FILMES

Os 10 mutantes mais injustiçados dos filmes dos X-Men

É inegável que a franquia X-Men apesar de tudo é um grande sucesso no cinema. Os filmes dos mutantes arrecadaram mais de 6 bilhões de dólares, o que os tornam parte da sétima franquia de filmes mais rentáveis do mundo. No entanto, o sucesso não significa que os filmes foram perfeitos, muito pelo contrário. Uma das maiores reclamações dos fãs é o fato de que vários mutantes são mal aproveitados, enquanto outros têm excesso de destaque. Pensando nisso, nós resolvemos montar uma lista apontando os 10 mutantes (com grande importância nos quadrinhos) mais injustiçados nos filmes.


Vale apontar que essa é uma lista opinativa, assim, há a possibilidade de que você não concorde com nossa opinião. Nessas situações sempre incentivamos o debate na área de comentários. Também vale citar que esse não se trata de um ranking, apenas estamos citando aqueles que são os mais mal aproveitados, sem ordem específica.

⊗ 1. Apache

Nos quadrinhos, Depois da morte de seu irmão James, o Pássaro Trovejante, Apache virou um importante membro dos Satânicos de Emma Frost e posteriormente, integrou a X-Force. Além disso, John traz uma representatividade única pra povos nativos americanos nos EUA. Infelizmente, a relevância que o personagem poderia ter, não aconteceu em sua primeira e única participação nos filmes.

O personagem é um dos mutantes do futuro em X-Men: Dias de um Futuro Esquecido. Lá, sua função é de extrema importância, é por causa dele que os X-Men conseguem se preparar a tempo, antes das Sentinelas chegarem. Ainda assim, fica claro que a função do personagem é mais importante do que ele mesmo. Apache não tem falas relevantes e tem pouquíssimo tempo de tela. Além disso, apesar de na divulgação do filme sua ficha apontar que ele tem super força e vôo, o que vemos no longa faz o personagem parecer fraco. Apache é o único personagem indígena que já apareceu na franquia dos filmes, infelizmente, de forma injustiçada.


⊗ 2. Jubileu

Se por um lado Apache é um dos poucos personagens nativo americanos presentes nos quadrinhos, Jubileu é uma das poucas personagens asiáticas de destaque. Sua popularidade cresceu imensamente devido a sua participação na série X-Men: A Série Animada dos anos 90. No entanto, ser popular no desenho mais popular dos mutantes de nada serviu para a jovem.

Não é nem necessário argumentar sobre o quão ruim é a participação de Jubileu nos filmes. A garota aparece em 4 deles, que somados, não dão nem 1 minuto e meio de duração. Ao procurarmos as cenas em que ela utiliza os poderes nos filmes, encontraremos um vídeo com 30 segundos, onde 20 segundos vêm de uma cena deletada. A mutante até ganhou uma participação um pouco maior em X-Men: Apocalipse, no entanto, a maioria esmagadora dessa participação também foi deletada. Jubileu aparece mais nos vídeos de divulgação do longa, do que no próprio filme.


⊗ 3. Mancha Solar

Roberto da Costa é um mutante negro que fez parte da formação clássica dos Novos Mutantes, e ficou conhecido por sua personalidade afiada e esquentada. Engraçado, arrogante e carismático, Beto é um mutante brasileiro e era a maior chance de nós nos identificarmos com um personagem que nos representa. Contudo, alguns erros fizeram o completo oposto.

A primeira manifestação dos poderes do personagem nos quadrinhos se dá quando o chamam de preto em tom pejorativo. Em X-Men: Dias de um Futuro Esquecido, quem o interpreta é Adam Canto, ator que é latino (mexicano), mas não é negro. O personagem aparenta ser poderoso, mas seus poderes são mal utilizados. Além disso, o mutante só possui 1 fala, o que o torna completamente esquecível. A segunda aparição dele é em Novos Mutantes, onde quem o interpreta é o ator Henry Zaga, que também é brasileiro. Infelizmente o erro com relação a cor do personagem se manteve, afinal, Henry também não é negro. Nesse segundo filme o personagem até tem um pouco mais de destaque, ainda assim, embora parte da personalidade do mutante tenha se mantido, no geral ele é muito mais inútil do que deveria, muito mais fraco do que deveria e não ganha o destaque que merece.


