FILMES

James McAvoy fala sobre interpretar o Professor X no MCU!

Com a fusão da Fox com a Disney cada vez mais próxima de ser concluída e com o retorno dos direitos cinematográficos dos X-Men e do Quarteto Fantástico para a Marvel Studios, uma dúvida tem sido frequente: o que vai acontecer com o elenco? Eles irão permanecer ou teremos um reboot?

Em uma entrevista para a MTV, o ator James McAvoy foi questionado se gostaria de interpretar o Professor X no Universo Cinematográfico da Marvel (MCU). Em resposta, ele comentou sobre querer algo diferente e falou sobre a possibilidade de outro ator assumir o papel:

“Eu amo interpretar o Charles. Mas você precisa de algo interessante para fazer como ator, você não pode simplesmente ficar fazendo a mesma coisa de novo, de novo e de novo. Então talvez seja a hora de outra pessoa assumir.”

O ator pareceu estar em dúvida se a equipe funcionará no MCU, que atualmente, segundo ele, é praticamente um universo dos Vingadores:

“A Marvel e a Disney são muito espertas e tem feito isso de forma excelente. Eles parecem estar próximos de fazer algo novo com os X-Men, a propósito, o que é empolgante, estou muito animado para ver. Será que os X-Men podem funcionar no mundo dos Vingadores? Essencialmente é do universo dos Vingadores que estamos falando. Eu não sei.”

McAvoy também comentou sobre os motivos que o faz gostar dos mutantes:

“Uma das coisas incríveis sobre os X-Men – e uma das coisas que sempre me impressionam quando os fãs falam sobre a razão de amarem eles – é porque tem um paralelo com os desprivilegiados, com as pessoas que foram jogadas pro gueto, com minorias étnicas, com minorias sexuais, com qualquer tipo de pessoa que a sociedade dominante tem medo. E há muitos deles sendo jogados de lado pela sociedade. E é isso o que os mutantes representam. Eles não são necessariamente o tipo de heróis que são vistos como semideuses no MCU – as vezes, é claro, eles também entram nessa composição.”

Ele falou sobre achar difícil apresentar os X-Men do mesmo jeito que os Vingadores são apresentados e ainda manter a crítica social que os mutantes representam:

“Então, se você apresentar eles desse jeito, isso acaba com os comentários sobre a sociedade. As pessoas que são imigrantes no seu país e são excluídas por isso conseguem se identificar com os mutantes, pessoas que tem preferências sexuais diferentes e são excluídas, temidas e jogadas de lado por causa disso, eles conseguem se identificar com isso [a marginalização dos mutantes]. Pessoas que tem uma etnia minoritária e sofrem com isso porque a sociedade dominante tem medo de tudo o que é diferente, eles conseguem se identificar com os mutantes. Você consegue entender esse paralelo? Ou a Marvel e a Disney encontrarão um jeito de fazer isso e manter tudo isso? Porque eles parecem inteligentes.”

O ator concluiu falando que adoraria voltar se a proposta da história fosse interessante e que, se não for convidado, é grato pelos anos em que viveu o personagem:

“Nós voltaremos? Eu não sei. Estamos todos sem contratos. Então não precisamos. E eu não sei, eles podem não nos convidar para voltar. Mas se eles convidarem e tiver algo interessante para fazer, estou certo de que voltaremos. E se eles não nos convidarem, foram bons 10 anos.”

Nos filmes, James McAvoy interpreta a versão mais jovem do Professor X, anteriormente interpretado por Patrick Stewart. Ele viveu o personagem durante quatro filmes: X-Men: Primeira Classe (2011), X-Men: Dias de um Futuro Esquecido (2014), X-Men: Apocalipse (2016) e X-Men: Fênix Negra, que estreia no dia 7 de junho deste ano.