OUTROS

Conheça 10 mutações que existem na vida real

Se tem uma coisa que é unanimidade quando se trata dos fãs dos X-Men, é o fato de que todos eles já se imaginaram sendo mutantes. Não é incomum ouvir histórias de fãs revirando os olhos durante uma chuva para simular os poderes da Tempestade ou colocando alguns lápis nas mãos como as garras do Wolverine. Ainda assim, toda essa brincadeira não passava de sonhos e fantasias. Acontece, que existem pessoas que podem ser consideradas “mutantes da vida real”. Abaixo você confere uma lista com 5 desses mutantes, além de outras 5 mutações aleatórias presentes no cotidiano, confira.


⊗ 1. Resistência aumentada

Ao longo de sua carreira, o esquiador finlandês Eero Mäntyranta foi suspeito de se dopar porque sua contagem de glóbulos vermelhos era 20% maior do que a de outros atletas. Mas os cientistas descobriram mais tarde que um gene deu a Mäntyranta e outros 50 “mutantes” de sua família alta sensibilidade ao hormônio eritropoietina, ou EPO.

Normalmente, a EPO aumenta a produção de glóbulos vermelhos durante o esforço, trazendo mais oxigênio para manter os músculos funcionando. Para Mäntyranta, esse processo foi acelerado, então seu corpo produziu hemoglobina em excesso. Com a pele profundamente avermelhada e uma capacidade de oxigênio no sangue acima do normal, Mäntyranta ganhou sete medalhas olímpicas (três de ouro) na década de 1960.


⊗ 2. Flexibilidade

Existe algo chamado de síndrome de Ehlers-Danlos, uma condição hereditária que altera a estrutura do colágeno do corpo. Isso faz com que o portador tenha grande elasticidade nos tecidos conjuntivos em sua pele, articulações e músculos. Para essa condição, temos dois casos que são conhecidos no quesito flexibilidade.

Existe um homem do Reino Unido chamado Garry Turner. Garry é capaz de esticar a pele de seu estômago a um comprimento distendido de 15,8 cm. Mas não apenas isso, a pele de seu corpo todo estica mais de 10 centímetros. É uma condição muito parecida com a do mutante Derme, salvo as devidas proporções.


O outro caso é o de Daniel Browning Smith, conhecido como o “Garoto de Borracha” que é um contorcionista, mas não um dos comuns. Ele pode passar seu corpo por uma raquete de tênis e girar o tronco 180 graus. Browning descobriu suas habilidades aos 4 anos, quando pulou de um beliche e caiu em uma divisão. Ele agora detém o recorde mundial do Guinness para o homem mais flexível.


⊗ 3. Bebê com “super força”

Uma coisa que pode deixar os bebês muito mais fortes do que o normal transformando-os em “mutantes”, se chama hipertrofia muscular relacionada à miostatina. A condição vem de uma mutação no gene que instrui o corpo a produzir miostatina, o que limita o crescimento muscular. Com níveis anormalmente baixos da proteína, o corpo produz músculo sem controle. Os bebês com essa condição têm musculatura bem desenvolvida ao nascer e são muito mais fortes do que seus pares à medida que envelhecem.

Em 2014, o jovem Liam Hoekstra, estrelou um documentário chamado “A Criança Mais Forte do Mundo”, onde os médicos certamente se surpreenderam a ponto de chamá-lo de “mistério médico”. A filmagem mostra o jovem Liam com abdômen e bíceps de um fisiculturista aos três anos de idade. O pequeno começou a andar com apenas cinco meses de idade, aos seis meses já podia subir e descer escadas. Com um ano ele era capaz de fazer flexões e aos 18 meses já era capaz de empurrar móveis. Ao crescer, ele se tornou um adolescente comum.

Geneticistas em Boston também estudaram um menino alemão com essa condição, sem descartar a possibilidade de haver outros jovens.


⊗ 4. “Imunidade” ao sono

Os médicos indicam que para que um ser humano fique completamente descansado, deve-se ter uma noite com aproximadamente 8 horas de sono. Há no entanto, algumas pessoas que contrariam completamente essa recomendação. Uma pessoa que tem essa condição é Abby Ross, uma psicóloga aposentada de Miami, Flórida. Ela precisa de apenas quatro horas de sono por noite, então tem muito tempo livre para preencher enquanto o resto do mundo está desacordado.

Ross e outras pessoas com essa condição têm uma mutação no DEC2, o gene regulador do ritmo circadiano. A mutação foi apelidada de “gene Thatcher”, em homenagem à ex-primeira-ministra britânica e felizmente falecida, Margaret Thatcher. Ela supostamente administrava o Reino Unido com quatro horas de sono por noite. Aqueles com essa mutação não apenas dormem menos, mas também parecem ter uma imunidade interna aos efeitos da privação do sono.


⊗ 5. Durabilidade

A proteína 5, relacionada ao receptor de lipoproteína de baixa densidade LRP5, é o gene que determina a densidade óssea do seu corpo. Mas se uma ou duas coisas no seu corpo vierem diferente do convencional, você nasce com ossos quase indestrutíveis.

Uma dessas pessoas foi descoberta depois que de sair ilesa de um acidente de carro. Cientistas estão estudando o fenômeno para desenvolver tratamentos para doenças como osteoporose. Algumas pessoas da família não identificada desse indivíduo do acidente possuem ossos excepcionalmente densos, mas são fenotipicamente normais. Este traço de alta massa óssea (HBM) foi originalmente localizado por análise de ligação ao cromossomo 11q12-13.