⊗ 4. Colossus

Piotr Rasputin é um dos X-Men mais queridos pelos fãs. Apesar de sua mutação transformá-lo em um tanque de guerra, o mutante russo é gentil e amoroso, sua bondade o coloca como um dos corações da equipe. Coisas como o seu cuidado e amor para com Kate Pryde e sua amizade com Tempestade, somados a seu sacrifício em relação ao vírus Legado o destacam como personagem. Os filmes dos X-Men no, no entanto, não souberam aproveitar essa importância.

Colossus possui um caso muito parecido com o de Jubileu, visto que ele aparece em 4 filmes, mas possui pouquíssimo tempo de tela. O que o coloca em uma posição um pouco melhor, é o fato de que ele participa de algumas cenas de ação, ainda assim, em todas ele aparece apenas como coadjuvante. Se perguntarmos quais os maiores diálogos de Colossus, é provável que os únicos que as pessoas lembrariam seriam coisas como “vai, vai, vai”. Colossus é um mutante da segunda gênese, ele merecia muito mais.

Obviamente estamos focando aqui somente nos filmes da franquia principal, afinal, o personagem ganhou um destaque e importância muito maior nos filmes do Deadpool.


⊗ 5. Psylocke

Psylocke é o codinome de duas mutantes diferentes. Inicialmente, a detentora desse título era Elizabeth “Betsy” Braddock, que passou grande parte de sua vida apenas como telepata. Posteriormente, em uma sucessão de eventos Betsy trocou de corpo com Kwannon, uma assassina japonesa, ganhando também telecinese. Nos filmes, só a versão asiática da personagem aparece, infelizmente não de forma positiva.

A personagem aparece pela primeira vez em X-Men: O Confronto final, uma adaptação tão ruim, que a maioria dos fãs sequer sabem que é a personagem no filme. Ela não possui diálogos, os seus poderes não ficam claros e ela morre como uma figurante qualquer. Em X-Men: Apocalipse temos a versão interpretada por Olivia Munn, que até tem um pouco de destaque. O problema é que o pouco destaque dela divide tela com a falta de coerência do roteiro de Simon Kinberg. No filme a mutante possui 6 falas, metade delas mostra a personagem em posição subalterna, nenhuma delas serve para desenvolver a personagem. Vale citar que essas linhas de diálogo juntas devem formar no máximo uns 30 segundos.

Alguns diriam que pelo menos ela tem mais falas do que o Colossus, mas isso não é uma qualidade, todo mundo tem mais falas que o Colossus. Dessa forma, esperamos que a Marvel dê um roteiro melhor para a personagem.


⊗ 6. Emma Frost

Emma Grace Frost, também conhecida como “Rainha Branca”, é uma mutante telepata que possui um dos melhores desenvolvimentos dos quadrinhos dos X-Men. A personagem se tornou uma vilã e indiretamente responsável por inúmeras mortes, como um reflexo de sua infância triste e passado complexo. Posteriormente, a mutante se redimiu, se tornou uma X-Woman essencial para a equipe e hoje em dia é um dos pilares que mantem a mutandade prosperando em Krakoa. Nos filmes, a personagem ficou muito longe do esperado.

A inteligência, comentários ácidos, tiradas rápidas e senso de humor refinado são marcas registradas da personagem. Somados a isso, temos seus poderes de telepatia e forma de diamante. Somente uma fração dessas características fazem parte das adaptações da mutante nos filmes. No caso da versão de X-Men Origens: Wolverine, vemos somente a forma de diamante. Já a versão de X-Men: Primeira Classe, até demonstra ser poderosa, mas ela é simplesmente tratada como uma empregada. Grande parte das linhas de diálogo da telepata são apenas complementos dos diálogos de Sebastian Shaw, o que faz com que Emma não pareça independente. Ao final do filme, temos novamente a mutante se tornando subordinada de alguém, dessa vez de Magneto.


⊗ 7. Selene

Selene é uma mutante imortal predadora desde tempos imemoriais, segundo a própria, já era “uma anciã quando o mundo ainda era jovem”. Essa que é uma mutante, mas também uma bruxa,  se trata de uma “vampira psíquica”, com a capacidade de sustentar-se por drenagem da força vital de outros seres humanos. Normalmente suas histórias estão fortemente atreladas ao Clube do Inferno, embora ela também seja vilã dos Novos Mutantes.

