O que é a Magia do Caos? Entenda
O 8° episódio de WandaVision apresentou algumas revelações importantes sobre Wanda Maximoff, incluindo a invocação de uma habilidade poderosa dos quadrinhos da Marvel – A Magia do Caos. A história de origem de Wanda mudou significativamente nos quadrinhos quando ela apareceu pela primeira vez no MCU em Vingadores: Era de Ultron, mas parece que a franquia está trazendo a heroína de volta às suas raízes. Com a Magia do Caos agora oficialmente fazendo parte do MCU, Wanda provavelmente só ficará mais poderosa.
As versões do MCU de Wanda Maximoff e Pietro Maximoff são semelhantes as suas contrapartes nas HQs em muitos aspectos, mas diferentes em alguns pontos principais. Nos quadrinhos, Wanda e Pietro foram apresentados como mutantes, e logo depois, filhos de Magneto. Como a Marvel Studios/Disney não tinha os direitos autorais para usar o núcleo dos X-Men, então, ao invés disso, Wanda e Pietro receberam seus poderes através da exposição à Joia da Mente.
Como eventualmente aconteceu nos quadrinhos, o MCU agora está introduzindo algumas reviravoltas interessantes para explicar as incríveis habilidades que Wanda possui. Agatha Harkness, obcecada pelo poder de Wanda, mergulha profundamente em seu passado e em sua mente para descobrir a origem da “Anomalia de Westview”. Eventualmente, ela descobre o segredo – Magia do Caos – e oficialmente chama Wanda de Feiticeira Escarlate.
⊗ Magia do Caos nas HQs
A origem do Magia do Caos na Marvel Comics remonta à própria formação da Terra. Nos primeiros dias, há mais de um bilhão de anos, uma antiga raça de seres poderosos conhecidos como os Deuses Anciões vagavam pela Terra. Um dos mais fortes desses deuses, que eventualmente se deteriorou em um ser demoníaco, foi Chthon, que se tornou o primeiro ser na Terra a dominar o poder da magia negra arcana. Chthon governou a Terra por um tempo como o Deus do Caos, usando suas imensas habilidades para moldar a realidade à sua vontade. Eventualmente, no entanto, Chthon foi exilado e selado em uma dimensão alternativa através da Montanha Wundagore, localizada na Europa oriental.
Wanda Maximoff nasceu perto da Montanha Wundagore, e como resultado suas habilidades inerentes foram ampliadas pelo poder latente de Chthon. O Deus Ancião escolheu Wanda como um potencial futuro recipiente para ele habitar (o que ele faz mais tarde) e, portanto, suas habilidades naturais se tornaram muito mais fortes conforme ela crescia. Eventualmente, a verdadeira natureza dos poderes de Wanda tornou-se clara, catapultando-a para se tornar um dos personagens mais poderosos do universo Marvel.
As limitações exatas da Magia do Caos não são rigidamente definidas, principalmente porque são quase ilimitadas. Esse poder envolve principalmente habilidades de alteração da realidade, dando ao portador a força para criar, destruir e alterar a própria estrutura do universo. Wanda mostrou esse poder várias vezes nos quadrinhos, onde o exemplo mais famoso é a saga Dinastia M, que tem sido uma grande inspiração para WandaVision.
⊗ Magia no Caos no MCU
A Magia do Caos não foi mencionada no MCU até o 8° episódio de WandaVision, e anteriormente se acreditava que a Marvel Studios tinha decidido ter uma abordagem totalmente diferente com os poderes de Wanda. Quer fosse ou não o plano o tempo todo, as habilidades de Wanda agora foram redefinidas como Magia do Caos, embora não esteja claro como exatamente isso se manifestará, já que enhuma referência a Chthon, a Montanha Wundagore ou os Deuses Anciões foi feita(até agora).
No entanto, há algumas coisas que já foram reveladas sobre a Magia do Caos do MCU. Quando Agatha percebe a fonte do poder de Wanda, ela diz que ela deve ser a Feiticeira Escarlate – um nome que não foi usado no MCU antes. O episódio também mostra o momento em que Wanda foi exposta ao poder da Pedra da Mente. Naquele momento, ela tem uma visão do que parece ser seu traje clássico dos quadrinhos.
Duas explicações parecem mais prováveis; ou a Feiticeira Escarlate é uma figura antiga e mítica que reapareceu por meio de algum tipo de reencarnação, ou Wanda é o cumprimento de uma profecia envolvendo Magia do Caos, que faz referência a alguém chamada Feiticeira Escarlate. A última história, em particular, poderia facilmente ainda trazer Chthon e os Deuses Anciões.
De qualquer forma, o efeito da Magia do Caos no MCU parece ser mais ou menos o mesmo – mudar a natureza da própria realidade para se adequar à vontade do usuário. Resta ver como exatamente este novo poder impactará o fim do WandaVision e o resto do MCU daqui para frente, mas certamente tem muito potencial.
Fonte: Screen Rant
CONTINUE LENDO: WANDAVISION: Oitavo episódio possui a cena pós créditos mais importante até agora! Entenda