FILMES

X-MEN APOCALIPSE: Bryan Singer comenta o último trailer!

X-Men: Apocalipse é a conclusão da trilogia que começou com X-Men: Primeira Classe, e ontem, vimos o lançamento do terceiro e último trailer, contendo um pouco mais da história, muito mais ação, e uma última tiro tentadora com a presença do mais famoso mutante de toda a equipe. O Diretor Bryan Singer deu uma entrevista para a Empire e falou mais sobre o trailer mais recente.

Como algumas cenas dos trailers anteriores se repetem no novo, nós não vamos falar de quadro-a-quadro.

Liberar um trailer com algumas semanas para o filme o mesmo estrear é realmente bastante incomum para um blockbuster moderno, mas Singer diz que trabalha desse modo há muito tempo.

“Nós sempre planejamos três trailers. Este trailer tinha que estar pronto visualmente semanas atrás, para que pudesse ser reproduzido em todo o mundo. Ainda há toneladas de coisas que eu gostaria e que eu poderia ter colocado nos trailers, mas vocês terão que esperar pelo o filme!

A Origem.Sem título

Cada cena que vimos Oscar Isaac como Apocalipse, o ator está coberto de maquiagem azul, próteses, e um capacete pesado. Singer desde o início disse que não veremos Apocalipse como Isaac em qualquer momento, e ainda aqui está ele, deitado sobre uma mesa, e com o sua cabeça raspada.

“Isso foi filmado muito cedo. Não é um grande momento, mas você vai obter um gostinho de quem ele era. Quando ele não era Apocalipse. Isto é, quando ele é um ‘contribuinte disposto’.”

Portanto, esta parece ser uma cena definida há milhares de anos no Egito antigo, onde se pode apoiar a teoria de que Apocalipse transfere sua consciência em diferentes corpos para prolongar sua vida.

A Voz.Sem título

Quando Apocalipse fala/grita sobre a construção de um novo mundo, sua voz assume um tom distintamente estranho, quase alienígena. Singer e seu departamento de som transformaram Isaac em um meio-homem/meio-microfone.

“Ele está carregando as almas, como se diz, de muitas vidas e muitas personagens. Ele tem contido dentro dele muitas vozes, mas ele escolhe uma principalmente. Às vezes ele vai ficar com outros tipos de vozes, todos provenientes de várias faixas e tons. Tivemos um microfone grave para sua bochecha direita, um microfone bumbo para sua bochecha esquerda, e uma ‘Sennheiser’ normal que registra o diálogo primário. Eu era capaz de tomar todas essas vozes e aumentá-las. Mas este não é o resultado final. Está ficando mais perto de como a voz dele será.”

A Batalha Psíquica.Sem título

Nós vimos vislumbres batalha entre Charles Xavier e Apocalipse nos trailers anteriores. Aqui vemos um pouco mais. Com Charles levantando da sua cadeira de rodas e Apocalipse crescendo em tamanho, esta batalha ocorre no plano astral, o que permitiria que estes dois mutantes tremendamente poderosos escaparem dos limites de seus corpos físicos.

 “É algo como o plano astral. Apocalipse é um mutante muito poderoso e isso resulta em um ataque total em muitos níveis. Esta é apenas uma parte do ataque. Cada personagem está envolvido em uma forma ou de outra”.

Destruição Global. Sem título

Singer disse várias vezes que a ação em Apocalipse está em uma escala verdadeiramente global. Anteriormente, vimos que os poderes de Apocalipse (ele pode manipular a matéria inanimada) começam a lançar resíduos para Nova York. Aqui, em Sydney e sua icônica ‘Opera House’ são destruídas.

Noturno e Mística.Sem título

Tendo resgatado Noturno de um clube da luta mutante subterrâneo, Raven parece um pouco desconcertada quando o mutante de pele azul diz, “você é ela.” Desde os acontecimentos de Days of Future Past, onde Mística efetivamente salvou o mundo em plena vista de dezenas de câmeras, Raven tornou-se uma heroína popular entre os mutantes.

“Ela é famosa, mas ninguém está realmente a viu desde então. Conhecê-la é um grande prazer para ele. Ela é o grande herói de 1973 e ele está chocado naquele momento. Ela não está confortável com isso. Ela não está interessado em ser o rosto de um mundo que ela não acredita que existe. Ela não é uma heroína.”

Pode haver um duplo sentido para essa cena. Se o filme seguir cânone dos quadrinhos, Mística é mãe de Noturno. Mas isso significaria que ela já se relacionou com Azazel(já falecido) em algum momento depois de X-Men: First Class, e nós suspeitamos que não vai ser o caso aqui.

“Eu sou seu Pai!”.Sem título

Nesta breve cena, definida em uma cela no Lago Alkali, Mércurio confirma para Raven o que todos sabíamos: Magneto é seu pai. Alguns podem levantar as sobrancelhas por essa relevação ser confirmada em um trailer, mas ‘não foi concebido para ser um grande revelação’, diz Singer.

“Não é como Luke Skywalker e Darth Vader. Sabemos sobre esses laços de sangue. A questão é, quem mais sabe disso e o que isso significa e como isso vai fazer Mércurio evoluir como um personagem? É parte de sua jornada até o fim do filme.”

Ciclope v Tempestade.Sem título

Para o fim do trailer, temos vislumbres de uma batalha entre Ciclope, futuro líder dos X-Men, contra Tempestade…que é um outro futuro líder dos X-Men. Aqui, porém, ela é um dos Quatro Cavaleiros do Apocalipse, o que dá margem para Singer colocar suas habilidades contrastantes um contra o outro.

“Nós nunca gostamos de criar lutas sem motivo. Eu sempre gosto de dar um propósito ao conflito. E visualmente? Seria um boa sacada? Cujos poderes se complementam na batalha? Para ter Ciclope tentando mirar na Tempestade, que pode voar, faz algumas imagens realmente ficarem selvagens, e é algo que eu não tinha visto antes.”

Wolverine.Sem título

O trailer termina com uma enorme quantidade de cadáveres, num corredor que pode parecer familiar para os fãs de X-Men 2, e uma mão empunhando algumas garras de metal muito familiares. Desde o início, fomos informados de que o Wolverine de Hugh Jackman não apareceria no filme, mas isto parece sugerir o contrário.

“Pense o que você quiser (Singer sobre a cena). Eu vou dizer, não é simples. Há algo mais fundamental que ocorre com isso. Ele sugere a uma sequência que se encaixa novamente dentro do cânon de todos os seis filmes, e o nascimento de uma nova direção. Não é insignificante, nem é simplesmente uma reposição. Não é a única cena que você vai ver, vamos colocar dessa maneira.”

X-Men: Apocalipse estreia dia 19 de maio nos cinemas brasileiros.