Conheça o fanfilm que coloca Wolverine em uma nova perspectiva de vida
Hoje nós continuamos nossa série apresentando alguns filmes curta metragem antigos relacionados aos X-Men feitos por fãs, que valem muito a pena assistir. Dessa vez, temos um fanfilm que a princípio parece uma paródia, no entanto, se mostra mais interessante do que aparenta. Esse é Close Shave, o filme focado em ninguém menos do que Wolverine.
⊗ Produção
Close Shave é uma brincadeira com a expressão que ao mesmo tempo significa “fazer a barba bem rente” e “escapar por um triz”. Este é um curta metragem financiado por fãs, com duração de 10 minutos, sendo o último minuto inteiro de créditos. Embora a maioria dos fanfilms contem com o incentivo de alguns fãs colaboradores, esse é um pouco diferente. A produção que foi financiada pelos próprios produtores, foi filmada na barbearia R.W.WOLF, uma barbearia inglesa.
O filme é uma ideia do fã Mahmut Akay, que é diretor, mas também é o roteirista do curta. A produção ficou por conta de Shaun Rhodes e a direção de fotografia foi feita por Evangelos Polychronopoulos. A edição é um trabalho de Jonny Le Mills, a direção de arte é de Carolina de Lemos e o figurino por Jess Holms. A parte de sons e cores é um trabalho de Jonas H Larsen, Jane Lo, Matt Fezz, Luke Hollingworth e Benjamin Eeley
O protagonista é Cameron Jack, que interpreta Wolverine. Michael Chase, Tom Cray, Jack Forsyth-Noble, Jacob Meadows e Neizan F. Birchwood interpretam os funcionários da barbearia. Julia Sawalha é a voz no audio motivacional que Wolverine escuta
⊗ Enredo
O filme começa em uma barbearia elegante de Londres, onde um grupo de barbeiros assiste ao noticiário. A notícia relata que um mutante apareceu nas proximidades, o mutante se trata de Wolverine, desaparecido há 10 anos. Com base nas imagens, vemos que ele perdeu seu físico musculoso e atlético. Em vez disso, ele está acima do peso – um fato do qual os barbeiros riem, dizendo que ele não cabe mais em seu colant amarelo – e suas costeletas estão crescidas. Os barbeiros conversam, cogitando a possibilidade dele ter perdido os poderes, por isso o desaparecimento e o ganho de peso.
Na perspectiva de Wolverine, percebemos que ele escuta uma palestrante motivacional em fita, dizendo: “Sou uma pessoa positiva”. Aparentemente, ele mudou de vida e está tentando se manter como uma pessoa calma. Wolverine entra na barbearia anti-mutante – a mesma que está pronta para matá-lo – e tenta pacificamente receber um corte de cabelo se denominando “James”. O barbeiro conversa com ele por algum tempo tentando distraí-lo, mas eventualmente revela sua verdadeira intenção, matar o mutante. Assim, Wolverine percebe que se manter como uma pessoa pacífica não é algo tão fácil.
⊗ Assista ao curta
Abaixo você poderá assistir ao curta, que além de muito sangrento, coloca Wolverine numa perspectiva diferenciada. Não apenas por causa do humor sombrio que se utiliza desse tom para colocar o personagem num físico na qual não estamos acostumados. Mas também porque mostra Wolverine tentando ser uma pessoa melhor, mas se dando conta de que é impossível sê-lo, enquanto precisar lidar com o preconceito. Vale prestar atenção nos detalhe das garras de Wolverine escorrendo sangue, pois o mutante se machuca toda vez que as projeta. Infelizmente o vídeo está em inglês.
Afinal, o que você achou do curta? Gostaria de ver uma série onde vemos o mutante tentando se adaptar no mundo e ser uma pessoa melhor?