe está morta, deixando-a com um pai que é amoroso, mas distante em relação à sua filha.

Uma tradução sugerida para seu nome seria “Ciclópica”, mas isso vai depender da Panini.


⊗ 2. GIMMICK

O nome verdadeiro de Gimmick é Carmen, e ela é a melhor amiga da Buddy. Seus poderes permitem que ela carregue e exploda objetos inanimados assim como Gambit faz, e seu traje é baseado no dele também. Ela é um pouco mais reservada que Buddy, mas é tipicamente a voz da razão quando se trata de assuntos mais complexos e que exigem um raciocínio melhor. Ela também é quem cria os trajes para a equipe, que inicialmente foram feitos para serem usadas como fantasias de Halloween.

Uma tradução sugerida para seu nome seria “Truque”, mas, novamente, vai depender da Panini.


⊗ 3. MARVEL GUY

O psíquico resiliente da equipe é Benny, também conhecido como Marvel Guy. Seu nome, poderes e traje verde/amarelo fazem dele um substituto para a Garota Marvel, que era o codinome que Jean Grey usou nos primeiros dias da equipe — e infelizmente até hoje. Ele não só tem habilidades mentais como controle da mente, mas também poderes telecinéticos. Ele aparentemente é gay e está apaixonado pelo seu companheiro de equipe, o Gabe, e está com ciúmes do vínculo que Gabe e Carmen têm.

Aqui normalmente poderá se encaixar o “Garoto Marvel”.


⊗ 4. CHERUB

O supracitado Gabe é Cherub, um fã do Anjo/Arcanjo. Ele joga basquete no mesmo time que Benny, onde ele parece ter uma rivalidade sútil com o companheiro de equipe Cole. Ao contrário de Warren, as asas de Cherub parecem ser quase elementares ou baseadas em energias da natureza em vez das penas tradicionais. Ele é mostrado como sendo capaz de se envolver nestas asas e proteger-se de danos, assim como de ressoar esse poder pelas mãos — em situações de perigo.

Assim como Arcanjo é uma das classes dos Anjos, Cherub também é, que tem como tradução Querubim.


⊗ 5. DAYCRAWLER

Jay assume o codinome Daycrawler, possuindo os mesmos poderes de teletransporte — e até mesmo o efeito sonoro — do Noturno. Ele é o membro mais jovem do grupo e não parece ir para a mesma escola que os outros. Até agora, ele apenas parece ser o trapaceiro brincalhão do time equipe — algo que o Bobby era na época. Usando sua fantasia, ele parece ter apenas três dedos nas mãos e dois em cada pé, assim como seu homônimo, mas essas são características do seu próprio traje. Além disso, tem um rabo implantando que a cada movimento dele parece agir sozinho.

Se o Nightcrawler foi traduzido aqui no Brasil como Noturno, então provavelmente Daycrawler será traduzido como Diurno. Mas vamos aguardar as traduções da Panini para o título.

Apesar da equipe dos Filhos do Átomo se dizerem mutantes, em diversos momentos a primeira edição sugere que eles não são, mas sim apenas simpatizantes que gostam dos mutantes e que gostariam de ser também.


De início temos  a informação sugerindo que eles não “ouviram” o chamado do Xavier — que aconteceu em DINASTIA X E POTÊNCIAS DE X — convidando todos os mutantes para viverem em Krakoa. Outra sugestão dada é do próprio cérebro, que não detectou nenhum membro da equipe — mas Ciclope acredita ser por causa do telepata deles mascarando-os. Outra sugestão dada é pela própria Tempestade, que teme que eles não possam ser ressuscitados pelos Cinco — e ela mais do que todos implica na ideia de levá-los a Krakoa.

No fim da edição, vamos aos jovens da equipe se despedindo de suas vidas humanas e se preparando para atravessar um dos portais de Krakoa — mas eles passam direto pelo portal e não conseguem entrar.

O curioso é que diferente da Kate que foi barrada em Krakoa — até machucando seu nariz no impacto —, os Filhos do Átomo por outro lado apenas atravessaram o portal, assim como qualquer humano faria. O mesmo ocorreu com o próprio Franklin Richards após descobrir que não era mais um mutante. De qualquer forma, apesar do atraso temporal de lançamento da HQ, parece ter se saído muito bem nas vendas e também na crítica, além de ter conquistado a atenção dos leitores pelo mistério imposto pela equipe. Ficaremos de olho nas próximas edições.



Mas e vocês caros leitores, o que acharam da equipe em si? Achou os nomes criativos? Gostaram dos membros? Não deixem de comentar!

E caso não nos siga, acesse nosso INSTAGRAM e fique por dentro de todas as notícias a respeito dos mutantes em primeira mão. E também se inscreva em NOSSO CANAL NO YOUTUBE que ao longo da semana teremos diversos vídeos sendo postados para vocês sobre os nossos X-Men e seu universo!