SÉRIES

6 enredos de X-Men: Evolution que são mais adultos do que aparentam

X-Men: Evolution é sem dúvida alguma uma animação feita para as crianças. No começo da animação a Warner inclusive pediu para que os produtores fizessem algumas alterações para que o desenho se encaixasse com o público alvo. Ainda assim, com o seu decorrer, a série apresentou alguns enredos que são muito mais adultos do que aparentam. Hoje o Universo X-Men traz uma lista com 5 desses enredos.


⊗ O ódio da sociedade com relação ao diferente

Esse é um assunto que é adulto, mas que não é nenhuma surpresa para um fã de X-Men. Isso porque o ódio da sociedade pelo diferente é abordado em todas as mídias que adaptaram os X-Men. Filmes, quadrinhos, jogos, livros e é claro, os desenhos animados, todos fizeram sua parte para mostrar as crianças uma faceta que não é nada bonita da sociedade.

X-Men: Evolution não mostra isso de forma sutil. Já no primeiro episódio groxo é atacado por Duncan e seus amigos, há também uma discussão sobre o que é “normal”, quando Noturno ganha o indutor de imagem. Com o decorrer da animação esse debate fica ainda mais intenso, o diretor Kelly começa uma campanha anti mutante e Bolivar Trask cria o projeto Sentinela. Há um enfrentamento de Kitty com relação a vergonha que Kurt tem de ser um mutante, onde ele acaba “assumindo” sua verdadeira identidade.

Esses debates são tão importantes, que uma parcela bastante grande do público do desenho (e dos X-Men em geral) faz parte de minorias. Isso porque a metáfora da discriminação com os mutantes é de alguma forma sentida pelas minorias sociais da vida real.


⊗ Spyke, o racismo e a prisão

Evan Daniels, o Spyke é considerado por parte dos fãs um personagem bastante chato. Ele tem problemas com regras, não quer ir para a Mansão X e até mesmo trata mal os X-Men. Mas se olharmos com calma as nuances da história do personagem, perceberemos uma complexidade muito maior do que aparenta.

Spyke é um garoto negro de Nova York. O caso do menino João Pedro de 14 anos, baleado dentro de casa, e George Floyd asfixiado pela polícia estadunidense, provam que a cor da pele de Evan já traz para ele bastante preocupações. Por isso, a associação com um grupo de mutantes é algo que na cabeça dele, traria ainda mais problemas do que ele já tinha. Talvez esse seja um motivo de tanta revolta no início da série.

Somado a isso, temos a armação de Pietro. Mercúrio, motivado por nada além de inveja, arma para que Evan vá a noite para a escola, abre todos os armários dos alunos e leva a polícia até lá. Não é uma coincidência que seja justamente Spyke, o garoto negro a ser preso por roubo, mesmo sendo inocente. Obviamente não fica explicito e é algo que talvez nós não percebamos enquanto crianças, mas a compreensão da maturidade nos faz entender a sutileza do enredo.


⊗ Abandono parental, abuso psicológico, relações familiares tóxicas e adoção

Há duas famílias em específico dentro do núcleo de X-Men: Evolution que são bastante complexas. São famílias de pais vilões, com filhos que ficaram perdidos devido a falta de instrução, carinho e atenção. Magneto; Mercúrio e Wanda, Mística; Vampira e Noturno, 6 mutantes com um enredo bastante interessante.

Magneto teve dois filhos, Pietro que ele manipulou, praticou abuso psicológico e praticamente forçou a se tornar um vilão espião. Wanda ele abandonou em uma instituição psiquiátrica, quando ela cresceu buscando vingança, ele fez uma lavagem cerebral nela onde a fez acreditar que ele era um pai perfeito.

Como se não bastasse, Mística era subordinada do Mestre do Magnetismo e ficou gravida. Erik começou a fazer experiências genéticas em Noturno enquanto ele ainda era apenas um bebê. Mística, tentando salvar o próprio filho, o leva para fora do castelo, mas acaba o derrubando em um rio, assim Kurt foi adotado. Além disso, Raven adotou Vampira aos 4 anos de idade, manipulou a menina para que ela se tornasse uma espiã, tentou impedir que a jovem recebesse ajuda dos X-Men, chegou a tentar assassiná-la junto com Ciclope e ainda se transformou em Misty, enganando a filha mais uma vez. As histórias são fictícias, mas Infelizmente muitos jovens que assistiram a animação possuem problemas graves com os pais e se identificaram com o desenho.


⊗ Trabalho infantil e negligência parental

Ainda dentro do tema abandono parental e relações familiares tóxicas, nós temos um núcleo que não é tão importante quanto esses do item acima, mas que tem uma relação tão complexa quanto. Estamos falando de Tabitha Smith, a Boom Boom e seu pai.