Radiografias dos membros dessa família apontaram mandíbulas anormalmente espessas; um córtex marcadamente espessado e vértebras que apesar de terem aparência normal, eram bem mais densas do que a de pessoas sem essa condição.


Outras mutações da vida real

Acima nós mencionamos pessoas consideradas “mutantes” da vida real, no entanto, existem outras coisas no nosso cotidiano que podem ser consideradas mutações, confira abaixo.


⊗ 6. Gatos sem pelos

Sphynx, ou gato pelado canadense, é uma raça de gatos originária do Canadá, e que é conhecida por não possuir pelos. O gene responsável pela sua nudez é a alopécia hereditária e é recessivo. O gato Sphynx quase sem pelos surgiu como resultado de uma mutação que se originou em 1966. Essa mutação afeta o gene queratina 71.

Hoje em dia, os criadores testam seus gatos para garantir que a mutação será transmitida.


⊗ 7. Toranja vermelho rubi

As toranjas vermelhas rubi, como milhares de outras variedades de culturas, são criadas por meio de reprodução por mutação. A primeira existente foi um mutante natural, encontrado por fazendeiros em 1929, mas sua carne não ficou vermelha. Hoje, para fazer essa fruta vibrante, os cientistas induzem mutações com radiação atômica.

A reprodução por radiação funciona quando criadores bombardeiam as plantas com raios gama para produzir mais mutações. Ironicamente, os primeiros mutantes criados por Stan Lee, assim como diversos outros heróis, ganharam seus poderes através de radiação. O Incrível Hulk inclusive, ganhou seus poderes através dos raios Gama.


⊗ 8. Tolerância a lactose

Não é incomum que quando algumas pessoas fiquem algum tempo sem tomar leite, ou quando tomam pela primeira vez leite vindo direto da vaca, elas acabem passando mal. Ter diarreia, cólica e outros sintomas após beber leite é uma coisa comum para os seres humanos. Isso pois originalmente a maioria dos seres humanos adultos simplesmente era intolerante à lactose, incapaz de digerir a lactose, o principal açúcar do leite.

A intolerância a lactose ocorre porque o gene da lactase se desliga à medida que as pessoas envelhecem. E é aí que vem a mutação com relação a tolerância ao leite. Com o passar dos anos, muitos seres humanos passaram a não ser mais intolerantes ao leite. A capacidade de beber leite até a idade adulta evoluiu em algumas sociedades por causa de mutações que mantêm o gene da lactase ligado.


⊗ 9. Olhos azuis

Os olhos azuis se tornaram um padrão de beleza dos tempos atuais devido a sua “raridade”. Embora hoje em dia eles sejam muito mais comuns do que antigamente, época em que apenas algumas etnias específicas os possuíam, essa característica também é advinda de uma mutação.

As pessoas têm olhos azuis graças a um interruptor genético que desativa a capacidade do corpo de produzir pigmento marrom nos olhos. Os pesquisadores localizaram a mutação que causa os olhos azuis, e as descobertas sugerem que todos os humanos de olhos azuis compartilham um único ancestral comum nascido de 6.000 a 10.000 anos atrás. Isso pois esse indivíduo tinha uma mutação genética que afetou o gene OCA2.


⊗ 10. Cachorros domesticados

Existem inúmeras mutações conhecidas com relação aos cachorros. Tanto que as pessoas criticam muitas delas, como no caso dos pugs e dos buldogs, que possuem suas aparências alteradas geneticamente para se encaixar ao gosto dos humanos de tal forma que nem a saúde e nem a qualidade de vida deles é muito boa.

Como citado, existem muitas mutações relacionadas a cães, mas uma que chama atenção tem a ver com sua “hipersociabilidade”. Um estudo de 2017 atribuiu essa “hipersociabilidade” a um trecho de 28 genes do genoma do cão que inclui versões caninas dos genes responsáveis ​​pela Síndrome de Williams-Beuren (WBS), um distúrbio humano que dentre muitas características, inclui extrema sociabilidade.

Esse estudo também focou em parentes distantes dos cachorros como lobos e coiotes. A conclusão que chegaram é que alguns lobos já eram esses “mutantes” e então foram preferencialmente selecionados na evolução dos cães. Coites por outro lado, não possuem características dessa síndrome.


Menção honrosa
⊗ O mutante da vida real nos filmes dos mutantes

Na abertura do filme dos mutantes X-Men: Dias de um Futuro Esquecido, vemos um garoto que a princípio todos acreditaram que era o jovem Nate Grey. Um jovem de aproximadamente 13 anos, com olhos azuis e uma distinta mecha branca em seu cabelo. Ao conferir o filme, os expectadores perceberam que este não era um personagem importante, mas apenas um personagem comum. Ainda assim, seu destaque na abertura não é coincidência.

Este garoto se chama Alexander Felici Arya e está na abertura do filme, porque possui sua própria “mutação”. Ele é portador da síndrome de Waardenburg, que fez com que ele nascesse com a íris do olho bem azul, além da mecha branca no cabelo.


Afinal, você conhecia essas mutações da vida real? Gostaria de ter as “habilidades” de algum deles? Diga nos comentários.

Fonte: Statnews e Inverse