QUADRINHOS

Conheça 10 mutantes que são brasileiros

Se tem uma coisa que o povo brasileiro gosta de ver, é a cultura do país sendo exaltada por estrangeiros. Não a toa, canais que reagem ou consomem conteúdo do Brasil fazem tanto sucesso no Youtube, nós gostamos de ser apreciados. Também ficamos muito felizes em ver brasileiros em outras mídias e isso inclui as HQs. Pensando nisso, o Universo X-Men reuniu uma lista de 10 mutantes que já apareceram nos quadrinhos dos X-Men.


Infelizmente a maioria dos mutantes brasileiros tiveram pouquíssimo destaque, aparecendo apenas em uma ou duas edições. Poucos são os personagens que tiveram real relevância para as histórias, além disso, a maioria possui uma história bem trágica. Ainda assim, alguns deles são bem interessantes.

⊗ 1. Mancha Solar

É impossível não começar essa lista de outra forma, afinal, Roberto da Costa é o mutante brasileiro mais famoso dos quadrinhos. Criado em 1982 por Chris Claremont e Bob Mcleod, Mancha Solar surgiu como membro da equipe Novos Mutantes e é o primeiro personagem brasileiro da Marvel Comics.

Roberto possui a capacidade de absorver e canalizar a energia solar. Ele é idealista, impulsivo e bastante arrogante, mas é considerado um amigo próximo de muitos de seus companheiros mutantes. Mancha já designou um papel importante dentro das equipes: Novos Mutantes, X-Force, X-Men, Clube do Inferno e até mesmo os Vingadores. Além disso, Roberto é um dos poucos personagens negros com destaque nos quadrinhos dos X-Men.


⊗ 2. Magma

Aqui temos uma personagem que só é brasileira a depender do ponto de vista. Isso porque Amara Juliana Olivians Aquilla veio do “país” de Nova Roma, uma colônia do Império Romano fundada logo após a morte de Júlio César em 44 a.C. Acontece, que a colônia estava escondida no local que se tornaria o Brasil moderno, ou seja, um “país” dentro do nosso país.

Amara é filha de Lucius Antonius Aquilla, um senador proeminente de Nova Roma. Eventualmente, há a revelação de que a bruxa Selene, na época esposa do senador Marcus Domitius Gallio, estava sacrificando jovens garotas em um ritual. Quando Selene tenta sacrificar Amara, joga a menina na lava de um vulcão e assim os poderes da mutante são ativados. Magma descobre a habilidade mutante de gerar e transformar seu corpo em lava, e com ajuda dos Novos Mutantes, derrota Selene. Além dos Novos Mutantes, Magma já fez parte dos X-Men, da Irmandade de Mutantes, dos Satânicos e várias outras equipes.

A personagem é uma criação de Chris Claremont, Sal Buscema e Bob McLeod.


⊗ 3. Andre Mexer/Xexéu

Andre Mexer, também conhecido como Xexéu nasceu em uma favela brasileira em Fortaleza. Filho de uma menina de 12 anos que morreu logo depois; seu corpo foi jogado fora com o lixo. Ele viveu na rua a vida inteira, comprando uma arma aos sete anos e se tornando o líder de um bando de outras crianças de rua. Na puberdade, ele manifestou suas habilidades telecinéticas, que usou para manter seus amigos protegidos das gangues de criminosos que rondavam a região.

Eventualmente, o menino conhece Wolverine que o salva de alguns bandidos e assim eles se tornam amigos. Andre acaba sendo sequestrado por esses bandidos e Logan descobre que o mandante do sequestro é um curandeiro chamado Kuhrra. Esse curandeiro também era um mutante e utilizava suas habilidades para fazer lavagem cerebral em algumas das pessoas que curava, tornando-as escravos de garimpo. O dano que Kuhrra causou na mente das pessoas é irreversível, e infelizmente Xexéu foi uma de suas vítimas. Wolverine levou o menino até o Professor X e nem Charles pôde ajudá-lo, o jovem se tornou uma pessoa com deficiência permanentemente.

Andre foi criado por Larry Hama, Jean-David Morvan, Philippe Bouchet.


⊗ 4. Kuhrra Daizonest

Kuhrra Daizonest foi um vilão da HQ Wolverine – Saudade. Sua habilidade mutante é a manipulação biológica, com ela, o mutante podia reorganizar as estruturas internas dos corpos para curar ou causar danos. Kuhrra utilizou esse poder para se tornar um influente e rico curandeiro em uma região pobre de Fortaleza.

Quando Daizonest descobriu as habilidades telecinéticas de Andre Mexer, o vilão enviou seus homens para sequestrar o garoto e obrigá-lo a trabalhar para ele. Como Xexéu recusou, o vilão enfurecido reorganizou a química do cérebro do menino, diminuiu suas capacidades cognitivas permanentemente, e o mandou para uma mina como escravo. Wolverine encontra Kuhrra e após uma dura batalha, o mata. Ainda assim, o herói sente que perdeu a batalha, pois seu amigo Andre nunca mais foi o mesmo.

É interessante reparar que lendo o nome do personagem com a pronúncia em inglês, temos as palavras “cura desonesta”.