Tabitha nasceu e foi criada em Roanoke, Virgínia, com seus pais divorciados. Ela teve uma infância conturbada principalmente devido ao seu pai criminoso. Quando ela era mais nova, seu pai se aproveitou de suas habilidades mutantes para cometer crimes, tanto que ela decidiu fugir. Em algum momento, Tabitha foi para o Instituto Xavier como membro dos Novos Mutantes, uma geração mais jovem de mutantes que eventualmente ajudaria e possivelmente substituiria os X-Men. Ela entrou porque sua mãe achou que seria o melhor lugar para ela, e isso a manteve longe de seu pai.

No episódio da segunda temporada “Bada-Bing Bada-Boom”, vemos a influência que esse pai abusivo tem sobre a menina. Ele já surge ameaçando revelar o segredo dos mutantes no Instituto Xavier, posteriormente, força Tabitha a roubar para ele. Da forma que a história é contada, é possível perceber que aquela não é nem de longe a primeira vez que isso é feito. O homem utiliza da afeição que a menina ainda tem por ele para fazer chantagens emocionais e fazê-la roubar dinheiro. Ao final de tudo, quando ambos são pegos em meio ao roubo, quando Boom Boom tenta salvá-lo, ele prefere tentar ficar com a bolsa de dinheiro ao invés de aceitar ajuda da filha. Felizmente ao final de tudo o homem é preso.


⊗ Traumas e assassinato

Mística não apenas manipulou e enganou Vampira com relação aos X-Men. A mutante se uniu a Mésmero na empreitada de libertar o mutante ancestral Apocalipse. Assim, ela praticamente vendeu a filha, deixando que Mésmero utilizasse seus poderes telepáticos em Vampira para drenar vários mutantes. Mística sabia que Mésmero estava usando sua filha como uma chave para libertar Apocalipse, e ainda foi junto com o mutante até a tumba. Ao final de tudo, Vampira não era a única necessária para a libertação de En Sabah Nur, Mística também era uma chave. Assim, ao tocar um dos dispositivos da tumba de Apocalipse, Mística foi transformada em pedra.

No episódio “Impacto” temos o desenrolar desse acontecimento. Vampira ficou completamente traumatizada pela forma com a qual foi manipulada, afinal, ela sente que a libertação de Apocalipse é culpa dela. Durante todo o episódio, há diálogos muito profundos sobre a raiva destruir Vampira como destruiu a Mística e o quanto a presença da estátua da mutante azul fere a X-Woman.

Ao final do episódio, Agatha Harkness explica que se aquela estátua realmente for Mística, somente Vampira utilizando seus poderes poderia libertá-la. Surpreendentemente, ao invés de tentar salvar a mãe adotiva, Vampira empurra a estátua de Mística penhasco abaixo, destruindo-a. No final das contas, sabemos que a estátua não era a transmorfa, mas se fosse, o trauma que ela fez Vampira passar fez com que a jovem tentasse assassinar a própria mãe.


⊗ Desigualdade social

Muito se discute sobre a vida que os X-Men levam, se comparada a de outros mutantes. Isso porque os heróis recebem um tratamento muito melhor do que os filhos do átomo que não vão para o Instituto Xavier. A Irmandade de Mutantes é um exemplo forte do que pode acontecer com aqueles jovens que não possuem amparo, visto que a animação mostra que nenhum deles é essencialmente ruim, apenas desajustados. Contudo, a discrepância real se mostra com a introdução dos Morlocks.

A apresentação dos Morlocks acontece no episódio “Medidas Extremas”, onde há a explicação do energético “Pow-R 8”. Pow-R 8 é um veneno para mutantes, e aqueles que consumirem, podem passar muito mal ou até mesmo morrer. Callisto, a líder dos Morlocks sabe disso, pois resíduos da bebida estão sendo despejados nos esgotos. Aqui temos a revelação de que os Morlocks são um grupo de párias, que sem recursos e local para onde ir, precisam viver nos esgotos da cidade.

O Professor X garante os suprimento dos X-Men, Magneto e Mística garantem que os Acólitos e a Irmandade sobrevivam, mas quem ajuda os Morlocks? Não a toa, Spyke se torna o líder do grupo, virando referência não apenas para os moradores do subterrâneo, mas para o mutante Sanguessuga. Evan virou o provedor daqueles que seguiram necessitados e exilados, por causa da discriminação. Ser mutante as vezes faz de você alguém considerado terrivelmente estranho aos olhos da sociedade, os Morlocks são considerados estranhos mesmo dentro de grupos mutantes, é muito importante termos esse assunto abordado.


Chegamos ao fim desse texto, você concorda com os pontos abordados? Diga o que pensa nos comentários.