Infelizmente, a versão dos filmes não passa de uma coisa completamente genérica. O fato de Olivia Munn estar com sua agenda cheia e não poder fazer parte do elenco de X-Men: Fênix Negra, fez com que Simon Kinberg escalasse outra atriz para fazer um “papel diferente”, mas que é claramente a mesma função. Uma mutante, telepata, de cabelo roxo, fazendo as vezes de “braço direito” de um líder. Selene foi tão injustiçada, que ao invés de ser sua própria versão, não passa de uma Psylocke da Shopee.


⊗ 8. Apocalipse

En Sabah Nur, o (ex-)vilão Apocalipse é um dos mutantes mais antigos que conhecemos. Devido a absorções de poderes e sua tecnologia futurista, ele se tornou praticamente um deus. Originalmente, seu poder é a capacidade de reorganizar sua massa corpórea e moléculas na forma que quiser. Contudo, com o tempo ele adquiriu as habilidades de: super força, invulnerabilidade, gerar e absorver energia, teleportar e também telecinese. Além disso, com sua tecnologia, ele é imortal. Não é atoa que o personagem se tornou um dos vilões mais marcantes dos X-Men, mas somente nos quadrinhos.

Nos filmes o personagem não chega nem perto da ameaça que é na obra original. Grande parte disso é por conta do roteiro do filme como um todo, que passa muito mais tempo desenvolvendo Magneto e Xavier, do que o próprio vilão que dá nome ao filme. O filme mostra que o vilão é poderoso, visto que ele se mostra capaz de trocar de corpo, manipular a matéria, possui fator de cura, teleporte, absorção de conhecimento, telecinese, tecnopatia, sentidos aguçados, grande resistência, cria campos de força, possui resistência telepática e pode amplificar poderes. A questão é que ainda que possua uma vasta gama de poderes, o desenvolvimento do personagem é tão fraco, que nada disso se mostra grandioso ou admirável.

Apocalipse deveria ser um vilão temível, terrível e implacável, criar sua era do Apocalipse ao dominar o mundo. No entanto, o que o filme mostra é que o vilão demorou demorou séculos pra acordar e no máximo horas para ser derrotado.


⊗ 9. Vampira

Poucas personagens femininas dentro dos X-Men conseguiram ser populares em tantas mídias quanto Vampira conseguiu. Popular na obra original, Vampira é certamente uma das favoritas em X-Men: A Série Animada, Evolution, nos jogos de videogame em que aparece e possui até livro. Pois essa popularidade em outras mídias trouxe a popularidade para a personagem nos filmes, tanto, que a personagem ganhou uma versão de X-Men: Dias de um Futuro Esquecido com o seu nome. Ainda assim, a jornada da mutante nos longas é decepcionante.

Em X-Men: O Filme entendemos Vampira como uma recruta adolescente que acaba de descobrir seus poderes, contudo, o que acontece nos filmes seguintes é um crime. A mutante tem personalidade apática, só possui um único enredo focado no drama de não poder tocar em ninguém, ganhou um triângulo amoroso completamente desnecessário, não interage com os outros personagens, quase não utiliza seus poderes, não luta, não tem cenas de ação e ainda por cima toma a cura.

Vale apontar que embora a mutante possua um filme com seu título na capa, Vampira só aparece por pouco mais de 1 minuto em tela na a versão estendida de Dias de um Futuro Esquecido.


⊗ 10. Ciclope

Scott Summers, mais conhecido como Ciclope é um dos personagens mais importantes da história dos X-Men. Como filho, irmão, pai, namorado, marido, noivo e líder, o mutante certamente exerceu por diversas vezes um papel fundamental nas HQs. É essa importância que torna tão injusta e revoltante a forma como o personagem é maltratado nos filmes.

O personagem possui um roteiro individual terrível na maioria dos filmes, possui pouquíssimo destaque, é completamente ofuscado por outros mutantes, não utiliza os poderes de forma satisfatória, não exerce papel de líder e é completamente dependente de Jean Grey. Além disso, todas as maiores características do personagem não aparecem na tela, o que faz com que muitas pessoas achem ele um personagem ruim. Ciclope é um excelente líder, possui inteligência tática e um intelecto genial, é centrado, responsável, admirável, confiável e poderoso. Infelizmente, nada disso aparece nos filmes.


Chegamos ao fim dessa lista. Afinal, você concorda com os nomes que apontamos? Quais outros mutantes você considera injustiçados?