FILMES

FÊNIX NEGRA: Eu escrevi o filme para ser feito em duas partes, afirma diretor

Embora Novos Mutantes ainda precise ser lançado, é um fato que o universo de mutantes da 20th Century Fox chegou ao fim, e infelizmente, esse universo tão querido pelos fãs não foi fechado com chave de ouro. X-Men: Fênix Negra foi um fracasso de crítica, não agradou grande parte do público, arrecadando pouco mais de 250 milhões de dólares, um valor abaixo de X-Men: O Filme, lançado 19 anos antes. Com tudo isso, foi fácil para os fãs se revoltarem com o diretor e roteirista Simon Kinberg, pelo seu trabalho que não agradou, mas aparentemente nem ele ficou contente com o resultado, visto que escreveu Fênix Negra para ser feito em duas partes

A informação vem da entrevista que Kinberg deu para o Joblo, nela o roteirista falou das dificuldades de se condensar um filme que foi inicialmente pensado para ser dividido em duas partes, a conversa iniciou quando perguntado se havia a possibilidade de uma versão do diretor (assim como será feito com Liga da Justiça de Zack Snyder), Simon disse o seguinte:

“O filme que eles lançaram foi minha visão, embora essa visão tenha sido mudada ao longo da produção do filme. Existem outras cenas que filmamos, assim como muitas outras em Dias de um Futuro Esquecido, e acabamos não usando. Havia cenas que filmamos para esse filme e um final bastante diferente do final do lançamento nos cinemas. Para lançar uma “versão do Kinberg”, não seria apenas juntar essas cenas, porque essas cenas nunca foram concluídas por causa de efeitos visuais e sonoros – além de todos os aspectos técnicos que envolvem a conclusão de filmes dessa escala. Daria muito trabalho.

E então, Kinberg continua explicando sobre a ideia inicial de ser um longa dividido em duas partes, que no final precisou ser condensado num filme só.



“Em todos os filmes, há coisas que você gostaria de fazer de maneira diferente, que você pensou que eram ótimas e perfeitas, e então você as assiste e percebe que não eram tão boas quanto você imaginava e você segue um caminho diferente. Fênix Negra foi um filme difícil porque, em seu conceito inicial, quando eu o escrevi, era para ser um filme de duas partes, e de repente, tornou-se um filme de uma parte só por razões que não eram minhas. Ter que criar em torno dessa mudança maciça foi um desafio em si. Todos esses filmes são desafiadores.”

Por fim, Simon elogiou o Universo Cinematográfico da Marvel e comparou ao que eles conseguiram fazer com os X-Men na Fox:

“Uma das coisas que o MCU faz tão bem, e eu tenho um respeito profundo como colega cineasta e como fã, é que eles são realmente fiéis aos quadrinhos. Eles também não têm medo de usar um tom mais sobrenatural ou de ficção científica em seus filmes, não sentem que precisam fundamentá-los tanto em uma espécie de realidade baseada na física. Eu acho que há algo muito grande, libertador e espetacular nisso. Eu acho que os X-Men poderiam ser muito legais se você trouxesse elementos de ficção científica e até os elementos além da Terra dos X-Men, isso é algo que eu gostaria de ver como fã, porque não sei se já fizemos isso de maneira totalmente comprometida no cânone dos X-Men na Fox.”