FILMES

LOGAN: A história por trás dos quadrinhos que aparecem no filme

No início de Logan, um Wolverine velho e derrotado se depara com uma pilha de quadrinhos vintage dos X-Men, descartando as histórias como produtos fabricados e fora da realidade.


Os quadrinhos são mais do que uma piada descartável: eles impulsionam parte do enredo do filme e suas questões sobre heroísmo e mitificação do passado. Ou seja, qualquer quadrinho aleatório dos X-Men não teria funcionado.


⊗ Entrevista com o artista

Falando com Slashfilm, o diretor James Mangold observou que a Marvel permitiu que ele usasse quadrinhos dos X-Men no filme, desde que nenhum fosse real. Então, ele recorreu ao diretor de criação da Marvel Joe Quesada e ao artista Dan Panosian para criar o seu próprio.

Para saber mais sobre esses quadrinhos personalizados dos X-Men, o portal The Verge falou com o artista Panosian por e-mail.

Um fã de quadrinhos de longa data, Panosian observou que seu pai o apresentou aos quadrinhos quando ele era criança, e ele era particularmente atraído por X-Men:

“[Este] foi um tipo de trabalho dos sonhos para mim. Logan é um dos meus personagens favoritos de todos os tempos, então foi uma grande honra fazer parte deste filme.”


Panosian se juntou ao projeto depois que o artista de storyboard do filme, o colega e artista de quadrinhos da Marvel, Gabriel Hardman, o recomendou para o trabalho.

“Eles precisavam de alguém que fizesse lápis / tinta / cor, capas e páginas internas, que são trabalhos que geralmente são divididos e entregues a artistas individuais que se especializam em cada categoria.”


Ao todo, Panosian criou 10 capas falsas de quadrinhos usados ​​no filme, enquanto Joe Quesada desenhou quatro páginas.


⊗ A criação do projeto

As histórias em quadrinhos apresentadas no filme foram projetadas para se parecerem com as histórias em quadrinhos dos anos 1980, do tipo que Panosian gostava quando era mais jovem.

“Todo o projeto é como uma carta de amor a essa geração de trabalho. Histórias e arte que influenciaram e inspiraram tantos escritores e artistas que trabalham hoje. ”


Panosian também gostou da ideia de um contraste entre os quadrinhos retrô exagerados e o sombrio filme moderno. Ele explica:

“As cores e a própria arte justapostas ao mundo cru e selvagem no filme capturam quanta inocência foi perdida com o tempo.”

Ele recebeu instruções abertas sobre como as capas deveriam ser. “Os temas foram fáceis de selecionar”, observou ele, porque os filmes cobriam muitos dos mesmos elementos das histórias que ele havia lido lendo.

⊗ Será que veremos essas HQs de verdade?

Se os fãs verão os livros na vida real? Panosian não tem certeza, mas espera que a arte apareça em algum lançamento especial de Logan no futuro.

“Seria uma pena [se não lançarem] para os fãs de quadrinhos.”

Você gostaria de ler essa edição fictícia dos X-Men que foi criada para o filme do Logan? Deixe sua opinião nos comentários.