Atores e atrizes da franquia que fazem parte da comunidade LGBTQIA+
No dia de hoje, 17 de maio, é celebrado o Dia Mundial da Luta contra a LGBTfobia. A data é marcada pela retirada da homossexualidade da Classificação Internacional de Doenças (CID) pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1990. Puxando o assunto para o universo de filmes de super-heróis, não há franquia que se encaixe melhor na metáfora de discriminação sofrida pelas minorias do que X-Men. E aproveitando esse fato, nós fizemos uma lista com atores e atrizes da comunidade LGBTQIA+ que já interpretaram mutantes.
Alan Cumming
Alan é aquele que nos apresentou uma adaptação impecável do mutante teleportador, Noturno. Levando em conta que o ator possui uma união estável com o artista e ilustrador Grant Shaffer, nunca foi segredo que Cumming não era hétero. Algo que os fãs não sabem, no entanto, é que Alan é na verdade bissexual. Vale lembrar também que o ator promove os direitos LGBTQIA+ participando e angariando fundos para organizações e campanhas em prol da comunidade.
Alexandra Shipp
Durante a primeira semana do mês do Orgulho LGBTQIA+ deste ano, a atriz Alexandra Shipp, interprete da versão jovem da mutante Tempestade, certamente se sentiu confortável para falar sobre sua sexualidade. Ela não apontou em qual letra da sigla ela se encaixa, mas se revelou enquanto parte da comunidade.
“Eu neguei, neguei, neguei. Lutei não só com minha sexualidade, mas também com minha feminilidade. Eu estava com medo de que fosse tarde demais, de não conseguir trabalhar. Eu estava com medo de que ninguém me amasse. Hoje estou feliz de maneiras que eu jamais poderia imaginar quando criança. Eu consigo ser exatamente quem eu quero ser TODOS OS DIAS e é incrível ! Tenho orgulho de quem sou e do que estou fazendo neste planeta. Nós temos um mês só nosso, mas nos últimos 3 anos e pelo resto da minha vida, estarei comemorando todos os dias.
Alice Braga
Alice Braga, a atriz brasileira que interpretou a mutante Cecília Reyes no filme Novos Mutantes é lésbica. No ano de 2020, Alice anunciou publicamente o seu relacionamento com a também atriz, Bianca Comparato. De acordo com a assessoria, as duas estão juntas há cerca de 4 anos. O relacionamento é discreto e até então era apenas conhecido por amigos e pessoas mais próximas do casal.
Anna Paquin
Abertamente bissexual desde 2010, a intérprete da Vampira falou sobre sua sexualidade em um anúncio de serviço público da campanha “Give a Damn”, de Cyndi Lauper, dedicada à igualdade LGBTQIA+. Na época, ela estava interpretando a personagem Sookie na série “True Blood”. Enquanto produtora executiva da série “Flack”, Anna falou muito sobre a representatividade e sobre a escolha que fizeram para colocar atores LGBT para interpretar personagens LGBT.
Brianna Hilderbrand
Brianna disse em entrevista que inicialmente se assumiu bissexual, mas que isso fez parte do processo para que ela finalmente se assumisse lésbica. A atriz comemorou muito por interpretar a primeira personagem abertamente lésbica de um filme de super-heróis, visto que em Deadpool 2, Míssil Adolescente Megassônico forma um casal com Yukio, personagem de cabelo colorido de Shiori Kutsuna.
Elliot Page
Em fevereiro de 2014, na conferência “Time to Thrive”, o ator Elliot page se revelou enquanto uma mulher lésbica, que era como ele se entendia até então. Contudo, em dezembro de 2020, Elliot revelou oficialmente para o mundo que ele se identificava enquanto um homem trans. “Meu nome é Elliot. Me sinto sortudo de poder escrever isso. De estar aqui. De chegar neste lugar em minha vida”. Page se tornou um importante ativista para a causa, confrontando inclusive o presidente, na época deputado, Jair Bolsonaro e suas ideias retrógradas sobre a comunidade LGBT.
Ian McKellen
Abertamente homossexual desde os anos 80, o nosso eterno Magneto é um ferrenho ativista dos direitos LGBTQIA+. Cofundador do grupo Stonewall, que faz campanhas pró liberdade dos homossexuais, Ian já foi eleito o homossexual mais influente de todo o Reino Unido. Ian ajudou o diretor Bryan Singer na famosa cena da casa do Bobby em X-Men 2, onde a família do mutante faz questionamentos muito comuns aos feitos para os LGBT. Bryan Singer é bissexual, a propósito.
Maisie Williams
Embora a intérprete da Lupina em Novos Mutantes não tenha revelado em qual letra se encaixa por não gostar dos rótulos, a jovem atriz já confirmou que não vê orientação ou gênero na hora de se apaixonar. “Me apaixono por personalidades e não por pessoas ou sexos. Não tenho nenhum problema com quem gosta de ser rotulado, mas também acho que não é da conta de ninguém. “
Sophie Turner
Em uma entrevista para a Rolling Stone, a jovem Jean Grey falou sobre sua bissexualidade: Para amadurecer você precisa experimentar muito. Todos devem fazer isso. Além disso, eu me apaixono por almas, não por um gênero em particular.
Aubrey Plaza
Fora dos filmes, temos a atriz que roubou os holofotes na série Legion interpretando uma manifestação do Rei das Sombras. Ela revelou em entrevista que é bissexual e que sente que, de alguma forma, tem algo de andrógino nela, e isso faz com que as garotas se atraiam por ela e ela pelas garotas.
Estes são os nomes de pessoas que são abertamente LGBT+ e já interpretaram mutantes nos filmes ou nas séries. Há também alguns casos de rumores não confirmados, atores e atrizes que preferem não falar sobre o assunto, e estes nós preferimos não citar, afinal, é uma questão muito pessoal. E aí, sabia de todos? Conhece algum que não foi citado? Diga nos comentários.
- LEIA TAMBÉM: X-Men LGBTQIA+ são destaque em capa da Marvel