FILMES

Disney não vai cancelar filmes da Fox que estão prontos ou em produção!

Desde que X-Men: Fênix Negra e Novos Mutantes tiveram as suas datas de estreia alteradas para 2019 diversas pessoas começaram a imaginar se isso poderia ter relação com a compra da Fox pela Disney,  que está em andamento no momento, seja ela por meio de alterações no roteiro, ou então, até mesmo o cancelamento do filme.


De acordo com os defensores dessas hipóteses, isso aconteceria para facilitar o planejamento de um reboot dos X-Men no MCU, já que agora a Marvel poderia ter acesso aos personagens. Dessa forma, as refilmagens de X-Men: Fênix Negra mudariam o final do filme, para dar um tom de encerramento para a franquia e eliminar quaisquer pontas soltas que poderiam ter sido deixadas para uma eventual sequência.

Outras pessoas defendem que X-Men: Fênix Negra já seria parte do MCU e teria relação com Capitã Marvel, uma vez que os dois filmes contam com a presença dos personagens Skrulls e se passam nos anos 90. Mas ao que parece, a realidade é bastante diferente.

Um relatório do Wall Street Journal da última semana diz o seguinte:

“Até que o acordo esteja completo, a Fox é obrigada a agir como se fosse sobreviver de forma independente, dizem as pessoas que trabalham no estúdio. O que significa fazer  filmes e desenvolver novas ideias sem ter certeza do que a Disney vai fazer com elas.”

Na sequência, fica claro que a Disney não parece ter a intenção de cancelar nenhum projeto desenvolvido pelo estúdio:

“A Disney vai lançar todos os filmes da Fox que estão completos ou em produção durante período da aquisição, diz uma pessoa com conhecimento dos planos.”


Com base nessas respostas fica evidente que X-Men: Fênix Negra e Novos Mutantes não serão cancelados, pois são filmes que já estão gravados, ainda que passem por refilmagens. Os demais projetos da Fox com personagens da Marvel também estarão a salvos se entrarem em estágio de produção. Sendo eles, os filmes solo do Doutor Destino, GambitSurfista Prateado, Kitty Pryde, Homem-Múltiplo e também o filme da X-Force.

Essas respostas também revelam que a Disney ainda não tem poder e influência sobre os projetos desenvolvidos pela Fox devido ao fato de que a fusão das duas empresas ainda não foi concluída e, por mais que as chances disso acontecer sejam pequenas, há ainda a possibilidade do acordo não ser aprovado pelo governo americano. E caso isso aconteça, a Fox sairia no projeto por ter tomado decisões de forma antecipada. Então, parece seguro o estúdio continuar trabalhando como se nada disso estivesse acontecendo.


Do ponto de vista da Disney, cancelar projetos desenvolvidos pela Fox seria começar essa nova fase com prejuízos. Outro lado que as pessoas parecem esquecer é que o orçamento de um filme não é dado apenas pelo estúdio, os filmes contam com patrocinadores e investidores, esses últimos financiam o filme com a intenção de ganhar alguma porcentagem da bilheteria arrecada. E por fim, cancelar um filme não significa apenas engavetar a produção como se ela nunca tivesse existido, envolve também cancelar uma série de contratos, alguns deles provavelmente com cláusulas de segurança, que envolvem multas.

FONTE: MCU Cosmic