⊗ 5. Renata da Lima/Nata

Renata Da Lima é uma jovem brasileira do Rio de Janeiro, que foi expulsa de sua casa pelos pais quando descobriram que ela era mutante. Com apenas 13 anos de idade e sozinha, a mutante utilizou suas habilidades para sobreviver a difícil realidade brasileira.

Quando adulta, ela se tornou segurança em uma boate carioca, onde utilizava suas habilidades de superforça, agilidade e resistência sobre-humana para apartar as brigas. Foi lá que conheceu Jisa, jovem que se tornou sua namorada. A personagem foi apresentada na minissérie “Muties”, que mostrou o cotidiano dos mutantes que não tinham o privilégio de encontrar o caminho até os X-Men. Nata foi criada por Karl Bollers e Trent Kaniuga.


⊗ 6. Fish

Nos quadrinhos, o Brasil é um dos países que não reconhece a nação de Krakoa e está contra os mutantes. Assim, todos os homo superior brasileiros que querem ir até a ilha são impedidos. Quando Fish, junto com outros mutantes decidiu partir para Krakoa, a Marinha do Brasil veio impedi-los, dizendo que deveriam servir ao país e, se abandonassem, seriam condenados à pena de morte por traição.

Tempestade e os Carrascos vieram em assistência a esse grupo de jovens mutantes, Ororo derrotou o oficial da Marinha e permitiu que as crianças escapassem. Fish e seus amigos subiram no navio dos Carrascos e passaram por um Portal para finalmente se tornaram cidadãos de Krakoa. Fish foi criado por Gerry Duggan e o brasileiro Lucas Werneck, o mutante possui tanto a aparência quanto as habilidades de um peixe.


⊗ 7. Juliana Jararaca

Cable, já livre dos malefícios do tecnovírus também veio para o Brasil, o mutante passou pelo Rio de Janeiro e conheceu três mutantes. Um deles foi Xande (que não está nessa lista), um telecinético que era fã de um evento de luta clandestino chamado “A Arena”. Na Arena, mutantes utilizavam suas habilidades para lutar e enriquecer, o menino via o local como uma possibilidade de ascender socialmente.

Juliana Jararaca também tinha o mesmo sonho e assim ela se tornou a campeã da Arena. A jovem também era telecinética e sua habilidade era tão poderosa, que ela conseguia facilmente se proteger de rajadas elétricas e até mesmo explodir a cabeça das pessoas. Visando impedir que o evento continuasse, Cable utilizou sua telepatia para tentar desligar temporariamente os poderes da mutante, mas ainda sem saber lidar com as habilidades desbloqueadas, fez uma lavagem cerebral em grande parte dos presentes. Não há informação sobre o verdadeiro nome da mutante, visto que “Jararaca” parece ser seu nome de lutadora.

A personagem foi criada por Darko Macan e Igor Kordey.


⊗ 8. Thiago Piranha

Thiago era o outro mutante presente na Arena no dia que Cable e Xande foram visitar o local. O jovem foi o adversário desafiante da campeã Juliana Jararaca e acabou morrendo de forma brutal durante a batalha com a jovem de apenas 15 anos de idade.

O mutante de mesma idade possuía a habilidade mutante chamada eletrocinese, podendo gerar eletricidade, fazendo-a fluir por seu corpo e lança-la através de rajadas. Thiago, assim como Juliana, estavam sob o efeito de drogas quando a batalha ocorreu. A menina utilizou telecinese de forma cruel explodindo a cabeça do jovem mutante, que teria seus órgãos vendidos posteriormente.

Assim como Juliana, não há informações para saber se “Piranha” é realmente o sobrenome do mutante.


⊗ 9. Antonio Aggasiz

Antonio Aggasiz era um mutante brasileiro que foi capturado por um terrorista/traficante de armas chamado Volga. Com sua família sob ameaça de morte, Aggasiz atuou como um ladrão de tecnologia interdimensional. Ele utilizava suas habilidades de teleporte interdimensional para roubar diversos tipo de armas, dispositivos ou itens de interesse de Volga.

Eventualmente, quando Volga acabou quebrando sua palavra e matando a família de Antônio, o mutante foi capturado e levado para um centro de contenção na Amazônia. Quando a X-Force chegou lá para tentar descobrir a relação de Antônio com o terrorista, Aggasiz acabou morto por uma explosão de energia concentrada disparada pelo vilão.


⊗ 10. Garota Tubarão

Iara dos Santos era uma comum moradora de Recife, até que começou a ter um forte desejo por peixe fresco. Posteriormente, em um confronto com pescadores, a jovem perdendo o controle se transforma em um tubarão humanoide. Tanto Mística quanto Anjo tentaram recrutá-la, a jovem acabou ficando do lado dos X-Men.

As habilidades mutantes da garota incluem: se transformar em tubarão (tanto parcialmente quanto completamente), força, agilidade e resistência sobre-humana. Iara possui garras e dentes extremamente fortes e também pode sobreviver de baixo d’água por tempo indeterminado. Os criadores da mutante são Jason Aaron e Nick Bradshaw.

Iara é uma das poucas mutantes da lista que aparecem em mais de duas edições.


Chegamos ao fim dessa lista, você conhecia todos esses mutantes? Quais deles você acha que merecem retornar ou ganhar mais destaque?