QUADRINHOS

Fanático: Aniversário de 50 anos da criação do personagem!

Se há uma coisa que os X-Men aprenderam ao longo das últimas cinco décadas, é que se ouvirem o Fanático chegando, é melhor se preparar para danos materiais e muita conversa fiada.

Ele pode ser o meio-irmão do Professor X, mas Cain Marko não tem (na maior parte do tempo) nada além de más intenções para com a equipe de super-heróis de seu irmão.

Enquanto buscava vingança contra o seu irmão benfeitor, Fanático juntou-se com alguns personagens bastante condenáveis, mas de vez em quando desempenhou o papel de um herói. Ele até mesmo se juntou aos X-Men por um breve tempo. Mas não importa quantas boas ações ele faça, Fanático o imparável, sempre visará o seu próprio interesse em suas intenções.

Em comemoração destes 50 anos de destruição, trouxemos um resumo da marcante primeira aparição dele nas HQs dos fabulosos X-Men contra o Irrefreável “Juggernaut, Bitch

 

1 – A Ameaça indescritível

Fanático apareceu pela primeira vez há 50 anos atrás neste mesmo mês, em Fabulosos X-MEN #12 por Stan Lee, Jack Kirby e Alex Toth. Na página de abertura da edição, o sistema de alarme do Cérebro alerta os X-Men sobre ameaça que se aproxima, o inimigo imparável.

 

2 – Você deve ser meu novo meio irmão

Sem demora, Xavier instruiu os X-Men para criarem um perímetro defensivo em torno de sua escola para manter o vilão se aproximando da baía. Com as bombas colocadas e as armadilhas montadas, Xavier em seguida começou a contar aos seus alunos sobre seu meio-irmão, Cain Marko. Após a morte de seu marido, Sharon Xavier mãe de Charles casou-se com o sócio Dr. Kurt Marko.

3 – Cuidado com Cain!

Marko e seu filho valentão Cain fizeram a vida do jovem Xavier miserável, esse fato só piorou com a morte de Sharon. Somente no leito de morte que Kurt revelou a verdade: ele não tentou salvar a vida de Brian Xavier! Com seu último suspiro Marko advertiu Charles para tomar cuidado com seu ciumento meio-irmão.     

4 – Como ele se tornou tão poderoso?

Entre momentos de aprendizagem sobre a origem do seu professor, os X-Men assistiram em estado de choque como o imensamente poderoso Cain Marko cambaleou em direção a seu quartel general, destruindo todas as defesas. Mas como é que aquele adolescente desprezível cresceu tanto até se tornar este super-vilão indestrutível?

5 – Um ser humano invulnerável!!

Com seu meio-irmão se aproximando, Xavier respondeu à pergunta que corroía os X- Men: Enquanto lutava na Guerra da Coréia, o covarde Marko fugiu do combate e se abrigou em um templo perdido que abrigava a carmesim gema de Cyttorak. Por pegá-la, Cain Marko transformou-se em um humano invulnerável, o Fanático.

6 – Nos reencontramos!

Com a história de origem de seu meio-irmão concluída, Fanático derrubou a porta banhada a aço da mansão e fez um trabalho rápido com os estudantes adolescentes de Xavier, eles não eram páreo. Finalmente, depois de anos separados, Charles Xavier não teve escolha a não ser enfrentar o Fanático, um membro da família cheio de ódio que ele tinha tentado de todas as maneiras esquecer.

7 – Meu Cérebro Mutante

Como uma medida desesperada, na edição 13 de Fabulosos X-Men, Professor Xavier utilizou uma poderosa descarga telepática para tentar atordoar Fanático, mas mesmo isso foi inútil. Os X-Men então para proteger o seu tutor, em um ataque em conjunto criaram um imenso buraco e lançaram Cain Marko dentro para atrasa-lo.

8 – Não Posso ser derrotado nem ferido

 A armadilha improvisada não durou muito tempo, enquanto professor Xavier fugiu com Jean, Homem de Gelo e Fera para um laboratório para poderem trabalhar em um dispositivo, Ciclope e Anjo ficaram para atrasar o Fanático que em poucos segundos já havia se livrado de outra armadilha.

9 – Em Chamas

Com o dispositivo criado para amplificar suas ondas cerebrais, o Professor X entrou em contato com o membro do Quarteto Fantástico, o Tocha Humana. A princípio Jhonny Storm estava relutante em acreditar que aquilo era realmente um pedido de ajuda, mas então ele resolve arriscar deixando Charles guia-lo.

10 – Uma Fração do meu poder 

Tocha Humana chegou na mansão a tempo de ajudar os X-Men, com a ajuda dele foi possível distrair Fanático de forma que no momento certo Anjo conseguiu tirar o capacete de Cain que impedia que o Professor X entrasse em sua mente. Agora isto não era mais um problema, Charles Xavier com ajuda de seus X-Men e do Tocha Humana derrotara o Fanático utilizando sua telepatia.

11 – Os X-Men serão eternamente gratos

Com o Fanático derrotado e sem capacete, Charles Xavier pôde entregar seu meio irmão as autoridades e voltar sua atenção ao treinamento de seus alunos, mas não antes de esperar que eles se recuperassem. Quanto a Tocha Humana, voltou para casa sem saber sobre aquele inesperado encontro.

Esta foi a primeira aparição de Cain Marko, o Fanático nos quadrinhos dos mutantes nas edições de Número 12 e 13 de “Fabulosos X-Men” de 1963. Ele é sem dúvidas um dos vilões mais interessantes além de um dos mais poderosos que os filhos do átomo já enfrentaram, fica aqui nossa homenagem a esse monstro.

Fonte: Marvel