GAMES

Conheça o jogo dos X-Men para PS1 que nunca foi lançado

Quão legal seria – e quão bobo esquisito – assumir os controles em um confronto sem barreiras entre Logan e Wolverine? Uma demo de jogo de luta dos X-Men recém-desenterrada da era original do PlayStation nos mostra o quão perto estávamos, pelo menos por um minuto nos anos 90, de descobrir a resposta.



O historiador de jogos Andrew Borman seguiu uma trilha de migalhas binárias para descobrir a demo esquecida de 1999 de um jogo X-Men planejado e totalmente licenciado do desenvolvedor Syrox – um que não foi relacionado, como ele encontrou, ao jogo de luta X-Men: Mutant Academy que acabou sendo lançado no PS1 e Game Boy Color em 2000. A demo é breve, está no estado mais jogável possível e só permite controlar Wolverine e Apocalipse – mas a história de como ele o encontrou é quase tão intrigante quanto o próprio jogo nunca lançado:

Enquanto vasculhava as entranhas de software de um jogo completamente diferente – Asteroids for Game Boy Color – Borman diz que encontrou um arquivo que “parecia conter uma versão demo de julho de 1999”. Apesar de fazer a descoberta dentro de um jogo da Nintendo nem mesmo para os consoles PlayStation, um pouco de investigação digital intuitiva o levou a gravar um disco compatível com o PlayStation do misterioso arquivo e ver o que aconteceria se ele o colocasse em um console PS1.

“Coloquei no console e deixei fazer o que precisava – e então aconteceu algo que eu nem esperava…ele inicializou!”

Como é isso para alguma habilidade extra-sensorial digna de X-Men? Como você pode ver, o jogo foi planejado para ser um lutador de um ou dois jogadores; uma que – pelo menos em forma de demonstração – permitiria que você colocasse duas versões do mesmo personagem em combate de perto. A configuração coloca os dois combatentes no estilo clássico de Mortal Kombat, com um no lado esquerdo da tela e o outro no lado direito. E embora a IA não-jogador não ofereça muita luta na demo, podemos ver Wolverine liberar seu conjunto de habilidades (reconhecidamente básicas) – incluindo um incrível movimento de finalização – não apenas contra Apocalipse, mas contra o próprio Logan.



Em uma provocação ainda mais tentadora de como os desenvolvedores estavam preparados para se basear nas histórias em quadrinhos da Marvel dos X-Men, Apocalipse até se confronta com En Sabah Nur, seu próprio antigo progenitor alienígena. Borman continua explicando que não terminou de analisar o que aconteceu com o jogo (ele até descobriu um arquivo de demonstração separado de 1998 que mostra o jogo em um estado mais áspero e menos desenvolvido) – portanto, fique atento ao que esperamos que seja mais informações sobre outro projeto X-Men com estrelas que chegou tão perto da realidade.

Fonte: SYFY