QUADRINHOSSÉRIES

5 Elementos de X-Men: Evolution que influenciaram os quadrinhos

Nós já mencionamos muitas vezes que X-Men: Evolution é uma animação muito popular aqui no Brasil. Acontece que apesar de seu sucesso na época de sua exibição, o desenho não teve nem de perto a mesma popularidade em outros países. Ainda assim, embora não esteja no mesmo nível de X-Men: A Serie Animada, Evolution também influenciou os quadrinhos. Hoje trazemos uma lista com 5 Elementos de X-Men: Evolution que influenciaram os quadrinhos dos mutantes.


⊗ 1. Uniforme da Mística

Quem acompanhou os quadrinhos sabe que o visual mais marcante de Mística é o branco com o cinto de caveiras. Esse é um uniforme tão clássico para a personagem, que por mais que o abandone, ela sempre acaba voltando a vesti-lo. No entanto, ela já mudou algumas vezes e aparentemente uma delas foi por influência do desenho.


Steve E. Gordon, artista de X-Men: Evolution nunca gostou do design original que criou para Mística, pois era um visual muito datado para ele. O visual branco da personagem só apareceu porque a produção estava sem tempo de fazer novas alterações. Na segunda temporada do desenho exibida em 2001, a mutante aparece com dois novos visuais, o primeiro dele foi uma homenagem a X-Men: O Filme dos anos 2000, mas também não ficou muito bom.


Posteriormente, ela reaparece no desenho vestindo um top e uma saia, ambos de couro na cor preta, com a barriga de fora e um acessório na mão. Por coincidência ou não, na HQ solo de Mística do ano de 2003, a mutante aparece com um visual bastante parecido, com apenas a calça no lugar da saia. Não é possível afirmar que nesse caso é uma influência, ainda assim, ela parece bastante clara.


⊗ 2. Uniforme do Wolverine

Assim como Mística, Wolverine possui mais de um visual na animação. Primeiro ele aparece vestindo um visual que remete ao segundo uniforme clássico do personagem, com as cores amarelo e marrom. A diferença, é que em Evolution as cores do uniforme são amarelo e preto e a posição das cores estão invertidas, onde seria o marrom dos quadrinhos é amarelo no desenho, onde seria amarelo nos quadrinhos, é preto no desenho.


Durante a fase da Guerra Santa de Chuck Austen (Julho de 2003), Wolverine passa a usar um segundo uniforme além da jaqueta da fase de Grant Morrison. Este traje era de um preto-azulado com mangas curtas e uma marca de garra amarela em ambos os ombros. Ele tinha um símbolo ‘X’ vermelho e preto no lado esquerdo do peito e um cinto marrom com um ‘X’ na fivela. Ele também usava luvas pretas e botas de combate pretas.

Em X-Men: Evolution, o segundo visual do personagem surgiu na terceira temporada, mais precisamente no episódio 5, “Beco Sem Saída”. A exibição desse episódio aconteceu em outubro de 2002. Como é possível ver na imagem, o uniforme possui também um tom de preto-azulado, mangas curtas, marcas de garra na cor amarela nos ombros. Também possui um um símbolo ‘X’ vermelho e preto no lado esquerdo do peito e um na fivela do cinto. Ele também utiliza luvas e botas de combate.


⊗ 3. Visual da Vampira

Vampira é outra personagem que possui um visual icônico que sempre volta a tona, o clássico verde amarelo criado por Jim Lee. No entanto, a mutante já vestiu mais de 15 trajes diferentes, alguns deles por longos períodos de tempo, outros por um período bem curto. Na maioria esmagadora desses uniformes há uma constância; se o uniforme não é espacial, ele possui ou a cor amarela ou a cor verde.


Existe um único uniforme da mutante que foge dessa premissa e é justamente num visual que possui referência a X-Men: Evolution. Durante a fase X-Treme X-Men, Vampira (assim como o resto da equipe) surgiu com seu visual vermelho e preto. Vampira também utilizava óculos de sol vermelhos que funcionavam como dispositivo de comunicação e escaneamento. No entanto, os óculos de Vampira tinham um propósito extra; na época, ela estava manifestando aleatoriamente habilidades absorvidas no passado e temia ferir outras pessoas com o feixe óptico incontrolável de Ciclope.

Contudo, no caso de Vampira, diferente de Mística e Wolverine, a inspiração em X-Men: Evolution não veio no uniforme. O rosto de Vampira em X-Treme X-Men parece uma versão mais madura da versão do desenho. Além disso, seu cabelo e as mechas brancas também são idênticas ao visual apresentado na animação. Até mesmo o batom escuro, marca do visual gótico da personagem em Evolution foi adotado pela mutante.


⊗ 4. X-23

Na grande maioria das vezes em que acompanhamos uma animação baseada em uma obra, o natural é que a adaptação “copie” a obra original. De modo que os personagens, os enredos e os visuais dos quadrinhos, por exemplo, costumam ser inspiração para um desenho ou filme. Vez ou outra, no entanto, o oposto também ocorre e isso aconteceu com X-Men: Evolution.

X-23 foi uma personagem apresentada no episódio de mesmo nome da terceira temporada. Os produtores criaram a personagem, pois não tinham permissão para focar em Wolverine, um personagem adulto. Assim, apresentaram uma versão jovem, uma clone do personagem. O sucesso da mutante foi tanto, que ela ganhou sua própria versão das HQs.


Hoje em dia muitos fãs novos sequer sabem que Laura, foi criada especificamente para a animação. A personagem se tornou tão importante, que assumiu o valioso manto do Wolverine, adquirindo respeito dos personagens e também dos fãs. A ideia de clones do Wolverine foi tão boa, que Laura ganhou até mesmo uma irmã, também clone de Logan, Gabrielle Kinney.

Vale apontar um problema da adaptação da X-23, que é o fato da personagem ter pele escura no desenho e pele branca nos quadrinhos.


⊗ 5. Spyke

Enquanto a X-23 foi uma personagem que deu muito certo e funcionou completamente nos quadrinhos, outro personagem criado para animação não teve o mesmo fim. O personagem Evan Daniels, o Spyke, foi criado como o sobrinho de Ororo Munroe e devido as alterações impostas pela Warner, acabou ficando muito parecido com a mutante Medula. Ainda assim, ele ganhou uma adaptação.


Darian Elliott foi um mutante afro-americano que podia gerar espinhos de seu corpo, que ele disparava com precisão mortal. Surgindo pela primeira em X-Force #121 (2001) e morrendo em X-Force #128 (2002), Spike foi um membro da equipe X-Statix. Infelizmente, a reformulação da X-Force e sua HQ em tom satírico não deu muito certo, de modo que todos os personagens apresentados nessa fase não ganharam muito apelo dos fãs.


Na HQ Novos X-Men tivemos um segundo Spike, um personagem completamente diferente. Gary Walshum era mutante de cor rosada que podia estender espinhos em vários pontos em seu corpo. Assim como muitos dos mutantes introduzidos na fase de Morrison, seu propósito era apenas mostrar que nem todos os mutantes tinham poderes maravilhosos.


Assim, chegamos ao fim dessa lista. Afinal, você sabia que X-Men: Evolution tinha essas influências? O que achou delas?