QUADRINHOS

As 10 ressurreições mais importantes dos X-Men

Os fãs de quadrinhos sabem que a morte de personagens raramente dura muito tempo. Ao longo dos anos, vários personagens principais foram mortos, apenas para retornar alguns meses ou anos depois. Às vezes, os personagens permanecem mortos durante um arco. Com isso em mente, nem todas as mortes em quadrinhos são insignificantes.


Só porque um personagem eventualmente voltará não significa que seu sacrifício nobre foi em vão. Analisando o histórico dos X-Men, muitos personagens morreram, apenas para fazer um retorno triunfante aos vivos de uma forma ou de outra. Na verdade, alguns personagens morreram mais de uma vez e, atualmente, os mutantes são considerados imortais (Obrigado, Hickman). Com muitos X-Men anteriormente falecidos de volta à ação e grandes mudanças em razão disso, confira a lista das 10 ressurreições mais importantes dos X-Men:

⊗ 10. Charles Xavier

Ao longo da extensa história dos X-Men, Charles Xavier morreu em várias ocasiões. No entanto, ele nunca parece ficar morto por muito tempo, já que seu papel e importância dentro da comunidade mutante geralmente o leva a uma ressurreição rápida. Mais recentemente, Charles foi assassinado por Ciclope, que o matou sob a influência da Força Fênix no final da saga Vingadores vs X-Men.

Eventualmente, revela-se que a alma e a consciência de Charles sobreviveram, permitindo-lhe habitar o corpo de Fantomex alguns anos depois. Apesar de ser o fundador da equipe, a ressurreição de Charles não foi tão impactante, mas o que ele fez depois disso compensou, quando a nação de Krakoa surgiu.

⊗ 9. Feiticeira Escarlate

Após os eventos da Saga Massacre, a Feiticeira Escarlate, junto com vários outros heróis importantes da Marvel, foi considerada morta. Apesar de um fim bastante dramático, é mais tarde revelado que ela e os outros foram transportados para outra dimensão. Enquanto estavam lá, os personagens passaram por várias mudanças importantes, com Wanda emergindo como um membro fundador de uma nova equipe dos Vingadores.

A partir disso, Wanda ganharia mais espaço no Universo Marvel e geraria um grande impacto para os X-Men e para os mutantes em geral, como por exemplo, a Dinastia M. Como resultado, sua ressurreição é definitivamente importante.

⊗ 8. X-Man

Para quem não conhece, X-Man/Nate Grey é uma versão alternativa de Cable, criada para do enredo de A Era do Apocalipse. Após a conclusão da série, é revelado que Nate sobreviveu, abrindo caminho para o Universo Marvel principal. Durante seu tempo lá, Nate continuaria a ser um membro intermitente dos X-Men, muitas vezes agindo como um vilão.

Recentemente, em Age of X-Man, Nate lançou um ataque incrivelmente brutal contra os X-Men, levando ao desaparecimento de muitos deles. Embora a equipe tenha sido capaz de detê-lo no final, o poder de Nate ainda era tão grande que torna seu retorno à vida ainda mais importante para a história.

⊗ 7. Vampira

Mesmo antes de sua breve morte, Vampira sempre foi uma das X-Men mais importantes. Suas habilidades únicas podem torná-la incrivelmente poderosa e sua mudança de vilã para mocinha deixa sua história bem mais interessante. Na fase Marvel Now, especificamente no quadrinho Fabulosos Vingadores, Vampira morreu apunhalada pelo vilão Ceifador.


No final do arco, porém, os companheiros Vingadores de Vampira são capazes de restaurar partes da linha do tempo, desfazendo a morte da mutante, bem como outros problemas que ela havia causado no início do arco. Mesmo depois do fato, Vampira continuou a ter um grande papel como membro dos X-Men, tornando fácil ver a razão pela qual seu retorno teria tanta importância.

⊗ 6. Colossus

A morte de Colossus durou um tempo relativamente longo. Depois de se sacrificar para evitar a propagação do vírus Legado, Colossus conseguiu salvar todos os mutantes. A partir daí, ele permaneceria morto por vários anos até ser trazido de volta durante a fase Astonishing X-Men, de Joss Whedon.

Foi revelado que Colossus foi ressuscitado por uma raça alienígena que acreditava que ele era o destruidor de seu planeta. Embora isso não tenha acontecido, Colossus eventualmente voltou aos X-Men e desempenhou um papel importante em várias equipes desde então. 

