FILMES

Fênix Negra recebe indicações ao Framboesa de Ouro!

Foi divulgada, neste sábado (08), a lista dos indicados ao Framboesa de Ouro 2020. A premiação tem como objetivo premiar o pior do que a indústria cinematográfica tem a oferecer, em diversas categorias. X-Men: Fênix Negra recebeu indicações em duas categorias:  pior atriz coadjuvante e pior remake ou sequência.

PIOR ATRIZ COADJUVANTE

  • Jessica Chastain – Fênix Negra
  • Cassi Davis – Um Funeral em Família
  • Fenessa Pineda – Rambo: Até o Fim
  • Judi Dench – Cats

PIOR REMAKE OU SEQUÊNCIA

  • Fênix Negra
  • Godzilla II – Rei dos Monstros
  • Hellboy
  • Um Funeral em Família
  • Rambo: Até o Fim

Para ver a lista completa de indicados, clique aqui.

X-Men: Fênix Negra estreou em 2019, depois de sofrer dois adiamentos. O longa recebeu 23% de aprovação por parte da crítica especializada e 64% do público em geral, no site Rotten Tomatoes.

É possível que os fãs discordem da indicação de pior remake ou sequência. É engraçado pensar que, apesar de o filme entrar na lista por ser uma sequência de uma franquia, ele também pode ser lido como um remake, por tentar recontar a Saga da Fênix Negra, que já havia sido adaptada em X-Men: O Confronto Final, de 2006.

Porém, é pouco provável que os fãs discordem da indicação de Jessica Chastain. A identidade da sua personagem foi mantida em segredo durante a divulgação do filme e mistério foi responsável por deixar as pessoas curiosas para assistir. Diversas foram as teorias feitas pelos fãs sobre quem ela poderia ser. Também foi criada muita expectativa sobre a função que a sua personagem teria para o filme. Uma personagem de outro mundo que seria responsável por fazer Jean Grey alcançar o potencial dos seus novos poderes para usá-los em benefício próprio.

Entretanto, a resposta não justificou o mistério e a expectativa criada em cima. No filme, Jessica Chastain interpreta Vuk, uma alienígena da raça D’bari, que teve o seu planeta destruído pela Força Fênix. Ela e os sobreviventes de sua espécie vagaram pelo espaço em busca desse poder para controlá-lo. O seu objetivo na trama é se aproximar de Jean Grey, ganhar a sua confiança e manipulá-la para conseguir roubar este poder, para depois eliminar a humanidade e transformar a Terra no novo lar dos D’bari.

Explicando assim, talvez soe interessante. Na prática, as duas personagens se encontram depois da metade do filme. E, depois de uma conversa em um bar e uma “apresentação de power point diferenciada”, que juntas não somam mais do que 10 minutos, as duas personagens já são cúmplices e “amigas”, e partem para atacar Magneto e o Professor Xavier, em uma curta sequência de ação. Logo após isso, o Professor Xavier consegue convencer Jean a voltar para o lado dos X-Men.  É neste momento que suposto plot twist acontece e descobrimos as reais intenções de sua personagem. Isso dá início ao terceiro ato do filme, que se resume a uma perseguição dos alienígenas -em forma humana- para encontrar Jean Grey e matá-la.