⊗ 5. Noturno

Noturno é certamente um membro popular dos X-Men. Por causa disso, foi extremamente triste quando ele se sacrificou para salvar Hope Summers no título da X-Force. Felizmente, porém, os leitores se consolaram em vê-lo no céu. Depois de um tempo, Azazel (o pai de Kurt), começou um ataque ao reino, com o mutante sendo uma das únicas pessoas em seu caminho.


Com a ajuda de seus companheiros de equipe, Kurt foi capaz de deter seu pai, mas ao custo de seu lugar no céu. Desde seu retorno, Noturno tem sido um membro chave dos X-Men em quase todos os títulos principais desde então. Da mesma forma, ele continua sendo o coração do grupo.

⊗ 4. Anjo

Anjo foi considerado morto depois que seu jato particular explodiu na 15° do X-Factor. Algumas edições depois, é revelado que Apocalipse transformou o mutante no Arcanjo. Warren retornou com asas novas e uma nova personalidade deturpada e assassina.

Depois de seu “renascimento”, Warren tem lutado continuamente com a persona do Arcanjo, criando alguns arcos e interações interessante para os X-Men e para o personagem. Como um membro fundador da equipe original, a transformação de Warren gerou um grande impacto nos fãs.

⊗ 3. Ciclope

Ciclope é um dos mutantes mais recentes que saíram do túmulo. Depois de ser vítima da Névoa Terrígena em Death of X, Emma Frost conseguiu transformar Ciclope em um mártir. Portanto, quando seu filho Cable o trouxe de volta à vida, Ciclope não foi exatamente recebido de braços abertos.


Apesar de tudo, ele ainda é um membro fundador dos X-Men, bem como o líder original da equipe. Embora Scott certamente tenha cometido alguns erros ao longo dos anos, normalmente podemos contar com ele para fazer o que é melhor para a equipe e também para sua espécie. Embora algumas pessoas possam odiar Ciclope como personagem, não há como negar sua importância e papel como um X-Man.

⊗ 2. Wolverine

Ao contrário de muitos personagens de quadrinhos, Wolverine conseguiu ficar morto por um longo tempo. E mesmo sendo substituído por outro Wolverine de uma linha temporal alternativa e pela X-23, os fãs ainda sentiam sua ausência entre os X-Men. Portanto, foi incrivelmente emocionante saber que o mutante mais popular estava voltando na minissérie O Retorno de Wolverine. Embora ainda haja algumas lacunas em torno de seu retorno, Wolverine tem sido um membro crucial dos X-Men desde então.

Agora que ele está oficialmente de volta, a equipe parece bem mais clássica. Além disso, é evidente que ele continuará a desempenhar um grande papel como um X-Man.

⊗ 1. Jean Grey

Nenhum outro X-Man morreu e voltou com tanta frequência quanto Jean Grey. Não importa quanto tempo ela fique viva, parece apenas inevitável que ela logo encontrará outra morte. Porém, com fase atual dos mutantes em Krakoa, parece que Jean ficará no mundo dos vivos por um tempo considerável.

Apesar de todo o mal que ela fez como Fênix Negra, Jean Grey continua sendo uma das X-Men mais importantes da história. Seu exemplo moral e impulso para fazer o bem inspirou muitos mutantes, muito depois de sua morte inicial. E vamos ser sinceros, qualquer comeback da Jean é icônico.

⊗ BONÛS: A Ressureição Krakoana

Após uma edição chocante de Dinastia X em que Ciclope, Wolverine e outros membros populares dos X-Men são mortos enquanto invadiam uma base anti-mutante da Orquídea, os fãs foram surpreendidos com a informação de que a mutandade não era mais mortal. Na atual era de Krakoa, temos os chamados Protocolos de Ressurreição Mutante, onde os Cinco (Hope Summers, Tempus, Exilir, Proteus, e Ovo) combinam seus poderes e recriam uma duplicata exata de qualquer mutante.

Com os backups do Cérebro, Professor X (ou qualquer outro telepata) transfere a consciência do mutante morto para a duplicata, lhe trazendo de volta dos mortos. A novidade mudou o status quo dos mutantes no planeta e despertou a ira da humanidade. Sem dúvidas, um dos maiores acontecimentos na história dos X-Men.

Qual é o seu retorno favorito?

Fonte: CBR